Mais uma voltinha em Santos-SP
Trecho da praia do Gonzaga, na Praça das Bandeiras. |
Passei quase 20 anos sem visitar o litoral de meu Estado e agora estive lá duas vezes em menos de um ano. Santos tem um turismo despretensioso que, fora de temporada, agrada quem quer descansar olhando o mar. Em finais de semana ensolarados e férias de verão a história é outra: a praia fica lotada de paulistanos e encontrar espaço na areia é um desafio para quem quer apenas relaxar um pouco.
Vista aérea do futuro aeroporto do Guarujá. Quando? |
A baixada santista tem sido tema frequente em periódicos de turismo que registram um movimento crescente de turistas de várias partes do Brasil. O que falta a Santos é infraestrutura para chegar até à cidade. Os aeroportos mais próximos são os de São Paulo capital e não sai do papel o projeto divulgado há anos de utilizar o núcleo da Base Aérea de Santos para a construção do Aeroporto Civil Metropolitano (leia mais). Além disso, as temporadas de cruzeiros marítimos perdem em número de navios de passageiros que atracam no Brasil a cada ano devido às altas taxas portuárias brasileiras que são as mais caras do mundo (leia mais). O sonho dos guias de turismo santistas é que o porto receba navios de cruzeiro durante o ano todo, e não apenas na temporada de novembro a abril.
Mas, para nós paulistas, é o que temos de mais próximo no litoral brasileiro. Como passar alguns dias "ao som do mar e à luz do céu profundo" revigora as energias, lá fomos nós enfrentar quase sete horas de rodovias. Certa vez conversando sobre viagens com uma amiga carioca, ela disse que não a atraía viajar para Punta Cana pois parecia muito chato passar a semana em um resort olhando para o mar do Caribe. Então nos demos conta de como viagens são realmente particulares: ela mora de frente para o mar no Rio de Janeiro e eu preciso viajar mais de 400km para chegar à praia. Para mim, acordar durante uma semana em um hotel pé-na-areia olhando para o azul do mar caribenho é a viagem perfeita.
Bondinho de informações turísticas na Praça das Bandeiras. |
Enfim, quem decidir disputar espaço no Rodoanel Mario Covas com os inúmeros caminhões de carga se dirigindo ao porto de Santos e exercitar a paciência na lenta descida da serra, vai encontrar surpresas agradáveis ao chegar à cidade de Santos. Como estávamos em 10 pessoas, fretamos uma van e lá fomos nós.
Escultura nos jardins da orla. |
A orla está muito bem cuidada com seus jardins, há opções de hotéis e restaurantes para agradar a todos os gostos e bolsos, e entre as atrações turísticas estão o passeio de bonde pelo centro histórico, a visita ao estádio do time do Santos Futebol Clube - a Vila Belmiro com seu Memorial das Conquistas e o Aquário Municipal de Santos.
Esses e outros pontos de interesse turísticos podem ser visitados com a Linha Turística Conheça Santos que sai da Praça das Bandeiras e por R$10,00 pode ser utilizado durante todo o dia descendo e reembarcando onde o turista quiser. Incluse passando por pontos curiosos como a Fonte do Itororó (aquela mesma da cantiga de roda) e as catraias atracadas ao lado do Mercado Municipal de Santos. Curiosidades não faltam!
Poderá gostar também de:
2 comentários
Muito boa a postagem Silmara, Santos é uma cidade que tenho vontade de conhecer, tem colega de trabalho que é o meu chara e é Santista não só no nascimento mas no time também. ( rsrsrs) Bem, ao contrário da sua amiga carioca, eu gosto do barulho das ondas e acho que uma cidade do tamanho de Santos, quando se tem mar é mais fácil de nos localizarmos dentro dela, pois não tem como ficarmos perdidos já que temos o mar como referência. Sou do Rio, mas moro no Centro da cidade de São Gonçalo, um pouco longe da praia, talvez seja por isso que eu discorde dela. Seria o máximo um aeroporto no Guarujá o que pra mim ajudaria e muito o turismo.
ResponderExcluirAbraços,
Lelê Garofle.
http://musicandocomlele.blogspot.com.br/
Que delícia de passeio, Silmara!
ResponderExcluirEu fui a Santos quando era menina, nunca voltei. Que vontade deu-me agora ao ver suas fotos!
Mas eu teria que ir num dia qualquer, longe de feriados, pois gosto do mar, mas não de multidões. E digo isso não só em relação a Santos, mas a qualquer praia, ou qualquer outro lugar. A cada dia que passa viro mais bicho do mato... hehe.
Abraço!
E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.