Coroa Vermelha e Rota do Descobrimento

ESCRITO POR: quinta-feira, agosto 12, 2010


Réplica de caravela em Porto Seguro. Esse é o passeio que as agências chamam de Rota do Descobrimento.

Começa no Memorial da Epopeia do Descobrimento, onde há uma réplica da Nau Capitânia; segue para Coroa Vermelha e no caminho para no monumento em homenagem aos jesuítas para fotos (são aquelas esculturas enormes). Em Coroa Vermelha visita-se o local da primeira missa, o comércio dos índios Pataxós e o museu indígena. Depois vai até Santa Cruz Cabrália na cidade histórica que tem 2 mirantes naturais maravilhosos. O restante do dia se passa na praia de Coroa Vermelha onde há um banco de areia que segue mar adentro na maré baixa.Esculturas da Rota do Descobrimento - Porto Seguro - BA

 Nas agências locais esse passeio custa cerca de R$40,00. Eu fiz tudo por conta própria, de ônibus coletivo, e gastei bem menos.


Museu em Coroa Vermelha - Porto Seguro - BA




Pegamos o ônibus para Santa Cruz Cabrália (R$3,25) no ponto que fica atrás do Mc Donalds. Lá fica uma pessoa orientando e até para o ônibus pra você. Peça para o cobrador avisar quando chegar o ponto de Coroa Vermelha onde há a cruz da primeira missa. Você já desce em meio a uma rua arredondada cheias de barracas de artesanato indígena. Seguindo por essa rua chega-se a um galpão redondo onde há mais lojinhas de artesanato.
Feirinha de artigos indígenas em Coroa Vermelha - Porto Seguro - BA

Mais adiante há o Museu Indígena, onde se paga R$1,00 para entrar e um guia mirim vai repetindo tudo que lhe ensinaram parando diante de cada peça. No final fala algumas palavras (decoradinhas) no idioma indígena e depois completa em um bom Português para não haver dúvidas: "Agora que eu acompanhei vocês, vocês tem que me dar alguma coisa". Já leve o kaiambá trocado.

Marco da primeira missa rezada em Porto Seguro - BA
No final da rua está a cruz representando o local da primeira missa rezada em terras brasileiras. Rapidinho chegou um moleque vendendo colares me explicando que aquele ali é o local da 3ª missa, que a 1ª foi mais adiante e ele nem ia cobrar pra me mostrar. Como eu já sabia que ia rolar kaiambá, dei logo R$2,00 e ele me levou até o banco de areia, me ensinou como ir até Cabrália de van e pegou "bichinhos" do mar para as crianças verem. Valeu!
Banco de areia mar adentro em Coroa Vermelha - Porto Seguro - BA
A praia de Coroa Vermelha é bem calma. Uma verdadeira piscina natural. Conforme a maré vai Animais marinhos em Coroa Vermelha - Porto Seguro - BAbaixando, o banco de areia vai ficando maior e aparecem siris, estrelas do mar, ouriços, etc. Não fiquei por ali para almoçar, mas meu "guia mirim" disse que há barracas na praia de todos os preços e para todos os gostos.






Ladeira em Santa Cruz Cabrália - BA
Voltei para o ponto onde desci do ônibus e um pouco a frente ficam várias Vans estacionadas que levam até o centro de Santa Cruz Cabrália por R$1,50. Assim que descemos da Van veio o guia oferecendo seus serviços: R$ 10,00 para nos acompanhar na cidade histórica e nos explicar o que nem Cabral sabia porque não fez o curso que ele fez. Subimos uma ladeira violenta, de tirar o fôlego! Meu marido perguntou se não havia outro jeito de subir e ele respondeu que dava pra subir de táxi por R$15,00. Achei a caminhada mais saudável!

Vista do mar desde Santa Cruz Cabrália
No alto há a igreja, o cemitério, a antiga cadeia transformada em museu, algumas ruínas não identificadas e uma vista maravilhosa! Descendo a ladeira pegamos o ônibus direto para o centro de Porto Seguro pelos mesmos R$3,25. O ônibus da volta vem escrito Cabrália-Porto.

Vista do mar desde Santa Cruz Cabrália
Observações:
- Em Coroa Vermelha, a indiazinha que nos acompanhou no museu perguntou se queríamos conhecer a Reserva da Jaqueira na parte da tarde, que a prima poderia nos acompanhar. Como não tinha interesse nem perguntei o preço, mas deve ser mais barato que os R$60,00 cobrados pela Porto News.
- Em Cabrália, o passeio à Fazenda Mãe Tereza é vendido por R$55,00 com almoço incluso. A Axé Turismo vende por R$70,00.
- Também em Cabrália, você pode comprar o passeio de escuna pelo rio João de Tiba (Chalana) por R$35,00. Não compensa porque você gasta R$6,50 de ônibus (ida e volta) o que dá mais que os R$40,00 que é o preço da Axé Turismo, por exemplo, para pegar e deixar no hotel.

Leia também: Passeio de Chalana.
logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

9 comentários

  1. Nossa, fiquei abismada com a diferença entre as agências =O

    Mas, ai, que lugares legais! Gostei do guia também, parece divertido :D

    E, ai! Odeio esse povo das barraquinhas! eles são muito grossos, mesmo! Já tive meus encontros com eles ¬¬

    Um bom restaurante deve ter rede heheheh acho isso muito importante na vida de uma pessoa que acabou de almoçar hahahah

    ResponderExcluir
  2. SILMARA ESTOU TE ACOMPANHANDO QUE NEM NOVELA, RSRSRS... TBM ESTOU BOBA COM A DISPARIDADE ENTRE AGÊNCIAS, É UM ASSALTO AOS NOSSOS BOLSOS. VOU TENTAR TOMAR MUITO CUIDADO E FICAR ALERTA COM ISSO. AH! DEIXA EU TE CONTAR, ONTEM COMPRAMOS O PACOTE PRA PORTO SEGURO, IREMOS NO DIA 12 DE DEZEMBRO, ESTAMOS TODOS EM POLVOROSA!!! SE DEUS QUISER SERÁ BOM DEMAIS, UM XEIRO PRA VC FLOR!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anália, fique a vontade. Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  4. Que legal gasta um pouco mais vale a pena...
    muito bonito o lugar não é mesmo
    bjos...

    passa no meu
    http://leticiaturtle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Silmara estou indo pra Porto agora dia 18, estou vendo tds os lugares q vc foi pra ir tbm... dps te conto como foi meu passeio....
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Se tiver alguma dúvida sobre o que postei, deixe a pergunta. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Silma to adorando o blog, vou a porto seguro agora em dezembro, queria saber qual agencia vc indicaria dessas q vc sitou acima?

    ResponderExcluir
  8. Vou indicar a Axé Turismo, pois foi com eles que fiz os passeios que contratei por agência, mas não há muita diferença entre elas não. Os serviços oferecidos são basicamente os mesmos.

    ResponderExcluir
  9. Silmara....vou para porto seguro, semana que vem...olhando na net achei seu blog.....amei as descrições e historias....vc tem o telefone ou algum meio de contato com a agencia que vc utilizou?

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.