Um domingo paulistano

ESCRITO POR: segunda-feira, novembro 22, 2010 ,


Localização de pontos turísticos no centro de São Paulo.
     Sou paulistana por nascimento, mas morando há tanto tempo no interior do Estado, a capital fica meio assustadora pois a imagem guardada na mente é sempre das tomadas aéreas mostrando o caos no trânsito. Por isso, ir à São Paulo resume-se geralmente ao que é necessário: compras ou aeroporto.

     Ontem fomos passear em família acompanhando o grupo de escoteiros do qual minhas filhas fazem parte. São Paulo oferece inúmeras opções culturais e de lazer, mas numa cidade tão grande, mesmo num domingo em que o trânsito está "tranquilo", é preciso ter um roteiro pré-definido, com atrações não muito distantes umas das outra. O nosso era: Museu Cata-vento e Museu do Futebol.

     No centro histórico da cidade e arredores há diversas opções além destas escolhidas: Mercado Municipal, Pateo do Collégio, prédio do Banespa, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado entre outros onde transbordam cultura e conhecimento.
Museu Catavento

      Começamos pelo Museu Catavento e as crianças (de todas as idades) amaram ver, tocar, entrar, enfim experimentar as opções que o Museu oferece. Até levar choque em nome da Ciência fica divertido. É um lugar para se ir sem pressa, principalmente com crianças, pois a maior parte das salas é interativa e eles querem experimentar tudo.

Museu catavento





     

Museu catavento





    Eu me cansei bem antes da turminha de escoteiros e lobinhos e me sentei em um dos corredores para ver o movimento. Percebi que é um dos programas de domingo das famílias paulistanas com crianças. Havia muitas se divertindo com as experiências de física e mecânica, nos ambientes com ilusão de óptica, no cinema 3D... há tanta coisa por ali que passamos a manhã inteira e eu não consegui ver tudo.

        Como não poderia deixar de ser, tanto pela proximidade quanto por ser um programa típico, fomos almoçar no Mercado Municipal. As opções de alimentação são inúmeras, mas a dúvida ficou entre comer o pastel enorme ou o gigante pão com mortadela. Eu e meu marido optamos pela mortadela com queijo (R$11,00) e as crianças pelos pastéis. O lanche é delicioso, só não sei onde pesa mais: na consciência ou na balança.

Mercado Municipal de São Paulo
     O movimento estava bem intenso, apesar de ser domingo parece que metade da cidade e mais alguns turistas resolveram almoçar por ali. Havia fila e empurra-empurra em todos os boxes principalmente onde se vende os famosos pastéis e o lanche de mortadela. Lugar para sentar também é privilégio para poucos, mas dá pra se ajeitar.
     Aproveitei o tempinho restante para experimentar uns morangos enormes e comprar uma posta de quase 2kg de bacalhau. Nosso tempo por ali foi curto, pois tínhamos ainda o Museu do Futebol para visitar. Mas vou deixar para o próximo post.
Prédio do Banespa - SP
Vista do prédio do Banespa a aprtir da frente do Mercado Municipal

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

2 comentários

  1. Oi Boa tarde, primeiramente parabéns pelo blog. Sou da Argentina e tenho muita vontade de encontrar Viagens no Brasil com
    férias tudo inclusivo, pocotes com pasagems e hoteis- agradeco sua ajuda. Ate

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo conteúdo! Quando estiver pelo interior de SP venha nos fazer uma visita!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.