Coroa Vermelha e Sta Cruz Cabrália

ESCRITO POR: quarta-feira, agosto 11, 2010

    Esse é o famoso passeio de Chalana, que dura em torno de 6 horas. Foi o único que fiz, em Porto Seguro, por agência de receptivo porque não há vantagem em ir de ônibus até Cabrália para embarcar, sai mais caro que o preço cobrado pelo passeio completo, saindo e voltando até o hotel.
   Pesquise em várias agências, pois os preços para o mesmo passeio variaram de R$40 a R$125, por pessoa. 


Saímos do hotel às 8:45h e, no caminho para Cabrália, paramos para tirar fotos nas esculturas em homenagem aos jesuítas. Era o que tinha faltado na minha "Rota do Descobrimento".

Embarcamos na escuna com o guia Beto Jamaica ou Monstro da Lama, que é um cara que não deixa ninguém ficar parado no barco. Parece ligado na eletricidade, ele não para de dançar um minuto.

Esse passeio passa por várias ilhas e tem 3 paradas: na Praia de Sto André, no Restaurante Berimbau para o almoço e na Ilha do Sol que tem os doces e o banho de lama.

Do barco dá pra ver a cidade histórica no alto do morro. Achei interessante que no dia anterior eu tinha feito o oposto: de cima do morro, eu vi os barcos lá embaixo. Beto Jamaica "tenta" dar algumas informações, mas é naquele ritmo de todos os guias, bem rápido para evitar perguntas e sem muita clareza na fala, já que eles não sabem muito bem do que estão falando.

O que consegui entender e achei mais criativo foi sobre as ruínas que ficam na cidade histórica com uma placa oficial ao lado onde se lê que são "desconhecidas", não se sabe que construção haveria ali, nem porque está inacabada ou derrubada. Pois na versão "jamaicana" ali seria construída uma escola, mas uma guerra entre brancos e índios por causa de uma índia que se apaixonou não sei por quem impediu que a obra fosse concluída. Então tá.

1ª paradaPraia de Sto André - ainda no barco, Beto Jamaica deu um recado sutil sobre os ambulantes desta praia, para perguntarmos preços antes, etc A escuna vai se aproximando e vários ficam por ali dançando até que os turistas desçam na praia. Então eles começam a te puxar, a dizer qual barraca você "tem" que ir, na verdade disputando quase a tapa cada cliente em potencial. Um deles me segurava pelo braço dizendo que eu "tinha" que ir pra barraca da Lili. Tentei ser educada, não funcionou; aí tive que ser clara: "Eu vou onde eu quiser!" Com todos o esquema é o mesmo, você só paga o que consumir, mas o consumo mínimo por pessoa é de R$5,00. Isso pra você ficar sentadinho numa cadeira olhando o mar e tomando água de coco a R$3,00. Fui caminhar pela praia e como bastam uns bichinhos para alegrar minhas filhas, os siris andando de lado foram motivo de festa. A parada nessa praia foi de 1:30h, mas cuidado, há agências como a Cia do Mar que na descrição do passeio escreve que ficam por 4h nessa praiae não há o que se fazer por ali. Eu, hein!

2ª paradaRestaurante Berimbau - para chegar ao restaurante você caminha por uma plataforma sobre o manguezal vendo os caranguejos lá embaixo. A comida por kg é boa e variada. Leve dinheiro, no dia em que eu fui não estavam aceitando cartão. Há piscina, redes para descansar e após o almoço Beto Jamaica faz seu show subindo até o topo de um coqueiro e se pendurando de cabeça para baixo. Depois ainda descasca um coco com os dentes e quebra outro com golpes de katatê. Mais uma vez, separe os kaiambás!

3ª paradaIlha do Sol - aqui há mais de 30 tipos de doces, a maioria a base de coco, alguns licores e aguardentes e muita degustação. Aqui também há o famoso banho de lama, preferi só olhar...

As  atividades são intensas, por isso, deixe a noite livre, sem programação específica, pois vão querer descansar.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

18 comentários

  1. MINHA QUERIDA, ESTOU AMANDO O SEU BLOG. ADORO O JEITO QUE VC NARRA A SUA VIAGEM, TBM FIQUEI MUITO INTERESSADA POIS EU E MINHA FAMÍLIA ESTAMOS PENSANDO EM IR A PORTO SEGURO EM DEZEMBRO PELA CVC. AQUI ENCONTREI MUITAS DICAS BOAS DE COMO SE VIRAR POR LÁ, VLW MESMO E CONTINUE POSTANDO, ESTOU LENDO TD!!! UM XEIRO.

    ResponderExcluir
  2. Anália, que bom que gostou! Muito obrigada. Se tiver alguma dúvida e eu puder ajudar será um prazer.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Porto Seguro é uma cidade fantástica!!

    Belo Blog!

    Visite: http://paralelocruzado.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Silmara!
    Assim como vc, amo viajar!
    De 1 ano pra cá, coloquei a meta de viajar pelo menos 2x ao ano! E estou conseguindo!! eeeeee

    Eu vou sou nova moderadora da comunidade "Amo Porto Seguro" e vi que vc deixou um coment sobre roteiros...crie um lá e divulgue seu blog pq ele é muuuuito bom =)

    Assim como vc, sou apaixonada por Porto Seguro!!

    Até peguei umas dicas de Buenos Aires, minha próxima viagem que farei em Setembro!

    Super beijo,
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline, já deixei o link do meu blog em algum post por lá. Realmente eu amo viajar e o blog é uma maneira de prolongar o prazer da viagem.

    ResponderExcluir
  6. Nossa..
    Parece um super passeio..
    Ainda não conheço esta região, mas adoro viajar!
    Ótimo ter opções e dicas de turismo!
    Seguindo
    ;D

    ResponderExcluir
  7. Adoro a sua super economia... viagem de férias é bom curtir com calma... e economia para as próximas não?! tem que ter disposição! bjus e boas viagens

    ResponderExcluir
  8. Moda de Loja,
    Infelizmente, não conheço nenhum hotel em Cabrália, nas 4 vezes que fui para a região sempre fiquei em Porto Seguro. Mas há tantos lugares para passear que onde menos se fica é no hotel.

    ResponderExcluir
  9. Silmara, queria sabr se vc poder dar algumas dicas sobre os melhores lugares para se almoçar e jantar em Porto Seguro, dia 5 de dezembro estou indo para lá e quero estar por dentro de tudo.

    ResponderExcluir
  10. Matheus, cheguei atrasada mas tenho certeza que lugares para comer em Porto Seguro vc encontrou aos montes. A oferta é tanta que chega a incomodar e os preços desde R$7,00 por refeição, além de restaurantes por quilo, fast food, lanches, tapioca...

    ResponderExcluir
  11. Olá Silmara..que bom encontrar seu blog.
    Estou indo Para Porto Seguro em agosto com minha família e gostaria de fazer alguns passeios que me foram indicado por conta, como vc fez à Santa Cruz Cabrália.
    Tem como fazer desta maneira tbem para Trancoso, Caraíva e Arraial? somos em 4 e pagar agências vai ficar muito oneroso..Pode me dar estas dicas?
    Abraço

    Alessandra

    ResponderExcluir
  12. No centro da cidade há uma balsa que liga os dois lados do rio. De um lado é Porto Seguro e do outro é Arraial da Ajuda. Só paga a ida. Chegando do outro lado há várias Vans oferendo transporte até às praias de Arraial, que também vão até Trancoso. Só Caraíva que não sei se é para o mesmo lado.
    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  13. SANTA CRUZ CABRÁLIA

    Santa Cruz Cabrália,
    Afresco da natureza.
    Nos caprichos do mar
    Traçaste a sorte brasileira,
    Aportando essa gente estrangeira.

    Cabrália de tantos encantos,
    Recreio do mundo inteiro;
    Usufruindo desse paraíso,
    Zeloso patrimônio brasileiro.

    Cada canto tem um encanto;
    Anfitriã do litoral brasileiro,
    Berço do nosso Brasil,
    Rainha de coração hospitaleiro.
    Ávida capital do verão;
    Lírico sol o ano inteiro.
    Império das praias límpidas,
    Abrasadas de janeiro a janeiro.

    Poeta Sebastião Santos Silva de Urandi-BA

    ResponderExcluir
  14. Que espécie de 'bichinho do mar' é esse da foto?

    ResponderExcluir
  15. Camilla, é uma 'bolacha do mar' e em cima dela tinha um caranguejo bem pequeno grudado.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber quantos gastarei em média para ficar 8 dias em porto seguro . Um casal e uma criança de 6 anos. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Oi Silmara tudo bem? adorei seu blog, por favor vc sabe me dizer se tem passeios para praia do espelho?
    bjs Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Neide. Várias empresas de turismo receptivo oferecem o passeio. Quando chegar lá, veja a mais vantajosa e a que sai mais cedo, para pegar a praia enquanto a maré estiver baixa.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.