Furadas em Natal-RN

ESCRITO POR: domingo, abril 17, 2011 , ,

        Por que você não gostou de Natal?! Já ouvi tantas vezes essa pergunta admirada que este post nasceu da tentativa de respondê-la.

Natal _ Rio Grande do Norte

             Não sei ao certo pois na época, em julho de 2006, eu não tinha o blog por isso muitos detalhes se perderam de minha memória. Ficaram as fotos que são lindas, tanto que uma amiga disse admirada: "Como você pode não ter gostado de um lugar tão lindo?!"
Natal _ Rio Grande do Norte

               A melhor explicação que encontro é a expectativa criada em torno do roteiro que não correspondeu a tuuudo que eu esperava. Não sei agora, mas quando estive lá era o pacote mais caro do nordeste brasileiro, então eu achava que estava indo para o melhor que a região tinha a oferecer. Isso depois de visitar Porto Seguro, Fortaleza, Maceió e Porto de Galinhas. 


Natal _ Rio Grande do Norte

            O guia que nos acompanhou no primeiro passeio logo foi avisando que quem quisesse agito tinha que ir para Porto Seguro ou Fortaleza, ali era lugar pra sossego. Eu sempre tinha ouvido falar que Natal não tinha vida noturna e isso não fazia a menor diferença para mim que estava viajando com 2 crianças pequenas. Mas o "não ter vida noturna" chega ao extremo de estarmos no restaurante às 22:20h e o garçom vir gentilmente avisar que já tinham passado da hora de fechar, que era às 22h . Pelo que leio, isso mudou e agora há o que fazer em Natal à noite.


Natal _ Rio Grande do Norte

          Em Natal, infelizmente, fiquei em um dos piores hotéis que já me hospedei, o Costa do Atlântico. No site e nos panfletos ele é bonitinho, com uma boa piscina; chegando lá a história é (ou era) outra. Não tinha cofre individual nos quartos, a vista de alguns deles é um grande paredão em uma rua morta, as roupas de cama foram trocadas 1 ou 2 vezes durante a semana toda, o café da manhã que hoje tinha o pudim inteiro, amanhã era o mesmo pudim já fatiado para disfarçar. O pior é que fica ao lado de um 5 estrelas que eu deixei de reservar por R$700,00 a mais no total do pacote para a família toda. Só de olhar o site do Rifoles eu fico louca até hoje por ter feito essa besteira. Também há outras excelentes opções de hotéis em Natal, aqui marquei bobeira em não pesquisar melhor.

Natal _ Rio Grande do Norte

          Depois do estresse do hotel, vamos aos passeios. O City Tour começa pelo Forte dos Reis Magos (aquele em formato de estrela), que você paga novamente para o guia interno lhe mostrar numa correria digna de Fórmula 1, pois o que interessa para ele é terminar logo e esperar outro grupo na entrada do forte. Não me lembro o que mais foi mostrado, mas o passeio terminava na Marina Badauê. 
        Era a final da Copa do Mundo de 2006, turistas, garçons, guias e quem mais coubesse estavam amontoados diante da TV do restaurante para ver Itália x França e a praia abandonada. Pedimos um refrigerante numa mesa da praia vazia e o funcionário disse que iria chamar o garçom, pois ele era só 'auxiliar do garçom' e não podia anotar o pedido. Quando 'o garçom' veio, só podia trazer as bebidas, a parte de alimentação era com 'outro garçom' e assim por diante. Na hora de pagar mais um capítulo da novela: a máquina de cartão não funcionou e não sei que sistema era o deles que também não podíamos pagar em dinheiro porque o pagamento já estava resgistrado. Meu marido reclamou da enrolação e, acredite se quiser, a dona do estabelecimento disse que não precisava pagar a conta, ele ainda insistiu 2 vezes, depois disso já era demais e aceitamos a cortesia. 


Natal _ Rio Grande do Norte

       Na Marina Badauê há um passeio de barco até as piscinas naturais onde, segundo o site, é possível ver peixinhos; voltamos em outro dia para o passeio. Eu não vi nada, a maré estava alta, a água não tem nada de transparente como as fotos mostram e os peixes devem ter se escondido. 


Natal _ Rio Grande do Norte

          Tudo em Natal é longe, a cidade em si tem poucas atrações turísticas e, na época, havia poucas empresas oferecendo passeios nos arredores. O melhor a fazer era alugar um carro e locadoras de veículos havia uma em cada esquina. Nisso tivemos sorte, alugamos uma Doblô e contratamos um guia particular (Moisés) que de quebra ainda dirigia pra gente. Fomos até João Pessoa, que merece um tópico só para o pôr-do-sol. Ir até a capital da Paraíba, foi o melhor que fiz em minha viagem à Natal.


Natal _ Rio Grande do Norte

          Durante o passeio de buggy, um dos mais tradicionais do roteiro turístico, é que você encontra os dromedários no alto das dunas. Nesse passeio você aluga o buggy pelo dia inteiro e é bom pesquisar o roteiro possível para aproveitar o valor pago que é bem salgado. Por exemplo, há um aquário em Natal com tubarões, pinguins, cavalos marinhos, jacarés e muitos outros animais. Mas os bugueiros nem tocam no assunto, só se você estabelecer que quer ir até lá. Tem uma cachoeirinha de "sem" metro que nosso bugueiro disse que nem conhecia, depois o Moisés nos levou até lá e também até as dunas móveis que ficam numa área particular e era preciso pagar alguns reais para poder entrar.


Natal _ Rio Grande do Norte

           Enfim, o que concluí é que Natal tem praias bonitas, mas não com a estrutura das barracas de Porto Seguro; tem piscinas naturais, mas não com a água transparente de Maceió; tem peixinhos (bem, eu não vi), mas não os cardumes que nadam em sua volta em Porto de Galinhas; tem dunas, mas não tão belas quanto as de Fortaleza. Realmente, de lá se traz fotos lindas, mas o turismo fotográfico não é o meu preferido.
           Para as crianças menores Natal é um roteiro perfeito pois elas amam animais e por ali, além dos animais do aquário, há golfinhos, dromedários, cavalos, jegues, camaleões... Minhas filhas, que tinham 7 anos, adoraram! 


Natal _ Rio Grande do Norte

         Eu tive bons momentos e boa companhia em Natal. Não desaconselho a ninguém que queira conhecer, mas é um lugar que, para mim, não valeu uma segunda visita.

Leia também: Furadas em Fortaleza

Update: julho/2015
O post dividiu opiniões e rendeu muitos comentários (alguns bem exaltados). Foram publicados todos que prezam pela boa convivência e respeitam a opinião alheia mesmo sem concordar com ela. Comentários anônimos foram muitos (uma pena!) e esses estão sujeitos à moderação, dependendo de seu conteúdo.
Leiam esses comentários e tirem as próprias conclusões.





Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

198 comentários

  1. Nossa... é bom saber que lá é assim...
    Boas dicas!
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog!!
    Assunto interessante, texto agradável e cheio de dicas. Recomendarei!!
    Abraços do Valtinho (Denise)

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com nada que você disse sobre Natal-RN, mas respeito sua opinião. Nosso sentimento influi muito nas viagens. Se você for com mal gosto a Paris, você vai odiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem sua opinião e você nem o nome teve a coragem de colocar!!! rs

      Excluir
    2. Eu fui a natal e amei e ja fui a muitos lugares do brasil

      Excluir
  4. Mas como "anônimo" você não pode ajudar a quem ainda não foi. Porque não se identifical para deixar um canal aberto para trocas de opiniões?

    ResponderExcluir
  5. Eu estava muito bem quando fui à Natal, aliás como estou sempre que viajo. Se um dia eu for à França, também não quero levar comigo a obrigação de 'ter que gostar de Paris'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mora e bom ..
      Agora tô com medo de ir morarkkk

      Excluir
    2. Natal não se compara nem com uma cidade do brasil, tem gente comparando com paris, tentando misturar agua e oleo! povo não sabe o que é cultura vive só para comer igual a bicho, da nisso.

      Vai morar em natal porque é custo é baixo, só mora lá gente pobre ou que faliu.

      Excluir
  6. Pq não gostei de Natal:
    As praias são mais bonitas pelas fotos;
    Exploração do trabalho animal;
    Exploração dos turistas, fazem de tdo para levar nosso dinheiro;
    Passeios rápidos, querem vender os passeios depois querem se "livrar" dos turistas;
    Orla sem estrutura;
    Enfim, há praias com melhor estrutura, mais bonitas e com pessoas mais hospitaleiras.
    Não recomendo e volto só se for a trabalho!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu achava que era paranóia minha. Eu também não gostei de Natal. Quando as pessoas me perguntam se gostei de lá, ou digo que sim, mais se fosse pra voltar, eu voltaria pra Ilhéus e Itacaré, fui melhor recebida e fiquei mais a vontade nos lugares em que fui.

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Fernanda disse tudo sobre Natal.

    ResponderExcluir
  9. Fernanda e Keila, vocês ajudaram a me sentir menos 'extraterrestre', pois acham um absurdo quando digo que não gostei de Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque o povo sem ética e corrupto de natal é autoritário, sabe quando o cara vou te roubar, e tu não faz não concorda com a imoralidade? mesma coisa é o povo de natal, eles ficam como? revoltados, quando alguém fala o que o povo potiguar não quer ler como obviedades e honestidade com palavras, para concodarem, voce tem que mentir enganar falar bem do que não presta, tai o indice de violencia para expressar como funciona a cultura de natal, trabalho em natal? essa cidade não tem futuro para voce crescer não em todos os sentidos, vai e vão tirar tua inteligência fora.

      Excluir
  10. Pois éh Silmara, como era um destino muito falado, eu achava que era um lugar de outro mundo sabe? Então acho que criei uma expectativa tão grande ao redor disso, que quando cheguei, fiquei um pouco decepcionada com que presenciei lá. Bom é essa a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, moro em Natal e conheço muitos lugares no Brasil. Acho que vc s que falam mal da cidade fazem aquele turismo apenas guiado.Se fizer uma rota alternativa vai descobrir coisas maravilhosas na cidade do sol.

      Excluir
    2. Cara, ninguém falou mal. São apenas considerações sobre a viagem. Numa viagem o turista não tem de ficar garimpando as informações. A Secretaria de Turismo tem de investir no básico. O post é de 2011 mas em 2017 ele continua atual.

      Excluir
  11. tambem NAO gostei de Natal, tudo muito caro, agua do mar estava turva, agua das lagoas tambem sao escuras, preço passeio de bugg é um absurdo, pediram mais do que gastei com passagem aerea por um passeio, em todos os locais que eu parava o carro tinha alguem pedindo dinheiro, isso nao pode acontecer em cidades turisticas, acho que quem quer dinheiro tem que trabalhar e lá tem muita gente que nao trabalha vive de bolsa familia (vi isso no interior de muriu/ceara mirim)=muita gente desocupada. Eu tinha uma grande expectativa e me decepcionei muito, isso que rodei bastante, foram uns 800 km, conhecendo as praias/pontos turisticos. Acho que tem jeito para melhorar, mas precisa ser feito muita coisa.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Gosto muito do seu blog. Polêmicas à parte, gostar ou não de um lugar é muito pessoal, depende do sentimento das pessoas durante a viagem, das pessoas que conhecem lá, da expectativa (grandes expectativas geram grandes decepções), do seu estilo de viajar... Enfim, não tem um certo ou errado.
    O que vale é cada um respeitar a opinião dos outros e ter consciência de que não tem um " certo ou errado".

    ResponderExcluir
  13. Continuando...
    Eu sou exatamente o contrário de vc com relação às duas cidades: amei Natal e detestei Fortaleza.
    Eu não tinha muita expectativa com nenhuma das cidades, de Natal só sabia do passeio de bugue em Genipabu e de que os preços de passeios eram os mais altos das capitais do Nordeste, região que adoro. Passei 10 dias entre Natal, Pipa e João Pessoa. Saí de lá com vontade de voltar o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  14. O que eu gostei de Natal:
    1 - Praia ótima pertinho do hotel, no caso a praia de Ponta Negra.
    2 - Dos restaurantes legais: Casa de Taipa, Tábua de Carne e a pizzaria Cipó Brasil;
    3 - Passeio de bugue com emoção em Genipabu (com direito ao Aquário, às dunas móveis, a um banho na lagoa de Pitangui)
    4 - Passeio de bugue ao litoral sul - pela praia indo até Pipa.
    Tivemos muita sorte nos passeios, com guias e com o bugueiro. Não fiquei com a impressão de que estavam querendo nos despachar.
    5 - De conhecer Punaú, que lugar tranquilo!
    6 - Gostamos tanto do jeitinho de Pipa que ficamos lá por duas noites. De quebra fizemos um passeio de barco memorável pela lagoa de Guaraíra, vimos golfinhos. Ficamos muito emocionadas!
    Vários amigos foram para Natal depois de mim e me contaram de outros lugares na cidade mesmo para conhecer. Espero voltar.


    Em compensação, o que eu não gostei em Fortaleza:

    1 - A melhor praia era mais distante, tínhamos que pegar táxi: no caso a praia do Futuro.
    2 - Somos do Rio e fiquei surpresa em ter ouvido tantas recomendações ao andar no calçadão da praia do Futuro. Inclusive conhecemos turistas que haviam sido assaltadas.
    3 - Os passeios para as praias são mais distantes que os de Natal.
    4 - O passeio de bugue em Cumbuco tão falado para nós foi frustante. Primeiro que impressão que fica do bugueiro querer ser o mais rápido possível para pegar os outros turistas. Sem contar que o passeio é rápido e não vi "emoção" alguma (sou aventureira!). Em Natal, o bugueiro te busca no hotel e passa o dia inteiro com vc. Então, achei que o preço e relação custo/benefício não são bons.

    O que eu gostei:

    Número maior de agências de receptivos que se aglomeram pela praia de Meireles, melhor para o turista.

    A feira de artesanato é melhor que a de Natal, principalmente com relação a variedade.

    Agora quanto às outras cidades cearenses, eu não posso reclamar: Canoa Quebrada, Morro Branco e Jericoacoara.


    Aspectos negativos de ambas as cidades:

    O turismo sexual, tanto em Natal depois das 22:00 na rua do Salsa. Muitos táxis com turistas italianos. Assim como na região de Iracema, em Fortaleza. Que aliás, nós nos hospedamos. Hoje acho que para ficar lá tem que ser no Meirelles. Pode ser nóia de carioca mas acho Iracema uma região para lá de esquisitinha.

    O passeio de Maracajaú não se compara aos de Maragogi e ao de Porto de Galinhas. Inclusive eu fiquei indignada da agência ter feito o passeio na maré alta!

    Perdoe-me pelo enorme comentário mas o fiz com o intuito de que as pessoas tem de conhecer sim os lugares e cada uma tirar sua própria opinião.

    De tanto ler seus elogios à Fortaleza, estou pensando em voltar lá e dar uma segunda chance a mim e à cidade.

    ResponderExcluir
  15. Pat, perfeitos seus comentários!! Não há o que desculpar, merecem um post inteiro!! Você tem toda razão quando diz que não 'tem certo ou errado' quando se trata de destinos de viagem e suas opiniões (embora diferentes das minhas) estão muito bem justificadas e só contribuíram para enriquecer o blog.
    Obrigada
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morei em fortaleza ..
      Lá é bom so em volta da praia ..
      Por traz e muito triste ..
      Esgoto na rua céu aberto

      Excluir
  16. Olha silmara, desculpe me mas, eu moro em natal, meu nome é Ana Leile, tenho 23 anos. Olha, graças ao seu post tinha gente ali no inicio dizendo: Obrigada pela dica, não vou mais nãovolto mais. Olha, eu moro aqui a 17 anos, e acho minha cidade muito melhor que sp, rj, rs, e todas do brasil. Concordo com a pat, nao tem certo ou errado, mas poxa. Minha cidade, né? Olha, me desculpa mas, natal mudou muito viu? Aqui conheço muita gente, muitas crianças e que amam aqui. Cada um tem sua opinião, me desculpe mas ... acho que vc não teria que ter feito este post, desculpe me mesmo. Mas quando terminei de o ler, fiquei muito triste, realmente triste. Desculpe pelo incomodo, mas espero que diga esse comntário,, oque eu senti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natal é linda, adoro essa cidade!!! Possui lugares maravilhosos que não encontramos em outros lugares do mundo, mas não tem nada a ver essa comparação com as grandes metrópoles!!! Quem está acostumado com um mínimo de profissionalismo de comerciantes (que não cobram barato em locais turísticos e deveriam nos atender muitooooo melhor do que isso que encontramos), encontrados em São Paulo e grandes metrópoles do Brasil, ficarão mesmo horrorizados com o atendimento (no geral). Temos que visitar Natal com essa consciência e voltaremos maravilhados!!! Sabendo que o atendimento deixará muito a desejar... E cada um tem sua opinião de acordo com a forma que nivela as coisas (atenção, profissionalismo, honestidade, etc...)

      Excluir
  17. Oi, Ana, seu comentário é muito bem vindo, assim como outros que também discordam do que escrevi. Todos são publicados para que os leitores vejam opiniões diferentes e tirem suas conclusões. Escrevi este post porque já me perguntaram muitas vezes, até com certo espanto, 'por que você não gostou de Natal?'. Então quis mostrar os 'meus' motivos. Talvez se voltasse agora, tivesse outra impressão, mas de quando estive aí, foram essas as recordações que ficaram.
    Um Feliz 2012 para você.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Realmente, você não é a única que tem se decepcionado com Natal; os hoteis da cidade já sentem o impacto: http://guianatal.wordpress.com/2011/12/09/hoteis-de-natal-enfrentam-baixa-ocupacao/

    Preços altos, falta de infraestrutura, concorrência com outras cidades são alguns dos fatores que explicam o declínio do turismo em Natal.

    ResponderExcluir
  19. De repente se a Secretaria de Turismo de Natal, entendesse as críticas como construtivas, poderia tentar mudar o que não está agradando aos turistas. Eu concordo com o que a Pat disse sobre dar uma 2ª chance à Fortaleza e poderia também dar uma 2ª chance à Natal, se não o custasse tão caro visitar a cidade.

    ResponderExcluir
  20. Discordo!qualquer lugar do mundo existe bons e maus profissionais.na maioria o povo nordestino é hospitaleiro.quem quer viajar contando dinheiro acaba sofrendo.abçs

    ResponderExcluir
  21. Interessante a opinião acima, nunca tinha pensado por esse ângulo: eu que sou pobre demais para aproveitar Natal, que deve ser uma cidade para turistas bem mais abastados. Mas concordo quanto à hospitalidade do nordestino, por isso amo Fortaleza e Maceió. Também estou ansiosa para voltar à João Pessoa que conheci só de relance num bate-volta de um dia só e a primiera impressão foi ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmara , volte sim a João Pessoa, é uma cidade incrível, tanto de dia quanto à noite, recomendo passeio de barco as piscinas dos Seixas para passeio diurno , não deixe de conhecer Carapibus e Tambau a ,cerca de 12 km da capital , hospede-se em Tambau, visite o restaurante Mangai que é um restaurante de comidas típicas de alto padrão, nas praias de Tambau, Manaira e Cabo Branco os bares e restaurantes funcionam durante a madrugada tb.

      Excluir
    2. Silmara, corrigindo, visite Carapibus e Tambaba, Carapibus é maravilhoso, não tem uma infraestrutura ilustrativa muito grande, mas vale o passeio , Tambaba tem uma parte de nudismo opcional, é lindaaaaa.

      Excluir
  22. reatments, natal e horrivel

    ResponderExcluir
  23. Sabe..eu moro em Natal, Natal não é horrivel e sim o funcionamento né? Natal é ótimo, não faz frio, é uma ilha, ela tem tudo pertinho, e não, não é longe as coisas, se for compara São Paulo com Natal, Natal ganha, SP tem que ir de metrô. Meu pai morou 17 anos em São Paulo, já foi no Rio, Em Santa Catarina, Manaus, Belém e ele disse que o melhor é Natal, ele voltou porque o melhor canto de se morar é aqui.. é tanto que foi o 6° estado com mais habitantes, tem japoneses que vinheram aqui, e nunca mais voltaram pro Japão.. aqui é um PARAISO, no tempo que você veio.. Natal não estava LInda, mais agora, ela estar PERFEITA, e na questão de hotel, restaurantes, é assim mesmo, todos os lugares tem isso, agora não venha botar culpa em Natal, e sim nas pessoas que não cuidam bem dela..beijos!

    ResponderExcluir
  24. Fiquei muitooo triste com essa postagem, você mostrando para as pessoas o que Natal não é.. Natal é do mesmo jeito das fotos, agora eu acho que você não gostou porque é acostumada ver outros paises, mais Natal é ótimo, não tem friio, não tem calor, tem as mais belas praias, o problema daqui é que a prefeita não estar cuidando da cidade, mais aqui é a cidade mais linda do Brasil, vocês não vão se arrepender de vir aqui, e isso não é mentira, Natal é uma maravilha, sabe ficamos muitooo chateados quando as pessoas falam que não gostaram daqui.. pois a culpa não é nossa, nem da cidade, e sim do funcionamento, da prefeita, se aqui fosse feio, os Reis Magos não ia ter escolhido aqui para criar o Forte dos Reis Magos, posso lhe da 1 dica, venha aqui ou no Natal ou no Ano Novo.. mais o melhor é no Natal, vocÊ VAI AMAR o Natal em Natal, as feirinhas de arte na Árvore, aqui é lindooo no Natal, aqui agora tem uma árvore de Natal que nunda sai, porque o nome daqui é Natal.. eu posso dizer 1 coisa: Eu amo esse lugar, se você vinher aqui de novo, você vai ver como mudou, e mudou pra melhor!

    ResponderExcluir
  25. Os golfinhos visitam aqui mais, antigamente era menos, mais agora eles visitam sempre, tambem tem tartarugas, aqui tem um aquario e no aquario você pode alisar um tubarão :), as praias estão bem melhores agora, as lagoas tambem, estão claras, aqui aparece muitoo aqueles caranguejo branco, quando eu vi 1 pela 1° vez eu fiquei tãão feliz, por favor por favor, venha aqui de novo, você vai gostar, aqui mudou bastante, tá tudo melhor agora, tem um novo shopping, tem uma ponte lindaaaaaaaaaa, tem a árvore de Natal, o melhor canto para você fazer turismo é pela via costeira e pelas praias de cotovelo, búzios, maxaranguape, e se você gosta de surfar, é só escolher.. Pipa, ou Búzios, ou praia de Miami, espero que goste!

    ResponderExcluir
  26. Vinicius.. Natal não é assim, Natal é tudo que eu postei nos comentarios anteriores, posso te dar 1 dica, venha aqui no Natal, você vai ver como aqui não é o que você tá achando!!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Phamella. Que bom que você gosta da cidade onde vive, eu também gosto muito de viver na minha mesmo sem ter nada de turística. Talvez a diferença esteja aí, você conhece Natal como moradora e não como turista. Abç

    ResponderExcluir
  28. Oi,respeito as sua opinião mas se passaram anos e Natal mudou bastante,eu sou Italiano de Milão e moro em Natal a 6 anos, garanto que è um lugar maravilhoso tanto para viver que para passar umas boas ferias.Amo viajar e cada lugar tem suas belezas, aqui alem das belezas tem sol o ano inteiro com temperatura entre 25°e 30°,coisa que para um turista è ottimo,agora concordo que Natal è caro, come è caro qualquer cidade procurada come Roma,Paris,Rio,ext.
    Como só um viajante da sempre,se que as vezes a viaje não saem como planejada mas penalizar uma cidade só porque a senhora escolheo um hotel errado o porque fiz um passeio no dia da final da copa do mundo(recorde de udiença no mundo inteiro), me parece exagerado, mas respeito as sua opinião.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Osvaldo, acredito que sua agência de receptivo em Natal se esforce para mostrar aos turistas o que a cidade tem de melhor. De repente o que houve é que não me deparei com profissionais tão bons, quem sabe?! Gostaria de sugerir que você lesse também os demais comentários do post. Um abraço e sucesso com o turismo em Natal.

    ResponderExcluir
  30. Fui com meu marido em Setembro de 2012 e tambem nao gostamos muito de Natal. Vale a pena o passeio de buggy, de resto, nada demais. Comparado a Maceió e Fortaleza, Natal tem muito a aprender sobre preço justo e qualidade no atendimento aos turistas.

    ResponderExcluir
  31. Olá, primeiramente eu adorei o seu blog. Vivo em Natal e as belezas naturais são encantadoras, no entanto, a falta de interesse por parte dos governantes esta acabando com a cidade, o calçadão das praias estão em ruínas; as ruas estão repletas de burracos; quando chove um pouco as ruas ficam alagadas; vocês tem dificuldade de andar na praia de tanto ambulante, mesas e cadeiras; com relação a receptividade não tem muita diferença do sudeste e do sul (aqui se você espera ser atendido com um sorisso mesmo que seja falso, esqueça); com relação aos preços sinto diferença em alguns produtos que vem de longe senão é igual.
    Eu realmente espero que este novo prefeito preocupe-se relamente com a cidade pois ela tem um enorme potencial o que falta é ser bem administrada.
    Peço desculpas mas pessoas com falta de profissionalismo, educação e respeito tem em todo lugar.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  32. Você tem toda razão, bons e maus profissionais há em todo lugar. Também vou ficar na torcida para que uma administração consciente e responsável faça brilhar a cidade mais clara do Brasil. Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Eu quero morar em Natal... alguém pode me ajudar ? tenho um grupo no facebook Natal rn cidade sol ..adicionem ...e quem gosta da cidade ou mora nela vamos conversar ....

    ResponderExcluir
  34. Natal é uma decepção total. Cidade abandonada pelo poder público; prestação de serviços muito fraca; preços exorbitantes - pelo serviço que se recebe; povo nada hospitaleiro; pouco - ou nenhum - sinal de policiamento pelas ruas. Enfim... vale só pelas paisagens e pelo clima. Para quem busca o quesito qualidade receptiva, Natal é a maior furada!!!!

    ResponderExcluir
  35. Em ponta negra cuidado existe um bar chamado dona moça. eles colocam os
    garçoes na rua onde eles iludem os turista a entrarem, som ao vivo etc.na hora de sair vc ta ferrado combram 10% do garçao + convert.tomei 2 cerveja paguei 30,00. cade a placa orientando o turista sobre taxas cobradaS,VEM COM ESSE PAPO QUE TA NO CARDAPIO.ISSO SE CHAMA EXPLORAÇAO TURISTICA!!! FALTA DE VERGONHA NA CARA.

    ResponderExcluir
  36. Estive em Fortaleza em 2011 e em Natal no ano passado. Fortaleza, sem dúvidas, é a cidade que pretendo voltar.
    Não gostei de Natal. Cidade suja com muito lixo espalhado pelas ruas. Decepção total!!!

    ResponderExcluir
  37. Socorroooo...li tudo e continuo na dúvida...vou pra Natal ou pra Fortaleza? Talvez alguém possa dar uma opinião sabendo que vamos meu marido e eu apenas e no mês de julho. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  38. Lilian, eu prefiro Fortaleza sem sombras de dúvida, mas tudo depende muito do que cada um procura na viagem. Todo lugar vale a pena ser conhecido, uma segunda visita é outra história. Eu não me arrependo de ter visitado Natal, só não vou voltar...rs

    ResponderExcluir
  39. Ok, Silmara, vou pensar uns dias ainda, mas se rolar mesmo esta viagem juro que colocarei meu comentário aqui depois, rsrsrs, obrigada!

    ResponderExcluir
  40. A empresa Dromedunas, do francês Philippe Landrye e sua esposa Cleide Batista, explora dromedários para o turismo há mais de 10 anos na praia de Genipabu, a 20km de Natal. No ano 2000, cerca de 10 animais foram trazidos das Ilhas Canárias, território espanhol próximo à África, com investimento inicial de R$ 150 mil. Desde então, a empresa investiu parte dos lucros obtidos com a exploração dos dromedários em reprodução. Hoje, são 19 animais que rendem, em média, R$ 50 mil por mês à empresa, segundo matéria do Estadão.
    Pode ser conferido no site:
    http://www.avaaz.org/po/petition/Fim_da_exploracao_de_Dromedarios_em_NatalRN/

    ResponderExcluir
  41. http://sospontanegra.wordpress.com/page/

    ACHO QUE AS RESPOSTAS DE VCS ESTÃO NESTE LINK SOBRE NATAL.

    ResponderExcluir
  42. Descobri em um noticiário local:
    "Não apenas trabalhadores reclamam. O técnico industrial aposentado de Brasília, Francisco Jesuíno da Silva, se disse decepcionado com o cenário atual da praia que conheceu há uma década. "Tem esgoto aqui do lado. Está fedendo. Já recomendei a um amigo que nem viesse. Estou decepcionado porque ninguém está fazendo nada. Frequento muito Búzios, Pipa, as lagoas, mas pra mim Ponta Negra é a melhor praia. Isso é lamentável". Léa Souza, autônoma que trabalha com informações turísticas, disse que os problemas em Ponta Negra afugentaram os turistas para outros locais, como Genipabu (litoral Norte) e Pipa (Tibau do Sul)"
    Fonte: http://www.sospontanegra.org/2012/06/estrangeiros-reclamam-da-falta-de.html

    ResponderExcluir
  43. Tiago - Rio de Janeiro2 de agosto de 2013 às 01:23

    TIAGO - RIO DE JANEIRO

    Oi pessoal, acho mesmo que é questão de sorte. Assim como tem vários hotéis bons, também existem vários outros ruins.
    Fiquei em um hotel de luxo em Natal, em todos os passeios os guias turísticos chegavam na hora marcada e não tínhamos hora para voltar, foi um máximo.
    Em relação a comida, achei muito barato as coisas em Natal.
    Moro no Rio de Janeiro e posso dizer com toda certeza que um dia bem próximo estarei me mudando para lá.
    Uma cidade perfeita. A última cidade do nosso continente, com dias em que o sol brilha 15 horas.
    Passeios fantásticos, tudo o que me me disseram, do jeito que seria... Foi.
    AMO NATAL!

    ResponderExcluir
  44. Fortaleza e pessimo .moro em Sp horrivel Natal e tudo

    ResponderExcluir
  45. Bom passagens compradas p Natal depois faço meus comentário..... Mas digo da Bahia eu adoro Salvador claro que a cidade hj em dia esta mais perigosa , gente pedindo o tempo todo , prox ao farol infelizmente um descaso total ,mal cheiro , estive lá em 2004 e voltei 2012 e ficou assim, mas agora digo tbm prais lindas águas quentes passeios maravilhoso , morro de são Paulo incrível ..... Agora digo tenho opiniões diferentes do mesmo lugar .... Então quero dizer que existem lugares bons e ruins no mesmo lugar!!!

    ResponderExcluir
  46. Olha, eu trabalho com turismo aqui em Natal-rn, infelizmente fomos esquecidos pelo governo do estado, mais de 2006 pra cá muita coisa mudou.
    Hoje temos mais de 50 agências de turismo em um mercado super competitivo que nos proporciona um diferencial em qualidade, claro que tudo tem um custo, e a qualidade sai mais cara pois vem junto com a segurança. o maior desperdício dos turistas são feitos com a hospedagem ( só usam para dormir) e alimentação (pratos para duas servem tres ou mais pessoas), mais eu amo muito minha cidade pois aqui o turista ainda anda tranquilamente pelas ruas, e fazem o seu próprio roteiro, quebrando as correntes que os põe pressão diante de suas escolhas.


    Super Dica: Litoral sul com Pipa ( Van)

    Litoral norte Buggy

    Feito esses dois, vcs vão conhecer 420 km de praia, incluindo cajueiro maior do mundo,forte dos reis magos e outros pontos turísticos tornando não necessário o city tour, sobrando mais tempo para o turismo na cidade.

    Mergulhem em maracajaú ( primeiro consulte a tabua de maré e ponha no seu cronograma para o melhor dia) muito lindo!! caribe brasileiro.

    Forró com turista anima a galera todas as quintas-feiras há mais de 25 anos em Natal. Não pode faltar!!

    Pesquisem, olhem as fotos e decidam pois a satisfação é de vocês, e a nossa missão e realizar seus sonhos com a melhor qualidade em nossos receptivos.

    abraços galera.
    dúvidas
    meu contato.
    Victorkall@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Ainda não conheço Natal, mas apesar dos comentários ainda pretendo conhecer. Conheço Maragogi, porto de galinha, fortaleza e Jeri. Já ouvi comentários péssimos sobre porto de galinhas e eu achei as praias lindas... Minha próxima viagem será para Porto seguro ou maceio... Natal ficará para próxima pois a grana está curta e realmente é um dos locais mais caros para conhecer do nordeste.. talvez esse seja o problema... cria-se uma expectativa grande que seja a melhor cidade a mais bonita, já que é o destino mais caro... outra coisa, não comparem são paulo com o nordeste, sp não é cidade turistica, moro aqui e jamais pagaria pra conhece-la .kkkk... já florianópolis é linda a cidade e as praias belissimas... também recomendo...bjs todos...

    ResponderExcluir
  48. Flávia, sou uma paulistana desgarrada, nascida na capital e morando no interior. Amo São Paulo!!!
    Abç

    ResponderExcluir
  49. Oi, Silmara!

    Sou eu, a Pat do comentário de dois anos atrás sobre Natal.

    Voltei este ano a Natal e Pipa, pois afinal foi a capital do Nordeste que eu mais gostei (só falta eu conhecer Teresina e São Luís). Um choque! Muita coisa mudou e pra pior.

    A orla de Ponta Negra está super mal cuidada. O mar está invadindo... O Governo não faz nada? O Calçadão de Ponta Negra continua mal iluminado e aquelas horrendas caçambas de lixo... Por que a Prefeitura não tira isso?

    Fiz o passeio de bugue e fiquei impressionada com a sujeira em alguns trechos das dunas e perto do mar. Caramba, cadê o trabalho de conscientização?

    Fiquei muito decepcionada pois o descaso do Governo com a sua cidade foi muito grande. A mesma decepção eu senti em Pipa. Há 3 anos, quano fui a praia do Centro em Pipa eu não vi o tal riachozinho que pra miim parece uma língua negra que os garçons atravessam para lá e para cá para servir ao pessoal que está nas barracas de praia. Uma pena!

    Fique muito triste com esta situação. Espero que mude o Governo e que a população aprenda a cobrar.

    Quanto aos passeios: desta vez aluguei carro e fui para Fazenda Punaú, que é um lugar adorável e fui para uma lagoa chamada Carcará. Que lugar lindo e difícil de achar.

    Mesmo assim, continuo achando que você deveria dar uma chance a Natal. A minha segunda chance a Fortaleza será final do ano, quando eu voltarei para Fortaleza e para Jericoacoar, lugar para lá de paradisíaco.

    ResponderExcluir
  50. Pat, é mesmo uma pena, tem potencial turístico, mas não tem os investimentos necessários. Para quem quer conhecer a dica é visitar antes que acabe, infelizmente.

    ResponderExcluir
  51. Bom pessoal, achei esse post por a caso e gostei mto, já q ano q vem vou para o nordeste e estava na duvida entre Maceio e Natal. Minhas ultimas viagens foram Porto Seguro, Rio de Janeiro e João Pessoa. Estou bem enclinado a escolher Maceio por tudo q tenho lido na net. Gostei mto de João Pessoa, e o q for mais "parecido" com este lugar, sera a minha escolha...rsrs...grande abço a todos!!!

    ResponderExcluir
  52. Moro em Natal, e de fato, a cidade passou alguns anos sendo esquecida pelo poder público. Pode parecer que estou apenas tentando defender a cidade, pois, teóricamente, não tem como uma cidade se destruir em apenas um mandato. Mas foi basicamente isso que aconteceu. A prefeita Micarla ( considerada a pior prefeita, com uma rejeição de mais de 90%, e alvo do início das revoltas que se alastraram por todo o Brasil ) deixou marcas irreparáveis nessa cidade, uma pena. Antes, já não tinhamos investimento suficiente no turismo, hoje, além de não ter esse investimento, temos que consertar todo o estrago nas ruas.. Agora o que resta, é torcer para que apareça algum gestor de verdade que realmente entenda que natal precisa ser lapidada, pois potencial tem, afinal, em teoria, o mais dificil é ter as belezas naturais né?... No mais, fico triste por ver postagens como a sua, ainda mais, quando infelizmente, sei que é verdade.

    ResponderExcluir
  53. Adriana,pessoal vi os comentarios e fiquei chocada,morei em natal sou de Recife,mais quero voltar p natal assim que puder.Qualidade de vida e algo que nem da para comentar,as pessoas sao sim muito hospitaleiras e atenciosas,p quem eu recomendo natal dizem q amaram e pretendem voltar,se for procurar os contra vai achar sempre o q falar e quanto aos dromedarios o ibama controla tudo ali ate o tipo de alimentacao,eles sao gordos e estao se reprodusindo sinal que estao muito bem.Testemunhei varias tentativas deconter o avanco do mar mais sem sucesso.Como aq em Recife,muito ja se gastou,mais o problema continua afinal quempode conter a natureza?Mais em se tratando em descaso por parte dos governantes eu apoio as criticas,na so para a linda Natal,mais para todo pais e vergonhoso.Mais venha a Natal sim,mais esperem ver uma cidade que tem muito o que se ver mais tambem tem problemas.eu recomendo.

    ResponderExcluir
  54. Ola, antes de viajar para Natal eu havia feito umas pesquisas e encontrei seu post e tambem achei impossivel Natal nao agradar, pois as fotos sao lindas!! Mas fui teimosa..rs! Me decepcionei demais com Natal!! Nao achei td que dizem e as praias sao comuns, nd extraordinario... A unica coisa legal foi o passeio de Buggy, mas q tambem nao e isso tudoooo, e legal e o melhor de Natal! Pipa sim e lindo! Mas Pipa nao e Natal...rs! Natal mesmo achei mt suja e perigosa! A orla de Ponta Negra e horrivel e mal cuidada..uma pena! Ja fui a Joao Pessoa, Porto de Galinhas e Recife e desculpe, mas nao se compara! Porto de Galinhas e um paraiso e Joao Pessoa cidade maravilhos e muito limpa e cuidada! Bom, mas cada um tem sua opiniao... A minha é que nao tenho vontade alguma de voltar a Natal e fui agora em Setembro/2013

    ResponderExcluir
  55. Bem, moro em natal há 40 anos. Essa cidade já foi liiiiiiiiiiiiiinda quando era rústica. Lembro de quando eu era criança e até adolescente e quando ia passar veraneios em Maracajaú. Era uma praia incrível. Pra vcs terem uma idéia os pescadores faziam arrastão na beira da praia e lembro de ver inúmeras especies de peixes, lulas, siri e, podem acreditar,cações de um palmo ou pouco mais que eu e meu irmão pegávamos pela cauda e colocávamos em uma poça pra sobreviver. Lembro do dia em que acordei e fui com meu pai a beira-mar e estava repleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeto de lulinhas encalhadas por toda beira, não sei pq. Teve uma vez que vi tartaruga encalhar, e até um bicho parecido com uma baleia da cor branca. Fora que os pescadores não iam longe para caçar tubarões e meros enooooormes.Traziam a jangada repleta deles. Por último me lembro também que os pescadores também exploravam a coleta de uma tal alga macarrão para ser exportada para o Japão. Comecei a ver a exploração daí. Hoje, com os passeios de barco aos corais que incomodam os peixes com o barulho dos motores e dos turistas, e o oléo dos motores do barco. SEm esquecer que os turistas deixam a praia suja, né? Hoje, Maracajaú está sem nem um tatuí na beira da praia e os parrachos tem pouca variedade de peixeis e também não tem os gigantes meros e tubarões de antigamente. Com a subida do nível do mar a maré cheia avançou uns 15 metros. Lembro que a faixa do mar na maré cheia era super larga. Isso também aconteceu em Tibau de Mossoró que era outro paraíso rústico onde nunca vi taaanta variedade de búzios e estrelas do mar, incriveis e facilmente encontrados antigamente, mas a invasão desgraçada da mão humana acabou tudo isso. Algumas coisas se salvam, mas nunca,jamais como antes. Os governantes terríveis daqui deixaram a cidade em descaso gritante, haja visto que ponta negra tá terrivel em dois aspectos: infraestrutura e prostituição. Há uns 3 ou 4 anos era o point mas agora, ninguem vai mais lá à noite porque caiu demais o movimento e o nível. Infelizmente estou postando isso com dor no coração. Minha cidade era uma jóia rara, mas agora, tá bastante transformada, explorada e exploradora...

    ResponderExcluir
  56. Bom, não sou moradora de Natal, apenas uma turista que foi pra lá em Julho 2012. Acabei de ler esse post por acaso, passando por blogs aleatórios. Sinceramente, quis deixar minha opinião marcada aqui, mesmo que ninguém ligue.
    Natal realmente tem seus problemas, mas foi o melhor lugar que já visitei no Nordeste. Eu amei todos os pontos turísticos do local, hospedei-me em um hotel com ótimo serviço e sinto uma certa injustiça ao dizer que os preços em Natal são exorbitantes e que os guias só querem dinheiro.
    Um lugar que eu não gostei tanto foi Fortaleza. Lá sim senti um precinho majs salgado, e um certo medo de andar nas ruas sem um guia turístico. Falaram tanto de violência, assaltos... Dá até medo de sair pra andar por ai.
    Bem, você tem sua opinião, e respeito-a, mas dizer que Natal só é bonita nas fotos... Está certa que conheceu a mesma cidade da qual estou falando?
    Eu sai de Natal querendo ficar, senti uma grande afinidade com o local. Mas como ja disseram acima, não sentimos isso em todo local.
    Desculpe-me o incomodo de um comentário crítico, mas não podia ficar "calada" lendo tantas coisas que vão de encontro ao que eu penso.

    ResponderExcluir
  57. Nenhum tópico é unanimidade em nenhuma circunstância,sempre haverá divergências espontâneas.e até tendenciosas como algumas relatadas nesse blog.Contudo´é notório o descaso dos governantes do RN,com este paraíso do Brasil chamado NATAL nos últimos anos.Contudo ,nada que venha a ofuscar em sua totalidade a imagem da capital potiguar no cenário turístico nacional.Não foi a toa que a FIFA escolheu Natal,como uma das sedes para a COPA DO MUNDO 2014,desbancando inclusive Florianópolis,e outras capitais mais influentes no país,Pq quando mencionam o Rio de Janeiro como polo principal do turismo brasileiro,não relatam a sua desenfreada violência,dentre outras mazelas inerentes aquela cidade MARAVILHOSA?.......RESPOSTA.... diante dos fatos,fotos,e números, não há argumentos,Leiam tbm BLOG com fartos elogios sobre Natal,por quem foi, e apreciou o que viu por lá, deixo esta dica, obgdo.

    ResponderExcluir
  58. aiai será!!!! vou ir na semana santa 2014 vamos ver se tudo que escrevem é verdade rsrsrs mas acho tenho certeza que vou amar .

    ResponderExcluir
  59. Neste exato momento estou em Natal e digo que a orla é bonita sim, mas tudo é muito longe, os passeios são muito caros e sem falar que dentro dos passeios te vendem outros passeios. Tipo: você compra um passeio para Genipabu, passeio de buggy nas dunas, mas para ir nas dunas você tem que pagar um opcional bem caro. É uma cidade na qual você se sente enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só esclarecendo. O passeio de buggy não se cobra nada à mais, a não ser se vocês quiserem fazer o parque privado da dunas móveis. O valor do passeio é x, e você conhece 9 praias, 3 lagoas e 3 parques de dunas abertos. Paga à mais se quiser o parque privado.

      Excluir
  60. Olá... Kelle ainda estou em dúvida Fortaleza ou Natal...
    Qual o valor dos Passeios... Ex: esse de Buggy... Obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Olha meu marido e de natal por conta disso fui tres vezes e nao gostei.
    aqui no rio tem praias tao bonitas quanto.
    e se forem a regiao dos lagos vao encontrar mais bonitas. temos a regiao serrana tb.
    em natal tudo e longe.
    tudo caro.
    a comida e horrivel.
    os guias te enganam
    o taxi custa uma fortuna.
    nao tem entretenimento e praia e so.
    unica coisa boa e a temperatura da agua do mar...

    ResponderExcluir
  62. be, cheguei de natal essa semana.nao gostei,a cidade 'e linda,mais não sabem recepcionar os turistas,quanto aos preços acho que em todas as cidades são assim,depende de onde se come,são preços diferentes
    nao vi uma feira de artesanato linda e chamativos preços das lembranças são abusivos
    enfim,gostei mais de fortaleza,maceio,porto seguro de que natal
    mais vale a pena conhecer,opinião e muito pessoal.nao voltaria,eles tem muito o que aprender para com os turistas.

    ResponderExcluir
  63. É trite para um amante de Natal e potiguar de corpo e alma como eu, ler palavras como a desta senhora. Vamos lá... A Marina Badauê é apenas um das dezenas de pontos de apoio que temos em todo litoral. Existe uma coisa chamada natureza que em qualquer canto do mundo pode deixar a água turva ou transparente. Vento, chuva, período do ano, etc, são alguns fatores. A água das piscinas naturais de Pirangi são sim transparentes na maioria dos dias do ano.
    Sobre o hotel, realmente não posso falar pois não o conheço internamente.
    Sobre o passeio de buggy, acredito que a senhora não tenha feito o passeio completo, por isso compara as nossas dunas com as de outra cidade, não tirando o mérito desta. Só para ficar claro, são as maiores e mais belas dunas da região, por isso fomos cenário de novelas importantes.
    Cachoeirinha. Acredito que o seu bugueiro não quis dizer que por lá ser um lugar isolado, era propenso a assaltos, como infelizmente já ocorreu. Problemas comuns a qualquer cidade do Brasil, cuja culpa não é do destino nem do povo.
    Tudo depende de um bom profissional lhe guiando... Não é a questão de ser abastardo para vir a Natal, isso é turismo. Serviços existem de todas as qualidades e valores. Isso acontece em qualquer local do mundo.
    Ah, sobre a cidade ter poucos atrativos turísticos não é verdade. A cidade muita história e atrativos turísticos sim, tanto por fazer parte da segunda gerra mundial, como pela invasão holandesa e por ser o verdadeiro local de primeira chegada dos portugueses. Portanto, Natal tem sim muita história e pontos turísticos interessantes.
    A propósito, guia CREDENCIADO pelo ministério do turismo não dirigiria o seu carro, a não ser que você tenha contratado um motoguia de carro próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecendo, a primeira chegada dos portugueses ao Brasil, foi no estado não na capital.

      Excluir
  64. Com certeza Natal é o melhor lugar e mais bonito do Brasil para morar e visitar..

    ResponderExcluir
  65. Silmara ,não sei se foi proposital, mas você fez uma boa enquete sobre a cidade de Natal, e pelo visto,houve um equilíbrio nas opiniões sobre a capital potiguar,talvez contrariando o seu objetivo tendencioso em manchar não só as belezas do meu estado,como também a hospitalidade impar do povo potiguar, perdão, mas sentir isso nos seus comentários, mesmo que, em partes você tenha vivenciado o que opinou no seu blog.

    ResponderExcluir
  66. Quem vai a São Paulo para apreciar o rio tietê com aquela fedentina,ou regiões poluídas das indústrias?....Quem vai ao Rio de Janeiro para apreciar fogo cruzado de bandidos do tráfico nas favelas?.....quem vai a Recife para sentir o fedor dos esgotos que deságua debaixo das pontes lá existentes?,,,,,e por aí vai,em todos os lugares, há coisas a se gostar,e outras detestar,no seu caso em Natal,você focou apenas em coisas que lhe desagradou,portanto me desculpe,foi uma enquete tendenciosa sim.

    ResponderExcluir
  67. Estou em Natal para visitar familiares. Também fiquei chocada com a sujeira e falta de organização na cidade. Muito caro e até agora somente fui bem atentidida no hotel.

    ResponderExcluir
  68. Caro Dinarte, não existe blog que não seja tendencioso, pois tratam-se de espaços para a opinião de 'seus autores'. Embora a 'minha opinião' sobre Natal não tenha sido muito positiva, deixei os leitores livres para comentarem e mantenho publicados todos os comentários.
    Abraços

    ResponderExcluir
  69. Ótimo post! Sou de Fortaleza, mas moro em Natal já há 4 anos e tenho que concordar que Natal me incomoda muito quando se trata de turismo. Uma atividade que sustenta a cidade e é tão mal gerida. É ridículo o que as pessoas aqui chamam de passeio e olha que já fiz alguns. Conheço todo o Nordeste e definitivamente Natal é uma das piores cidades que visitei para fazer turismo. Minha sugestão? Quer estrutura em praia urbana? Praia do futuro em Fortaleza. Quer sossego e ar puro? Praia do Patacho em Alagoas. Quer um por do sol digno de filme? João Pessoa. O Nordeste quem lugares lindos e Natal, embora tenha suas belezas, é deturpada pelos "profissionais" do turismo, uma pena que ainda hoje é assim aqui em Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quer dizer que Fortaleza é mais bonita que Natal onde? Fortal é boa pela vida noturna, isso sim, mas em beleza? Me poupoe! Praia do Patacho não é na capital, meu caro, estamos falando de capital. Tb posso citar Gostoso, Cunhaú, Baía Formosa, Caraúbas, Zumbi, Diogo Lopes... uma infinidade de belezas que só existem no litoral potiguar.

      Excluir
  70. Fui 2 vezes e gostei muito...A cidade é limpa, Muitas praias e lugares para ir, QUEM FALOU QUE NÃO TEM VIDA NOTURNA? Acho que nunca foi anoite na praia de ponta negra.

    Eu já fui e pretendo ir de novo, mas isso é uma opinião minha, cada um tem um mode de pensar.

    ResponderExcluir
  71. Sou de Natal, acho minha cidade linda, com um potencial enorme para receber qualquer turista, temos vida noturna sim, restaurantes maravilhosos, praias lindas com agua quentinha, lagoas com águas cristalina sim, hotéis maravilhosos e somos um povo muito acolhedor, por isso ficamos muito triste com esse tipo de comentário, muito deselegante. Sou incapaz de falar mal de uma cidade tipo o Rio de Janeiro, que com a sua beleza e a simpatia do povo carioca não deixa de receber turistas de toda parte do mundo. "certas coisas que penso, não devo expor nacionalmente"

    ResponderExcluir
  72. Detestei. Desculpem-me os moradores que trabalham, que realmente trabalham. Acho que são poucos. A maioria que perguntei vive de bolsa família. Nas ruas, pedia explicação sobre como chegar a um dos lugares considerados turísticos...a resposta era sempre a mesma depois de má vontade e preguiça desmedidas: ahhhh não sei nãaaaao! Nunca ouvi falar. Fiquei na Ponta Negra em frente ao morro do Careca. O hotel é legal, o melhor lugar que estive em Natal, mas apenas porque tinha turistas. A impressão que trago é de um povo que não gosta e não quer trabalhar. Os que trabalham com o turismo exploram. Do ponto de vista de estrutura e dos viventes locais: nada compensou. A natureza exuberante. Deus caprichou. Se isso bastar, visitem. Eu nunca mais...

    ResponderExcluir
  73. Gente fiquei perdida agora, estava 95% descida em ir morar em Natal indo agora em fevereiro, gelei com as opiniões.
    Vou considerar os comentários e fazer novos planos. João Pessoa talvez.

    Mair Lee.

    19/11/2014

    ResponderExcluir
  74. olha, vou conhecer Natal agora em janeiro de 2015. Vou preparado para adorar, mas o blog me assustou e fiquei com um pé atrás.
    Conheco Porto seguro, Salvador, Porto de Galinhas Recife, João Pessoa etc.. Fala sério: João Pessoa é demais!

    ResponderExcluir
  75. Luiz, a questão não é essa postagem do blog que reflete uma opinião, o que assusta é a quantidade de comentários concordando com ela. Mas como eu já disse, acho que todos os lugares valem a visita. Boa viagem.

    ResponderExcluir
  76. Fazendo meu check out agora. Me sentindo roubada. So p exemplo 7 reais uma agua de coco. Nao achei ruim mas tb nao volto.prefiro bahia e fortaleza. Indignada com os precos.

    ResponderExcluir
  77. Já morei em Recife, Fortaleza e agora estou em Natal.
    Todos os comentários, positivos e negativos, são reais.
    É uma capital como qualquer outra que vc pode ter boas e más experiências.
    Alguém já foi p Disney??? Fui há 15 anos atrás é tenho ótimas lembranças. Fui mês passado e não desejo voltar lá, horrível ! Filas p tudo, comida muito ruim e tudo muito caro.
    Quem nunca veio a Natal, venha. Escolha um bom hotel pelo tripadvisor/booking. Planeje passeios com bons agentes de turismo com dicas dos blogues, vá aos passeios na maré baixa...
    Pesquise antes, as boas dicas estão disponíveis na internet e as ruins também.
    Aki não é a melhor cidade nem a pior.
    Só não aconselho chegar de avião, pois construíram um novo aeroporto a R$150 de distância de Natal, uma palhaçada.
    Cheguem por João Pessoa e aluguem um carro.

    ResponderExcluir
  78. Quem deixou de apreciar o Rio De Janeiro,e visitá-la novamente como a cidade maravilhosa,mesmo com seus percalços crônicos,tipo violência gritante, diuturnamente, catástrofes anuais nos meses de janeiro de cada ano,dentre outras mazelas inerentes a maioria das cidades brasileiras, turísticas, ou não.Quando se visita outra cidade, aprecia-se o que há de bom naquele lugar,e não xereta-se falhas, e sai mal dizendo em tom de bairrismo, porque algum parente meu nasceu noutra cidade concorrente a minha,se ultimamente a Cidade de Natal foi mal administrada,isso não quer dizer ser um quadro irreversível,são fases.mesmo assim tais comentários maliciosos não ofuscam o que a capital potiguar tem de melhor,que é o seu povo hospitaleiro,e principalmente as belezas naturais com que DEUS contemplou esse pedacinho que fica na esquina do Brasil,os números não me deixam mentir,Natal está sempre bem ranqueada entre as dez capitais mais visitadas anualmente,confiram estatísticas em agências de viagem de renome nacional,isso foi conseguido por aqueles que visitaram, e recomendaram bem a capital do Rio Grande Do Norte,não foi nada encomendado para ludibriar nossos visitantes,falhas se encontra ,em todos os recantos desse país,agora querer pôr Natal como bode expiatório nessa história,é coisa maldosa sim.

    ResponderExcluir
  79. sou de BH e atualmente estou morando em Natal já há 3 anos...e infelizmente não tenho coisas muito positivas para dizer sobre a cidade do Natal e sobre o povo potiguar, a respeito da cidade posso garantir que possui uma péssima infraestrutura com pista esburacadas e estreitas, transporte urbano horrível, a cidade praticamente sem esgoto e muito suja...as praias muito mal cuidadas, ciclovias não existe na cidade, e tudo muito caro...bem, agora oque dizer sobre o povo potiguar?....bem, como foi dito já estou aqui há pouco mais de 3 anos e neste periodo de tempo conheci pessoas boas, mas estas foram raridades, pois no geral acho o povo potiguar nenhum pouquinho receptivo, é um povo mal educado e orgulhoso, que se preocupa em manter as aparencias, mas gostaria de frisar a respeito da hospitalidade, pois eles não são muito hospitaleiros, talvez por terem sofrido muito preconceito acabaram por se tornarem preconceituosos para com quem é de outros estados tb...bem, esta é minha opinião e ela tem sido unânime com pessoas de outros estados com quem tenho conversado aqui...outra dica é nunca visitar um potiguar com sede, pois voltará para casa com sede!!! rsrs....a respeito das mulheres o conselho que dou é que caso venha morar na cidade do Natal a trabalho ou qual seja lá o motivo que for..aconselho que não venha solteiro(essa dica é para os homens) pois as mulheres aqui são na maioria feias e interesseiras....as poucas bonitinhas que existem são mais interesseiras ainda....agora a parte de tudo isto eu posso lhes garantir que o sol desta região é maravilhoso e a brisa litorânea uma delicia....!! ps. estou aqui a trabalho....eu me contento a morar aqui apenas por conta do clima maravilhoso e da brisa e pelo meu trabalho ..claro!! tirando estas 3 coisas...a cidade do Natal seria um dos últimas lugares que escolheria para viver...fica a dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SERIA MUITO LEGAL SE VOCE TIVESSE CORAGEM DE MOSTRAR SUA CARA,POIS COLOCAR UM COMENTÁRIO COMO O SEU SEM SE EXPOR FICA MUITO FÁCIL! EU SOU DAQUÍ ,JÁ MOREI MUITOS ANOS NA ITALIA ONDE A MAIORIA DAS COISAS FUNCIONAM MUITO BEM, E VOLTEI POR ESCOLHA,LUGAR BOM É AQUELE ONDE NOS SENTIMOS BEM,SE VOCE NÃO GOSTA DA MINHA TERRA.. ARRUMA AS MALAS E CAI FORA! COISAS BOAS E RUINS EXISTEM EM TODAS AS CIDADES DO MUNDO,ASSIM COMO GENTE FEIA E BONITA,INTERESSEIRAS OU NÃO E PÃO DUROS TAMBÉM! EU NÃO SEI QUE TIPO DE PESSOAS VOCE CONHECEU A PONTO DE TE NEGAR UM COPO COM ÁGUA,MAS ISSO MUITO ME SURPREENDE,POIS ALÉM DE SERMOS UM POVO RECEPTIVO E CALOROSO,NÃO COSTUMAMOS NEGAR ÁGUA E COMIDA A QUEM NOS VISITA,MAS COMO DISSE ANTERIORMENTE...PÃO DURICE NÃO É UM PRIVILÉGIO SOMENTE DOS MINEIROS,GENTE BOA E RUIM EXISTEM EM TODOS OS LUGARES! SOBRE A EDUCAÇÃO POSSO ATÉ CONCORDAR CONTIGO,POIS SE O SISTEMA DE SAÚDE DEIXA A DESEJAR O QUE DIZER ENTÃO DO ENSINO NÉ? EMBORA ACHE QUE VOCE QUANDO AFIRMA QUE SOMOS UM POVO MAL EDUCADO,ESTEJA FALANDO DA IGNORANCIA E DOS MAUS MODOS QUE ALGUMAS PESSOAS TEM,POR FALTA DE OPORTUNIDADE! VOCE DIZ QUE SOMOS PRECONCEITUOSOS E ORGULHOSOS,O QUE DIZER ENTÃO DO SEU COMENTÁRIO SOBRE NOSSA GENTE E DAS MULHERES? ACHO QUE TRES ANOS AINDA NÃO FOI SUFICIENTE PARA CONHECER O QUE REALMENTE IMPORTA!

      Excluir
    2. Deixo publicadas todas as opiniões para que o leitor tenha parâmetros para escolher Às vezes penso em limitá-las apenas para aquelas cujos autores se identificam, o que evitaria situações como essa em que dois "anônimos" discordam e um acha que o outro deveria "mostrar sua cara". Não faz muito sentido, não acham?

      Excluir
  80. Estou em Natal (sou mineira e moro no Rio) e decepcionada com a cidade. Estou com meu marido em Ponta Negra no pior hotel que já me hospedei na vida: paradise araças. Vou fazer no tripadvisor uma resenha sobre.
    Triste ter que escrever isso, mas não vi hospitalidade nas pessoas, tudo é caro, nada espetacular.
    Pipa se salva! Ficamos 4 dias lá e 5 aqui. Gostei bastante de lá.
    Das capitais do nordeste, exceto Teresina que não conheço, é a pior.
    E comparada ao Ceará, perde de muito. Já fui várias vezes e AMO!

    ResponderExcluir
  81. Estava em dúvida entre Natal e Maceió. Depois desse post, vou pra Maceió. Agora, João Pessoa me surpreendeu muito! Que lugar lindo e superorganizado! Nem parece capital de estado! Um paraíso!

    ResponderExcluir
  82. Boa noite, Silmara! Que dicas você me daria sobre Maceió? Gosto de praia. Curto mais o dia. Não sou muito de noitada. Queria conhecer mais pelas praias mesmo. E gosto de cidades organizadas, como Joao Pessoa. Fortaleza é melhor que Maceió?

    ResponderExcluir
  83. Oi, Walter, eu estive em Maceió há muito tempo, mas tenho aqui no blog uma entrevista recente com uma amiga que mora lá. Dê uma olhada: http://www.deturistaaviajante.com/2012/06/entrevista-maceio-por-maria-amelia.html

    ResponderExcluir
  84. Valeu! Mas entre Maceió e Fortaleza, qual você me recomenda? Pretendo ir de 23 à 27 de dezembro.

    ResponderExcluir
  85. Caraca! Excelente entrevista! Vou pra Maceió mesmo; pelas fotos que eu vi, Fortaleza é meio parecida aqui com o Rio. Quero um lugar bem diferente. Valeu!

    ResponderExcluir
  86. Olá a todos os participantes do blog. Confesso que fiquei com muitas pulgas atrás da orelha após ler quase todos os comentários. Estou com viagem marcada para Natal e os comentários me assustaram bastante. Espero que, como todas as outras viagens que já fiz, dê tudo certo. Já pesquisei os preços de alguns passeios e realmente são bem altos. Se valem à pena só poderei dizer depois. Do nordeste só conheço Ceará e Pernambuco e posso afirmar que os passeios que fiz e lugares que conheci valeram muito à pena. São estados que pretendo voltar e explorar mais. Tomara que Natal seja mais uma boa experiência. Abç Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, também há opiniões positivas sobre Natal. Espero que você faça uma ótima viagem. Abraços

      Excluir
    2. Pra vc que vêm como turista é bom horrível e pra morar.

      Excluir
  87. O natal é linda mesmo só pra passeio mais pra morar é horrível, povo mal educado não são hospitaleiros é difícil até pra pedir licença ou por favor...etc morava no rio com td a violência mais as pessoas são acolhedoras...

    ResponderExcluir
  88. Povo potiguar não é receptivo e muito preconceituoso...

    ResponderExcluir
  89. Moro em Natal a 2 anos. Sou de SP. Acho a cidade um excelente lugar para morar. O clima aqui é perfeito: calor e vento. Tenho amizade com muitas pessoas por aqui e posso dizer que o povo é acolhedor e amigável. Existem lugares maravilhosos por aqui. Acho incrível pessoas dizerem que não gostaram de passear em Natal. As praias são maravilhosas. As pessoas precisam parar de comparar com outros lugares, pois cada um tem seus prós e contras. O inteligente é saber explorar o que existe de melhor em cada lugar que você visita e agradecer a Deus por ter feito lugares tão bonitos para nossa alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade se as pessoas vão à outras cidades com senso crítico,e opinaram apenas no que viram de ruim nesses locais,coloquem na balança,pontos negativos,e positivos,e depois deem uma opinião justa.como bom exemplo posso enfocar a cidade maravilhosa(Rio de janeiro);quem vai á esta cidade point principal do turismo nacional,e não gostam das suas belezas,por conta dos arrastões nas praias,e hotéis,e assaltos frequentes a luz do dia,sem contar a paisagem de favelas vista da orla carioca?....A maioria dos visitantes até desejam voltar mais vezes;


      Excluir
  90. Bem, eu sou do Rio e visitei Recife e João Pessoa. A capital paraibana é linda e bem organizada; Recife é bonita, mas me pareceu suja e bagunçada. Natal estaria na linha de qual das duas?

    ResponderExcluir
  91. Oi, Naara! Por você diz que é ruim de morar?

    ResponderExcluir
  92. Rs. É muito interessante essa questão sobre Natal; tão interessante que acaba de completar quatro anos. Parabéns, Silmara, por esse blog! Essa discussão ainda vai longe... Eu vou ter que conhecer a cidade, pra tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  93. Walter, visite sim! E quando voltar deixe aqui suas impressões também. Serão muito bem vindas.

    ResponderExcluir
  94. Entrei nesse blog para me informar a respeito da cidade de natal e o passeio de bugg, pois amanhã irei andar e estou muito ansiosa.
    olha queridos eu viajo muito, muito mesmo e quando cheguei aqui fiquei encantada com a entrada da cidade que é linda! e estou hospedada em hotem otimo e super em conta,(Intercity) fucionarios e atendimento nota 10.cheguei quinta atarde e volto para Belo Horizonte-MG, domingo na hora do almoço.o valor ficou em 661,00, SOMENTE A HOSPEDAGEM. RSRS como sou mineira e pão dura, fui ao extra e comprei agua,refri,lasanha congelada para nao sai para jantar,porque achei muito caro os restaurantes. mas até hoje estou apaixonada. vamos ver amanha e domingo, ai eu entro aqui e finalizo a minha imprenssão da cidade.bjs meu nome éBeatriz.

    ResponderExcluir
  95. Ai ai ai...fechamos um pacote para comemorarmos nossas bodas de prata em Natal (Ponta Negra). Iremos em agosto. No último fds uma amiga foi e não gostou,aí vim pesquisar na net e parei aqui. Agora é só deixar a onda nos levar...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, Daisy. Aproveite o máximo que der. Na volta você nos conta.

      Excluir
  96. Faça-me o favor!!!Comparar Natal com João pessoa,é comparar o Rio com Maceió!!!João pessoa só tem "matos'(Não vegetação atlântica mas grandes áreas no meio da cidade onde são áreas descuidas e um perigo para qualquer cidadão),a cidade não tem uma infraestrutura como a de Natal,violência alarmante....O ponto positivo de Jampa são suas atrações turisticas que são unicas MAS a cidade comparada a Natal em relação a organização,urbanismo,infraestrutura,segurança e etc....perde de capotada....Obs:Gosto muito de Jampa mas não para morar lá....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ,definitivamente, deve ter conhecido a periferia.

      Excluir
  97. Cara, não sei se tu conhece o Rio, mas aqui é praticamente só Barra da Tijuca e Zona Sul. O restante da cidade é bem sujo e pobre!

    ResponderExcluir
  98. É, daisy, minhas férias em Natal foi horrível! Não volto mais.

    ResponderExcluir
  99. Bem, em parte concordo com os comentários. Tirando Ponta Negra, Natal não tem mais nada. Todas as outras atrações, que são ótimas, são em cidades vizinhas, que demandam grandes deslocamentos.

    ResponderExcluir
  100. AMO JOÃO PESSOA,ACHEI LINDA E ATÉ MORARIA LÁ,EXISTE PRAIAS COMO BESSA ONDE VOCE DEIXA SUAS COISAS NA CADEIRA VAI TOMAR BANHO E ENCONTRA TUDO LÁ NA VOLTA! TEM UM POR DO SOL LINDO,MUITO VERDE E VOCE ENCONTRA DE TUDO UM POUCO. NATAL JÁ FOI ASSIM,E MESMO HOJE AS COISAS TENDO MUDADO, AMO MINHA CIDADE! ESTIVE EM SALVADOR E NO RIO DE JANEIRO(TENHO PAIXÃO POR ESSA CIDADE) E MESMO SENDO LUGARES PERIGOSOS,VOLTO COM CERTEZA! ESTIVE EM MINAS E TEM MUITA COISA LINDA! NO SUL ESTIVE SOMENTE NO PARANÁ E NÃO É A TOA QUE SE CHAMA CIDADE MODELO,EMBORA ACHE ALGUNS HABITANTES MUITO FRIOS! MAS SE DEUS NÃO AGRADOU TODO MUNDO O QUE DIZER DO RESTO NÉ? VIVÍ POR MUITOS ANOS EM FLORENÇA NA ITALIA,BERÇO DA CULTURA E ARQUITETURA, E UMA FRASE DITA POR UM CIDADÃO DA TERRA, NÃO ME SAIU MAIS DA CABEÇA..FLORENÇA É LINDA O QUE ESTRAGA SÃO AS PESSOAS DO LUGAR,SE ACHAM OS MELHORES,SÃO ARROGANTES E PRECONCEITUOSOS,ISSO PORQUE TEM HISTÓRIA,VEM GENTE DE TODO MUNDO APRENDER A LÍNGUA E CONHECER AS BELEZAS,E ESSE É O MELHOR EXEMPLO QUE TENHO PARA DEIXAR AQUÍ! FUI A FRANÇA,ESTIVE EM CANNES(É LINDA!) PARIS,E LÁ TAMBÉM SE APLICA O QUE DISSE ANTES,O QUE ESTRAGA É A PRESUNÇÃO DOS FRANCESES! SE VOCES PRESTARAM ATENÇÃO EU DIGO SEMPRE ESTIVE,PORQUE PRA CONHECER UM LOCAL É PRECISO MAIS QUE ALGUNS DIAS,POR ISSO ACHO QUE ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE MINHA CIDADE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE! É UMA PENA QUE POR ALGUNS COMENTÁRIOS,MUITA GENTE DESISTA ANTES MESMO DE VIR! JÁ VIAJEI BASTANTE...ALEMANHA,(MINHA LUA DE MEL FOI NA SUIÇA),ESTIVE EM SANREMO(CIDADE DAS FLORES) FRONTEIRA COM A FRANÇA,TORINO,PALERMO,SICILIA,VENEZA(ALGUMAS VEZES) NO VERÃO É UM ESGOTO A CÉU ABERTO,POIS A FEDENTINA DO CANAL É INSUPORTÁVEL,NO INVERNO VOCE NÃO QUASE NADA COM O NEVOEIRO,MELHOR PERÍODO É NA PRIMAVERA,ROMA QUE É ENCANTADORA,GÊNOVA,ONDE COMÍ O MELHOR PESTO DA MINHA VIDA! ,ESPANHA,BÉLGICA,MONACO(É LIDISSIMA!!!) ENFIM..ESTIVE EM MUITOS LUGARES,MAS REPITO,LUGAR BOM É AQUELE ONDE NOS SENTIMOS BEM! FICA A DICA: Meu nome é Maria

    ResponderExcluir
  101. Estive em Natal recentemente, como moro na Paraiba, vou sempre ao RN , inclusive meu sogro tem uma casa de pra em Barra do Cunhau, que fica perto de Pipa , Natal é uma cidade abandonada, fui ao mercado de artesanato que além de muito pequeno tem preços abusivos , senti medo de andar na orla pq tinha alguns marginais , vi eles em todos os lugares , policiamento zero , já Pipa eu amoooo é meu lugar preferido no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, eu vi marginais tb em Tambaú e cabo Branco.

      Excluir
  102. Obrigada por sua contribuição ao blog, Lindsay. Preciso me organizar para voltar a João Pessoa, quero conhecer tudo!! Abraços

    ResponderExcluir
  103. Bom...eu e meu love fizemos nossa primeira viagem de férias para outro estado...escolhemos Natal RN...nossas expectativas foram atendidas...ele paulistano ficou com os olhinhos brilhando de encanto, eu nasci no Paraná região Sul do país, filha de pernambucanos e morando a vida toda em São Paulo/SP, carinhosamente Sampa...o ano que vem nossa viagem será para Maceió ou Fortaleza...Ps. Nós I love Natal <3

    ResponderExcluir
  104. _ adoro natal ja e a terceira vez que vou em natal e adoro aquela cidade bei

    jos.

    ResponderExcluir
  105. Estive no mês de julho e estava chovendo muito e segundo os moradores a partir de setembro é melhor para conhecer a cidade, outra coisa que não gostei são as ladeiras, quem tem um pouco de limitação é complicado a locomoção , outro ponto relatado pelos moradores é que a violência aumentou e vimos também reportagem sobre arrastoes em restaurantes, e por falar em restaurantes..meu preferido fOi o tábua de carne, mas notei que lá termina cedo o atendimento
    Realmente me parece mais um turismo fotográfico. ..esperava mais, pois a propaganda é enorme. ..Pelo menos o hotel que fiquei valeu a pena !!!!parabéns pelo blog ,se tivesse visto antes não teria ido. .mas fica a dica pra quem planeja ir ...Não vá com muitas expectativas

    ResponderExcluir
  106. Contra números e fatos não há argumentos ,e opiniões parciais,consultem números crescente do turismo potiguar em revistas de alcance nacional,e internacional, especializadas no setor,inclusive com opinião de quem visitou a capital potiguar(Natal).Por que esta cidade ganhou prêmios no trip advisor, e top aviest recentemente?...Será que encomendaram as pesquisas sobre a procura por Natal, como umas das preferidas do Brasil?...Na top aviest, esta cidade foi pela sétima vez consecutiva a preferida por maioria das agências de viagem de São Paulo(sete vezes seguidas),A capital do RN alavancou de vez o turismo local,depois da copa do mundo,algum legado ficou por aqui,não obstante um belo e moderno estádio, a mobilidade urbana(viadutos,tuneis,drenagem de avenidas,etc,,),acrescentada da urbanização da orla marítima,e principalmente um moderno,e novo aeroporto,com maior capacidade de passageiros, e carga,adicione tudo isso às belezas da cidade,e o povo hospitaleiro, e tirem suas conclusões.Concluindo o raciocínio,quem visita o Rio de janeiro,porta de entrada do turismo no Brasil,e foca opinião na criminalidade crescente daquela maravilhosa cidade(arrastões nas praias em plena luz do dia,assaltos à hotéis),dentre outras mazelas desse país,e sai dizendo que nunca voltaria lá?....Mesma coisa se aplica noutras cidades,até mesmo em Natal,cidade aonde nasci, cresci, e vivo até hoje, me sinto privilegiado.

    ResponderExcluir
  107. Considerado o maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor revelou os dez destinos mais procurados para as férias de julho, segundo seus usuários brasileiros. A pesquisa traz ainda uma estimativa de quanto seria o custo médio de uma semana ao longo das férias escolares em cada uma das cidades elencadas, levando em conta gastos com hospedagens, refeições e passagens aéreas. A pesquisa aponta Gramado (RS) como o destino favorito dos brasileiros. Os outros representantes nacionais são Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Natal (RN). Orlando lidera as preferências internacionais. A lista também inclui Bariloche e Santiago, entre outros.

    ResponderExcluir
  108. Minha nossa!! Vou me casar em Outubro, e estava prestes a fechar o pacote para Natal.. Mais e agora? Ler esse blog me deixou preocupadissima!! rsrs Onde ir?

    ResponderExcluir
  109. Querida, vá tranquila, sendo uma viagem de lua de mel será inesquecível em qualquer parte do mundo! Inspire-se nas opiniões de quem foi recentemente e aprovou como de Josele ou Edmar que, por estarem identificadas, permitem que você troque outras ideias.
    Infelizmente vários comentários em defesa de Natal são anônimos, o que me deixa em dúvida sobre as autorias, uma vez que aqueles comentários identificados e a favor de Natal são em sua maioria de trabalhadores do turismo local, como o senhor Dinarte Grilo (Natal Veículos) que já deixou 3 comentários em épocas diferentes: janeiro/2014, outubro/2014 e julho/2015. Além desses há comentários de 'Guia Natal', 'Transporte Executivo', Osvaldo (agência de receptivo), Victor (trabalha com turismo) e 'Guia Felipe Rocha'.
    Entre as poucas opiniões de turistas que indicam a cidade, acho a de Pat Alves muito interessante: ela fez um relato detalhado em nov./2011 sobre o que mais gostou de Natal e em set./2013, após uma segunda visita à capital potiguar, publicou aqui uma opinião bem diferente da primeira.
    Abraços e boa viagem

    ResponderExcluir
  110. Eu mudei minha viagem de Natal pra Maceió, depois de ler o blog. Acho que fiz uma excelente troca.

    ResponderExcluir
  111. Olá Silmara!
    Talvez o período do ano que foi para Natal não favoreceu muito. Estive lá por duas vezes, (volteei porque amei!). Na primeira vez, 16 anos atras fui só com meu filho na época com 10 anos.Achei tudo lindo, ficamos em Ponta Negra e em frente ao hotel contratamos um bugueiro para as Dunas. Passamos um dia fantástico, ele nos levou a um restaurante bem simples de praia, de uma amiga dele,onde comemos lagostas até nos lambuzar por um preço único. Até lasanha de lagosta foi servida! Piscina natural cristalina, peixinhos ao nosso redor, tudo um sonho. Retornamos em 2013, dessa vez com marido e filha e ficamos na Praia dos Artistas num hotel bem mais simples (Residence Praia, se não erro o nome). Muito bem atendidos, alugamos um carro e foi o melhor que fizemos. Conhecemos de Ponta Negra até Genipabu com calma sem a obrigação de madrugar com a CVC no nosso encalço! rsrsrs Continuo gostando, mas fui nos meses de outubro e janeiro. Sempre praias e lagos límpidas. Nas ruas realmente há um certo descaso com a limpeza e manutenção. Andar a pé requer prestar atenção no chão para não cair... Mas em geral, fomos muito bem recebidos, hotel simples mas funcionários atenciosos, comida do restaurante do hotel ótima com preço justo. Sugiro um retorno em outro período, outro local, talvez sua impressão mude. Sou de São Paulo, e conheço Maceió, Porto Seguro, RJ, algumas cidades de Minas, Curitiba e um pouquinho só de Floripa, mas ainda retorno a Natal! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristina. Realmente pode ter sido em um período ruim, inclusive peguei alguns dias de chuva na semana em que estive por lá. Se houver uma nova oportunidade de visitar a cidade vou escolher outro período. Abraços

      Excluir
  112. Do nordeste só havia conhecido Maceió e agora em julho conheci Natal. Não pretendo voltar nunca mais. Não gostei dos passeios, as praias não são tão bonitas e o preço de tudo é muito caro. Ao contrario de Maceió onde as praias são lindissimas, preço bacana, otima infraestrutura e as pessoas são muito hospitaleiras. Esperava muito mais de Natal...

    ResponderExcluir
  113. Olá Silmara!
    Já fui 3 vezes a Natal e gostei muito. Apesar de ter gostado, concordo com algumas de suas considerações. Por fotos, Maceió parece melhor que Natal mesmo, mas depende do gosto de cada turista. Gosto da tranquilidade de Natal, das praias vazias, de conhecer as praias explorando cada pedacinho.

    ResponderExcluir
  114. Andressa-Lendo os comentários estou em dúvida...eu e meu esposo queremos ir a Natal final de Janeiro, o que vc indicam Natal, Maragoggi, Carneiros? por favor me ajudem...sou de SC e moro pertinho da praia e aqui temos muitas bonita!!1

    ResponderExcluir
  115. Realmente Natal é Linda,aspecto bem Top,Natal só tem a zona sul de Bonita,a Zona Norte é abandonada,O turismo em Natal é Caro,pois não é para Brasileiros e sim para Gringos ...ela é feita para Gringos,em Relação ao potiguar eles não aceitam críticas,São Orgulhosos e Metidos,até que na capital é diversificado por existir muitas pessoas misturadas..Não fui na Europa ...mas me disseram que é estilo europeu,Mulheres Lindas mas só Rola se você tiver Real,Para morar abra um negócio porquê pequeno lá não cresce,A cidade como estado não tem Cultura ...Onde não tem cultura não tem hospitalidade convenhamos....soube que Mossoró tem cultura Analisando: Na Bahia temos o axé,Na Paraíba Temos o Forró, em Pernambuco o Frevo,No Maranhão o Reggae,Maceió o Folclore....e no Rio Grande do Norte?

    ResponderExcluir
  116. Domingueira to partindo pra Natal, pra descansar a mente e relaxar, não me desanime senhorita, espero muito que seja top......hehehe

    ResponderExcluir
  117. Recentemente fiz um tour pelo nordeste fiquei oficialmente hospedado em porto de galinhas mas fui ate Maragogi,Paraíba e Natal (jenipabu) , de todos eu me apaixonei por Natal pq ?, afeto das pessoas paisagens alucinantes,tranquilidade. Não desfrutei do Mar apenas fiz os passeios de aventura nas dunas e nas lagoas .
    a questão de segurança pra mim é novidade não imaginava ser assim acreditava que pernambuco seria pior ,em questão do mar turvo até Maragogi e porto de galinhas são assim em mare alta talvez vc nao teve sorte de pegar a mare certa com o tempo certo mas de tudo sabemos que não da pra se ter tudo em um só lugar né.

    abraço a todos.

    ResponderExcluir
  118. Eleita pela sétima vez como o melhor destino turístico entre as cidades brasileiras – prêmio Top Aviesp, concedido pela Associação dos Agentes de Viagens de São Paulo (Aviesp) – Natal (RN) também foi eleita, em 2005, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a capital mais tranquila do Brasil. Outra conquista da capital potiguar foi a de ter o ar mais puro das Américas, título concedido pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) tendo por base estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

    Natal - Com belas praias e cartões postais, a capital do Rio Grande do Norte tenta frear o trabalho infantil durante a Copa do Mundo (Valter Campanato/Agência Brasil)
    Natal - A capital do Rio Grande do Norte é conhecida por suas belas praias e cartões postaisValter Campanato/Arquivo Agência Brasil
    “Cidade do Sol”, “Capital mundial do Buggy” e “Terra do Camarão” são também termos usados para se referir à capital do Rio Grande do Norte devido ao clima de verão que dura o ano inteiro; a uma de suas principais atividades de entretenimento; e ao crustáceo cultivado em diversos viveiros espalhados pelo estado e presente nos cardápios de muitos dos restaurantes da cidade.

    Por ser o ponto brasileiro localizado mais próximo à Europa e à África, também é chamada de “portal de entrada das Américas”

    ResponderExcluir
  119. Estive lá recentemente, no mesmo de março e adorei!!!
    Praias lindas, passeios sensacionais, as paisagens maravilhosas... O passeio nos recifes deve ser feito com a maré baixa senão não vai ver peixe mesmo... nós fomos e apesar de não saber nadar consegui ver os peixinhos e me diverti muito.
    O passeio de bug também foi sensacional, mas poderia ter sido melhor, pois fomos com um outro casal mais velho e eles optaram por um pouco menos de emoção nas dunas... mas valeu a pena.
    O hotel onde ficamos muito lindo, tudo limpinho, quarto arrumado todos os dias e o café da manhã sensacional, pois tinha de tudo um pouco. E a vista então?!!! De frente para a praia, então era todo dia acordar com a brisa do mar...
    É um passeio que eu quero fazer de novo...

    ResponderExcluir
  120. Olá ´pessoal, meu nome é Simone e estou precisando viajar. Conheço várias cidades brasileiras (Porto Seguro, Recife, Porto de Galinhas, Búzios, etc) e internacionais. Porém, perdi meu único filho em um assalto e preciso disparecer. Estive em Natal e Fortaleza a muitos anos atrás. Amo praia e a natureza em geral, mas estou sem motivação. Pensei em Maceió, Maranhão..., - Alguém tem alguma sugestão diferente e motivadora.
    Muito obrigada!
    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  121. Eu e meu marido viajamos para Natal no início desse mês,permanecendo lá por sete dias. Ficamos hospedados em Ponta Negra,que a partir de 22 h é um marasmo;ruas quase desertas e a maior parte dos restaurantes e lojas fechados. Fizemos passeios,alugamos carro... Ficamos um tanto decepcionados, pois esperávamos mais. As dunas,praias e lagoas são bonitas, limpas,águas mornas(diferente do sudeste),mas nada de excepcional ou deslumbrante. São mais bonitas nas fotos do que ao vivo;realmente turismo fotográfico e preços exorbitantes. O market da cidade é muito bem feito,porque ela não é tudo que vendem.Foi válido conhecer,mas não temos desejo de retornar.

    ResponderExcluir
  122. E AGORA? TENHO DE MORAR NO NORDESTE, DE PRAIAS DE ÁGUAS MORNAS, pois meu doce destino é nadar, como modo de me exercitar, já que o médico que operou meu joelho, há 5 anos, me determinou isso, "prá não ter de colocar uma prótese no joelho, daqui a 12 ou 15 anos. Portanto, é uma ordem!" Piscinas brasileiras, com todo o seu cloro, nem pensar! E escolhí Natal, pelo seu tamanho; o de capital de porte médio. Já comecei até a manter contatos com corretores de imóveis, prá tentar adquirir algum apê modesto, em lugar sossegado, à beir-mar. Mas, depois de vários comentários lidos, já vou viajar, agora na segunda quinzena de janeiro, com menos ambição de encontrar uma capital maravilhosa. Mas, ainda assim, apesar de suas possíveis deficiências, acho que NATAL irá me atender, naquilo que busco: 1) apê na quadra da praia; 2) praia tranquil, do tupo "piscinão"; 3) uma boa estrutura, com restaurantes naturais, bancos, clínicas de saúde e comércio. É pedir muito? Acho que não. Acho que vou achar essa condição que procuro. Amém!

    ResponderExcluir
  123. Tenho amigos que escolheram Natal como o primeiro estado a conhecer no Nordeste e se decepcionaram. Sempre falo que para começar é melhor Fortaleza, minha cidade. Conhecer Natal e achar que representa todo o Nordeste é a mesma coisa que conhecer Santos e achar que representa todas as praias e cidades do Sudeste.

    ResponderExcluir
  124. Não sei se ainda tá valendo pelo tempo rsrs mas acabei de vir de Natal e vou ter q morar lá...resumo da ópera em 2016...cidade bonita sim! Mas sem policiamento, sem bombeiros nas praias, e isso q não entendi p uma cidade turística-não tem condução descente. Poucos ônibus e velhos e horário escasso e não existe transporte público alternativo. Vc morre no dindin pq vai ter q alugar carrou ou pegar táxi(q não é barato...nenhuma das duas opções). Aeroporto muito longe! A cidade é bonita, mas a estrutura é horrível. Minha opnião ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a postagem tem um bom tempinho e minha viagem à Natal também, mas há várias opiniões recentes nos comentários e parece que não mudou muita coisa. É mesmo uma pena.

      Excluir
  125. Morei em Natal pelo 01 ano, realmente tem suas mazelas como qualquer cidade (segurança, saúde, etc.) porem, tive a oportunidade de vivenciar dias lindos, com agua transparente, peixinhos nadando na volta, sem a necessidade de pagar nada. Procurando, informando-se sobre a maré e fugindo de guias, descobri praias com piscinas naturais e lagoas maravilhosas.
    Uma dica para quem for visitar Natal como turista.....
    - Fuga dos guias;
    - Alugue um carro e explore;
    - Faça amizades com o povo (mercado, buteco ou seja onde for), este te informarão sem custo lugares inexplorados turisticamente.
    - Observe sempre antes de descer do carro a movimentação, pois até em Copacabana você corre riscos.
    - Fica minha humilde dica, pois em 01 ano se aprende muito sobre o lugar.
    A proposito, vou voltar a morar em Natal, este é meu objetivo em 2016.

    ResponderExcluir
  126. Poxa comprei um pacote para Natal mas depois de ler a sua resenha e os comentários,me arrependi mto e infelizmente n da p cancelar pois as multas sao caris simas,devia ter pesquisado mais antes de fechar,fkei entre porto de galinhas e Natal, e no fim preferi Natal mas agora estou morrendo de medo de sair de la frustrada com a viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense assim, qualquer lugar vale a pena para se conhecer. Entre os comentários há aqueles de quem gostou muito da cidade. Depois você conta pra gente suas impressões também. Boa viagem.

      Excluir
  127. A cidade é esburacada, os canteiros sujos, a coleta de lixo deficitária, a violência é uma realidade gritante em todas os bairros da cidade. Sou natalense e me envergonho pelo estado lastimável que a cidade se encontra. As praias são muito ruins, quase todas poluidas e extremamente mal frequentadas. A melhorzinha é Ponta Negra. As praias do Meio, Forte e dos Artistas são desaconselháveis porque é grande a frequência de moradores das favelas do Motor, Brasília Teimosa, Vietnam e Mãe Luiza. Tiroteios, assaltos e até mesmo assassinatos são frequentes nesses espaços.

    ResponderExcluir
  128. A praia da Redinha é uma espécie de versão natalense do Piscinão de Ramos. Uma muvuca frequentada pelo povão da região mais pobre da cidade. Mulher bonita é lenda urbana nessa praia. Gente feia comendo farofa, número exorbitante de ambulantes, enfim, uma visão dantesca da bagunça que é Natal.

    ResponderExcluir
  129. Quase quatro anos após a saída da ex prefeita Micarla de Souza, o atual prefeito Carlos Eduardo Alves nada fez para reverter o estado de penúria que a cidade se encontra. Mesmo assim, o povo da cidade - interesseiros, antipáticos e bairristas aplaudem a suprema incompetência desse senhor.

    ResponderExcluir
  130. Bairros do centro histórico:

    Cidade Alta - comércio em franca decadência, ruas sujas, esburacadas, construções antigas em péssimo estado de conservação, museus pobrinhos e sem grandes atrativos.

    Ribeira - bairro praticamente em ruínas, local onde a cidade surgiu séculos atrás. Praças super mal cuidadas, pixação para todos os lados, grande número de cortiços e demais ambientes insalubres, número significativo de dependentes químicos ( fumadores de crack) vagando pelas ruas. Local quase deserto, não policiado e altamente perigoso. Teatro mais antigo do estado - o Alberto Maranhão - encontra-se fechado há vários anos e a praça Augusto Severo é ponto de encontro de drogados e prostitutas mendigas.

    ResponderExcluir
  131. Olhe pessoal, Natal deve ter seus problemas, assim como todas as cidades os têm. Entrei neste blog, pois penso em mudar para Natal, a minha primeira impressão antes de sair de meu estado, São Paulo, era a desta disputa entre o norte do país e o sul do país, agora vejo que isto é maior do que imaginei, más administrações públicas são um problema nacional, drogas e prostituição também, entretanto penso o seguinte, São Paulo é um centro de excelência em tecnologias e inovações, também o estado mais rico da nação, isto é incontestável, o que temos que fazer é analisar fatos, e parar com esta briguinha de bairristas, pois isto é o que os nosso "ilustres" políticos adoram fomentar, somos todos seres humanos tentando a vida, se nos deixarmos levar por estas ondas de separatismo induzidas estaremos fadados a uma briga infinita, precisamos lutar por direitos legítimos, como excelente moradia, excelente nível de educação, saúde e segurança, e o mais importante, salários que lhe proporcionem o mínimo de dignidade, para não ser escravo da esmola família, quando chega a época de eleições vejo escolas de renome na formação profissional, se vendendo, provendo cursos apenas porque um "ilustre" candidato está encabeçando a proposta. Natal, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e todas as outras capitais têm os seus problemas, o que está estragando nossos passeios é a eterna ganância de alguns. Agora com relação a Natal, desisti de mudar pra lá apenas pelo ego ferido da população local, vou ficar aqui no meu, como alguns colocaram, estado com o tietê fedido, pois não vale a pena entrar nesta briga de bairros. Fiquem com Natal e divirtam-se, até nunca, meu dinheiro fica comigo e vou pegar uma limpa piscina, em um limpo clube com excelente estrutura e atendimento profissional. Até Potiguares, sejam felizes com o que têm, que eu fico triste com todas as oportunidades que meu estado de rio fedido me oferece. Abraços.

    ResponderExcluir
  132. Oi gente! Sou gaúcha de Porto Alegre e conheci alguns lugares lindos em Pernambuco, Alagoas e no Ceará... certamente voltaria a vários dos lugares que visitei... amei Maceió, hospitaleira, urbanizada... Fortaleza é legal também... Mas lugares como Maragogi, Paripuera, Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas, Praia do Francês... são inesquecíveis...paraísos! e já ouvimos comentários negativos também sobre esses lugares. Dependendo da época do ano, podem ser uma muvuca (dizemos isso aqui no Sul, quando é um atrolho de gente hehe)... realmente acho que o gostar ou não depende de vários fatores, mas estou ouvindo muitas críticas importantes sobre Natal... Estava planejando as férias de julho no intuito de conhecer Natal, Pipa etc... mas lendo aqui o blog, estou pensando em trocar para João Pessoa... a questão do aeroporto de Natal ser longe pra caramba, a falta de hospitalidade, de segurança na orla (a orla de Maceió pra quem não conhece é a mais segura que já fui, cheia de policiamento, andava com meu marido e dois filhos até a meia noite sem medo algum), o alto custo, o fato das praias não serem tão lindas (ainda mais depois de conhecer alguns paraísos na terra como os citados) me deram um banho de água fria... se alguém tiver dicas sobre João Pessoa, agradeço muito :) ... Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Pessoa foi a melhor capital que visitei no Nordeste. As praias são limpas, proprias pra banhoa orla é limpa e bem cuidada, sem prédios altos... Respira-se tranquilidade por toda a cidade. Excelente escolha!

      Excluir
  133. Fui a Natal em 2011 de avião e estarei retornando por terra com 4x4 em setembro. Foi uma grande viagem. Quando você se desloca para Natal, sua intenção deverá ser de conhecer o litoral potiguar e não somente a capital. Para conhecer e curtir Natal sugiro que não se acomode, ou seja, alugue um carro para sair explorando e reserve pelo menos uns 3 dias para Pipa, principalmente em um final de semana, pois, lá sim tem uma vida noturna bem agitada e com bares e restaurantes surpreendentes. Fique uns 2 dias em Baía Formosa e Sagi e sinta a tranquilidade e exuberância do local. Se desloque para Galinhos, mas não vá no bate-volta, pois são 180 Km. Galinhos foi um dos lugares mais lindos que já conheci em toda minha vida. Contrate um guia somente para fazer o passeio de bugue nas dunas de Genipabu. No resto, pesquise antes e explore você mesmo, pois assim retornará com uma impressão positiva do RIO GRANDE DO NORTE, totalmente diferente do que foi descrito aqui. Não se acomode somente com Natal e imediações... EXPLORE!

    DICAS LITORAL NORTE
    - Genipabu;
    - Lagoa e dunas de Jacumã e lagoa de Pitangui (não perca tempo com o parque Santa Mônica. O visual e as dunas de Jacumã são muito melhores);
    - Barra do Punaú (faça o passei de quadriciclo);
    - Perobas (melhor do que Maracajaú. Pode não ter uma variedade maior de peixes, mas a água é muuuuuito mais cristalina e mais rasa);
    - São Miguel do Gostoso (se você gosta de esportes radicais como windsurf);
    - Galinhos (alugue um 4x4 e vá pelo litoral a partir de São Miguel do Gostoso, conhecendo a praia de Tourinhos e toda área de dunas de Galinhos, mas se você não tem experiência com off-road vá pelo asfalto deixando o carro em Pratagil).

    DICAS LITORAL SUL:
    - Cajueiro de Pitangui (conheça no caminho para Camurupim e Lagoa de Arituba);
    - Praia de Camurupim (muito linda e ideal para crianças);
    - Lagoa de Arituba;
    - Lagoa do Carcará (pesquise a rota antecipadamente pelo Google Maps. GPS pode esquecer. A dificuldade de chegar no local é compensado pela beleza da lagoa. Se for voltar para Natal pela BR101, não deixe de parar dentro de Nísia Floresta e conhecer um dos únicos baobás, a árvore do Pequeno Príncipe originária da África, plantados no Brasil);
    - Tibau do Sul e Lagoa de Guaraíras (em Tibau do Sul faz um crepe e um caldinho de camarão delicioso. Para conhecer melhor a Lagoa de Guaraíras, os golfinhos e pôr-do-sol na lagoa, faça o passeio no barco Maria Maria do Galego, saindo de Pipa);
    - Day-use na Ponta do Pirambu (tem um piscina com borda infinita);
    - Praias de Pipa (reserve pelo menos 3 dias em Pipa);
    - Barra do Cunhaú (contrate uma jangada e faça o passeio no mangue. Indo com crianças fica ainda mais interessante. Se possível vá de Pipa a Barra do Cunhaú pela praia, passando por Sibaúma na maré baixa);
    - Baía Formosa;
    - Lagoa da Coca-Cola ou Lagoa da Araraquara (para entrar somente com bugueiro credenciado ou por trilha que leva umas 2 horas, mas vale a pena);
    - Sagi (Fique uns 2 dias aqui. Esse lugar é um paraíso. Fica na divisa do RN com a PB).

    Fiquei 14 dias entre Natal e Pipa e não vi nenhuma criminalidade, nem mesmo na praia de Ponta Negra à noite, onde me disseram para evitar. O máximo que vimos foi algumas crianças nos semáforos pedindo para limpar o pára-brisa do carro em troca de umas moedas, mas sem risco algum. Evitem o bairro da Ribeira. Lá sim dizem que é muito perigoso, mas em contrapartida, não há nada de interessante para ver. Para quem gosta de agito, reservem umas noites no bairro do Tirol. É lá que a moçada de Natal frequenta. Reservem pelo menos uma refeição no restaurante Marenosso, dentro de Centro de Turismo de Natal onde antigamente era uma cadeia. A vista do restaurante é de tirar o fôlego. Nas noites de quinta o Centro de Turismo promove o forró com turista. É muito animado. Se for passear pelo interior, não deixem de conhecer o Lajedo da Soledade em Apodi e o Castelo Zé dos Montes em Sítio Novo.

    Nessa futura viagem pretendemos aproveita ainda mais esse Estado lindo e acolhedor.

    ResponderExcluir
  134. Olá, Silmara! Você tinha toda razão: Natal decepcionou. O mar é lindo, mas a infra-estrutura é decadente; as vias que beiram Ponta Negra parecem uma favelinha, ruas esburacadas, calçadão abandonado... O que tem de bom é o mar, que é espetacular, via costeira linda... Mas a parte que ficou pra mão do homem complementar a natureza divina fica devendo, pelo status que possui. Não volto.

    ResponderExcluir
  135. Oi, Anônima gaúcha, João Pessoa pra mim ganha de longe. A orla é linda e muito bem cuidada e limpa; diferentemente de Natal, ao afastar-se da praia, periferia adentro, a cidade permanece linda e bem organizada.

    ResponderExcluir
  136. Olá Silmara, cheguei ontem de Natal, também concordo com você, não sei porque esse comercial todo que as agencias fazem de lá e o destino ser o mais caro do nordeste, na verdade achei a realidade bem longe da expectativa que criam na gente, com certeza lá não é tudo ruim mas não merece uma segunda vista, apesar que ficou vários lugares que fiquei com vontade de conhecer mas não foi possível pois o preço do passeio era salgado, Tipo "galinhos" R$80,00 por pessoa. A cidade achei a comida muito cara e nem era tão boa assim, o meu hotel fiquei satisfeita e ficava em uma das melhores praias de natal que é Ponta Negra, mas achei que os passeios que eu fiz tinha muito comercial e pouco conteúdo, e não gostei da Praia de Pipa que era cheia de pedras, mas a parte das lojinhas e dos restaurantes achei legal, mas uma coisa que não vi em nenhum outro lugar que visitei é a hospitalidade e a educação do povo de lá, achei eles prestativos e atenciosos. Mas quem for a Natal pode preparar o bolso, mas acho que cada pessoa vê de uma forma diferente, fui em um grupo de seis pessoas, uns gostaram e outros nem tanto então depende de cada um mesmo, essa é só minha opinião. Ah, mas o passeio de buggy eu adorei, com certeza repetiria de novo.

    ResponderExcluir
  137. Concordo em quase tudo que foi escrito sobre Natal. Estivemos em Natal em 2005 e não tinha gostado, mas como temos ido ao nordeste duas a três vezes por ano, principalmente em Maceió ( a melhor pelos passeios e conforto na beira da praia), Porto de Galinhas (com hospedagem na vila), João Pessoa (poucos passeios bons,mas a aquela praia não precisa mais nada) e Salvador, resolvemos esquecer o passado e voltar a Natal para variar, mas ficamos decepcionados. Tínhamos outras escolhas, como Fortaleza, Aracaju e Porto Seguro, mas Fortaleza embora bela não possui praias boas, Porto Seguro é importante somente pela história e Aracaju deixamos para uma próxima. Mas, posso assegurar que tão cedo não ponho meus pés nesta cidade chamada Natal. Nas próximas viagens voltaremos ao nosso roteiro nordestino: Maceió, Porto de Galinhas, João pessoa e Salvador.
    Hospedamo-nos na Av. Roberto freire e para ir a praia havia uma rampa de umas 3 quadras porque nas ruas próximas à praia não havia comércio (tudo localizado na Av. Roberto Freire e acima), os passeios, com exceção das Dunas de Genipabú (este vale a pena), são um atentado ao bolso e o que é oferecido é só uma perna de tempo. Para matar a saudade de coisas boas, aproveitei um passeio para João Pessoa, matei a saudade do que é bom e curti minha decepção ouvindo o Bolero de Ravel. As praias urbanas de Natal estão num buraco, sendo que as ruasn próximas não têm comércio, porém encontramos coisas bonitas como o Parque Eólico ( em Galos), s Salinas e as Dunas de Genipabú, mas acho que para ver somente algumas coisas belas o valor sai muito caro.

    ResponderExcluir
  138. Olá pessoal eu retornei de Fortaleza agora dia 31/08 eu gostei muito e quero retornar novamente,amei os lugares que conheci lá,mercado central,centro cultural dragão do mar,feirinha da madrugada,as praias eu achei perfeitas como morro branco,cumbuco,lagoinha,canoa quebrada e praia do futuro,tem mais algumas no roteiro mais infelizmente não conheci,tem tambem o parque aquático beach park que muito top,eu achei meio salgado o vaLor da entrada R$ 205,00 adulto fora alimentação,fiquei em um hotel na praia de Iracema e todos os dias andei pela orla pra ir na feirinha beira mar meirelles (que adorei por sinal),quanto a assalto fiquei sabendo que tem muito por lá,mas ali ao em torno é ponto turistico tem muitos hoteis então tinha muito policiamento nessa região,com relação a limpeza estava tudo ok nessa região que estou citando,mas fora dali vc nota que a cidade é bem abandonada pelo poder publico,parece que não tem coleta de lixo na cidade,andei duas vezes de circular e tbm não tive do que reclama rsrsrs,uma pena que não fui em jericoacoara que parece ser um paraiso,mas não tive coragem de fazer o passeio bate volta achei meio cansativo,então pretendo retornar novamente pra conhecer ;)
    Ja estava aqui olhando passeio pra ano que vem e estava na duvida de João pessoa ou Natal :( :(
    Estou na duvida ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Gih Leite, Jampa foi a capital que eu mais gostei no Nordeste. As praias urbanas são limpas e muito bonitas, a orla superorganizada, e a cidade é muito tranquila. Não é noturna, pra quem gosta de balada; é uma capital pra curtir durante o dia. Te recomendo.

      Excluir
  139. Oi Gih leite! nem pense, vá direto para João Pessoa e hospede-se num flat a beira mar, o Israel Flat ( veja na internet). Em João Pessoa, agenda um passeio para o litoral sul, outro para o por do sol em Jacaré e um 3º para a ilha de areia vermelha (banco de areia na maré baixa) e o resto dos dias curta a bela praia de Tambaú. Estive agora em agosto/2016 em Natal e garanto que não chega aos pés de João Pessoa. pelo preço, facilidade de chegar á praia. Em natal existem dois passeios que valem a pena, Genipabú e Camurupim com lagoa de Arituba, pois os outros são caros e não compensam o tempo e os gastos.No flat israel procura alugar um aptº do sr. Leonel Cavalcanti ou Margareth Cavalcanti, cujos tel. são
    (83)9968 0434. Antes de ir a Natal, leia tudo o que escreveram nesta página. Não esqueça também de Maceio alugando um aptº no edif. Neo 1 (beira mar da melhor praia urbana que é pajuçara. Outra opção é alugar um aptº na praia do Porto da barra em Salvador, no edif. Praia Ville (beira mar) cujo tel. é (71)9177 7693 ou (71) 3354 2572.Muita gente foi a Natal e gostou muito, mas acho que não conhecem bem Maceió, João Pessoa, Salvador e nem Porto de Galinhas. Depois de conheceres bem estas praias, aí sim, vá à Natal.

    ResponderExcluir
  140. Caramba, um post tão antigo e rendendo comentários até hoje! E ainda bem que encontrei este espaço, pude ver diversas opiniões a respeito de dois lugares que estou em duvida para passar minha lua de mel! Natal ou Maceió, eis a questão! Eu estava muito inclinada a ir para Natal, mas mesmo pelo Tripadvisor vi muuuuuitas reclamações dos hotéis, infraestrutura, preços abusivos aos turistas e etc...
    Fui olhar Maceió para ver se tinham as mesmas reclamações, e fiquei pasma... É claro que sempre terão os dois lados da moeda, mas Maceió me surpreendeu pela quantidade de comentários BONS e pouquíssimos ruins. Então, acho que meu novo destino será Maceió! Conheci Porto de Galinhas em Maio/2014 e me APAIXONEI! Lugar maravilhoso que pretendo voltar assim que puder. Apenas não vou para lá na lua de mel, pois acho que devemos conhecer novos lugares! Se alguém ler meu comentário que já tenha ido a Maceió, venha aqui e me conte como foi, quais passeios são bons, e etc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não volto para Maceio, pra mim Natal e bem melhor.. Unica coisa boa de Maceio foi o Hotel..

      Excluir
  141. Bem, Paula,se você quer estar numa cidade que tem preços justos, orla linda e bem cuidada, com atrações de dia e de noite, facilidade de locomoção para paraíso bem próximos, infraestrutura e bom atendimento, vá pra Maceió. E não deixe de conhecer Maragogi(não só pelas galés, as praias são maravilhosas), Barra de São Miguel, Gunga, Paripueira, S. M. dos Milagres, Ipioca, Praia do Patacho... Se todas essas atrações não te interessam, vá pra Natal!

    ResponderExcluir
  142. Fiquei impressionada com esta publicação, pra mim a viagem à Natal foi maravilhosa, fiz passeios à lugares lindos, com guias (Cvc) maravilhosos que davam uma aula da história daquele lugar, ficamos em pontos de apoio com toda estrutura, restaurante, barracas em frente as praias, comida muito boa! Não tivemos nenhum tipo de transtorno, foram dias de encantamento e diversão! Gente faz toda diferença viajar e ter guias tão profissionais, eles nos levaram para os melhores lugares, não adianta pensar em fazer tudo por conta, por que vão deixar de conhecer muita coisa. Fizemos passeio de bugue,mergulho nas piscinas naturais, fomos à divisa com Paraíba, lagoa da coca cola, praia de pipa, Sigi, etc! Com certeza um dia voltarei para Natal, está viagem é uma linda lembrança!

    ResponderExcluir
  143. MEU DEUS!!!! Estou aproximadamente 1 hora e meia lendo quase todas as opiniões.E francamente estou de boca aberta!!! Ou melhor apavorada!!!!!! Pois, viajo na próxima semana para Natal Vou ficar num hotel em Ponta Negra. E para ser sincera eu deseja ir mesmo era para outra cidade praiana. Mas, por incentivo de alguns colegas de trabalho mudei meu roteiro. E agora??? Pelos comentários a exploração e descaso do governo são os grandes vilões. Espero sinceramente que algo tenha mudado!!!

    ResponderExcluir
  144. Estive em Natal no mês passado, e pra mim e minha família a viagem foi maravilhosa, por sorte só compramos dois passeios da empresa que representa a cvc lá, por sorte, por que quem comprou todos os passeios se arrependeu, eu comprei so o passeio pra Pipa e Maracajau, O de Pipa foi terrivel, o lugar era bonito, mais paramos longe de tudo num restaurante com estrutura pessima, eles fazem isso, levam ate um restaurante longe de tudo e vc fica la, geralmente num pedaço deserto de praia, Maracajau foi Maravilhoso pelo mergulho, se fosse particular fora da agencia seria igual, pros outros lugares fomos de taxi e foi muito bom, Pirangi, Lagoa do Arituba, Cumurupi, Genipabu fomos de bug, esses lugares foi maravilhoso, o Arituba e Cumurupi nao existe nos roteiros das agencias, e foi onde mais gostamos, o pessoal que foi com a gencia nos passeios deles so reclamou que paravam nesses restaurantes longe de tudo sem opções e com praia de mar bravo, foi uma pena, pois a Pipa tem muita coisa pra conehcer e é lindo, vou ter que ir de volta uma proxima vez, achei otimas opções de lugar pra comer Na Ponta Negra que foi onde ficamos hospedados, o Hotel era muito bom, com uma estrutura a cima da media de outros hoteis 4 estrelas, tem muito lugar bonito pra conhecer e da pra aproveitar bastante, quero ir de volta, so achei Porto de Galinhas melhor do que la, dos lugares que eu conheço, por exemplo, costa do sauipe, porto seguro, Maceio e Fortaleza eu nao volto. A cidade tambem e otima de preços, nao achei nada caro la, o passeio mais caro que fiz foi o de bug pra genipabu, mais vale a pena, o taxi e de valores acessíveis, os carros pra alugar tambem. Apesar de ser o pacote mais caro pro nordeste, Achei que ia gastar bem mais lá, mais pelo contrario, tirando o pacote, foi a cidade onde menos gastei no nordeste, acho que vai da sorte da pessoa, a unica dica que deixo, é pra nao fechar os pacotes de empresas conviniadas com cv ou tam, por que eles levam em lugares marcados pra gente etr de consumir, sem falar na demora pra chegar e na pressa de voltar, pra quem for, é legal conversar com os taxistas e falar quais suas expectativas de lugares pra conhecer, que eles levam onde vc quer de verdade, as vezes fora de roteiro de agencia, como foi meu caso. Desejo uma viagem tão boa quanto a que eu tive para Natal!

    ResponderExcluir
  145. Boa Tarde estou de viajem marcada para Natal agora no reveillon e decidir pesquisar sobre confesso que estou um pouco apreensiva sobre as opiniões. Sou de Salvador se quiserem dicas daqui estou a disposição como vi as pessoas postando muitas dicas vou postar também as minhas experiencias com as viajens que fiz.
    Fui 2x a Parnambuco e fique hospedada na Boa viajem em Recife (melhor lugar para se hospedar em minha opinião) sou apaixonada por recife pórem o custo de lá é alto mas vale a pena. Tem dois exelentes restaurantes na boa viajem que é o Chica Pitanga e o Ilha Sertaneja. O passeio a praia de Carneiros é perfeito barraca Bora Bora como sempre com o exelente atendimento e comida deliciosa. Sobre Porto de Gailnhas é ótimo para fazer compras tenham auto controle se nn vcs gastam seu dinheiro todo la porq tem muitas coisas legais para comprar, ja o atendimento na barraca de praia é horrivel demorado demais os atendentes são frios e desatenciosos. Outro lugar de pernambuco que só valeu pela paisagem foi a ilha de itamaracá sem estrutura comida ruim e cara. Vale muito a pena conhecer o recife antigo que a noite é bem badalado e de dia tirem fotos lindas conhecam a casa dos bonecos gigantes que tem em recife e em olinda tem tambem o shopping da alfandega muito lindo la mesmo pertinhlo do marco zero e não esqueçam de ir ao museu Ricardo Brenant muito lindo ele fica na cidade universitária a noite tranquilamante vc pode passear no calçadão da boa viagem e ir a feirinha na praça da igreja da boa viajem de dia pode pegar um sol na praia mas cuidado com os Tubarões eu nao me arrisquei (rs)
    Não tenho oq dizer de Pernambuco amo esse estado e moraria lá tranquilamente...

    ResponderExcluir
  146. Agora vamos á Maceió-Al
    Fui também duas vezes a primeira foi em 2008 carnaval.
    Fiquei encantada curti todos os passeios só nn consegui ir nas piscinas naturais de Pajuçara. :(
    Melhor lugar para se hospedar é a praia de pajuçara e a de 7 coqueiros
    Super aconselho um restaurante chamado Imperador dos camarões comida ótima e atendimento de exelencia sorveteria bali em pajuçara tambem fica numa esquina grande variedades de sorvetes entrando nessa esquina vc acha uma pizzaria top também que nn me lembro mais o nome. Nesse ano eu andava pela rua a noite tranquilamente no calçadão em frente a praia e no penultimo dia descobri que a policia estava em greve. Porém ano passado voltei lá os restaurantes continuam na mesma exelencia os passeios maravihosos porém a orla de pajuçara tinha muito pivete usuário de drogas eles aprarecem mais a noite quase fui assaltada por um incluisve alguns restaurantes supler criativos para não perderem sua clientela implantou uma van que vc pede na recepção do seu hotel e eles ligam p te buscar e após sua refeição eles te levam de volta para o hotel gratuitamente. Fiquei triste em ver Maceió nesse estado de calamidade e saindo na imprensa com a cidade mais Violenta do Brasil, mas mesmo assim dá para ir muito bom e bonito o lugar.

    - Espero que minha dicas tenham servido para vcs, caso queiram dicas sobre a Bahia podem entrar em contato comigo estarei disponivel.

    E tomara que eu goste de Natal estou indo de coração aberto.

    ResponderExcluir
  147. Natal pode não ser a melhor capital do nordeste, mas tem algumas das praias mais lindas que já conheci, só que tem que andar um pouquinho, vale a pena conhecer Pipa e a região, Genipabu e a lagoa de Arituba. O resto é resto.

    ResponderExcluir
  148. O natalense é um povo muito estranho.São invejosos,arrogantes,preconceituosos com pobres e negros,são mau educados,grosseiros, sem simpatia, sem hospitalidade, muito difícil fazer amizade verdadeira aqui.Falo isso pois moro aqui há 3,5 anos, e não vejo a hora de ir embora daqui!!!

    ResponderExcluir
  149. Venham a Natal gente, a cidade é linda, mais de 400 km de praias encantadoras, deliciosas iguarias da gastronomia local como a ginga com tapioca no mercado da Redinha, pratos típicos da região nordeste no Restaurante Mangai, o restaurante camarões que serve o crustáceo que deu nome aos potiguares, Potiguar que dizer "comedor de camarão". A Noiva do Sol, a Capital Espacial do Brasil nome dado por conta da primeira base de foguetes da américa do sul que se localizava na região, onde se pode respirar o ar mais puro das américas, conforme classificado pela Nasa. É uma das cidades brasileiras onde reside mais estrangeiros. Por ser a capital mais próxima da Europa, Natal é o destino turístico de muitos cruzeiros internacionais e muito procurada por turistas e estudantes estrangeiros. Geralmente são turistas provenientes de países europeus, países escandinavos e de países africanos. Se eles são bem recebidos vocês também serão.

    ResponderExcluir
  150. Querida, eu realmente estou decepcionado; mas com seu blog! è uma tendencialidade incrivel de deturpar um lugar. Você acha que tem esse direito pelo bom senso de cidadã? Meu Deus! A impressão que fica é: Natal é a única cidade que tem coisas ruins no Nordeste! Pasmem! Problemas há em todo o Brasil, principalmente no Rio de janeiro considerada de maravilhosa. Dizer que Natal não tem praias bonitas, águas transparentes... as dunas daqui são feias? kkkkkk Pelamordedeus, né? Se vc ficou no pior hotel e não pode pagar passeios melhores não é problema de todo um conjunto. Temos lagoas de aguas azuis e limpas e os melhores lugares pra mergulho livre do Brasil, no mar. Vc já ouviu falar em Marascajaú, Perobas, Risca do Zumbi...(mergulho), genipabu nem se fala com suas areias majestosas, e falando em dunas temos o segundo maior parque urbano do país; o Dunas, onde se pode caminahr, sentar embaixo do bosque ou subir as trilhas. Há um segundo parque tb lindo: Parque da cidade; trilha calçada no meio das dunas, incrivel... temos museus no centro da cidade assim como igrejas antigas, temos ruas boêmias onde se entrosa com o povo nativo e prova-se que temos bom coração, nosso clima é o melhor, rodeada de praias lindas e exuberantes... que pena que alguém coloque um blog na rede com intenção de prejudicar um lugar, e isso aliena muito gente. Mas, tudo bem; a cidade, o Estado, sua natureza e principalmente seu povo somos mais forte do que isto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Ivanilson da Silva, esse espaço para comentários é bem democrático, por isso, tem opiniões positivas e negativas a respeito do destino em questão. Esse seu comentário sobre valores é o segundo que recebo nesse post, o que dá a impressão que quanto mais dinheiro se tem, mais se aproveita Natal. Será? Com o mesmo orçamento, de quem "não pode pagar passeios melhores" eu aproveitei muito outras capitais do nordeste, fiz cruzeiros marítimos, conheci Buenos Aires, New York, Orlando, Bariloche, entre vários outros destinos que estão descritos no blog, que tem 750 postagens e uma única sobre Natal. Se eu decidisse publicar um blog com foco somente em um destino turístico, certamente não seria sobre a capital potiguar, por isso, fique tranquilo, o blog não foi colocado na rede com intenção de prejudicar sua cidade. Quanto a ser tendencioso, não há blog que não seja, todos retratam a opinião de seus autores.
      Por fim, suas dicas são valiosas e bem vindas, assim como seus comentários desde que não sejam ofensivos a outros leitores, nesse caso, foram excluídos.

      Excluir
  151. Peço desculpas se ofendi alguém, porém a questão de valores é subjetiva, lógico. Afinal, cada lugar tem seus encantos e mazelas e sei que Natal não é excessão, como as outras cidades aqui citadas. O que me indignou foi que passa a impressão de que a capital potiguar é única que tem mazelas no Nordeste; isso não dá pra aceitar. Enfim, a cidade continua sendo umas das preferidas no Brasil e ninguém é obrigado a gostar ou voltar. O turismo é uma atividade volante, eclética e democrática, só gostaria de ter visto mais bom senso e menos maldade nos comentários.

    ResponderExcluir
  152. Sou de Santos/SP nascida e criada mas porém filha de Potiguar e com família paterna toda em RN, muito atraída pelos passeios e achei a cidade linda mas me decepcionei muito com a cultura local, passei dois anos em Natal pra chegar a essa conclusão deles mentem muito são extremamente aproveitadores resumindo pra passear é bom pra morar nao, infelizmente o povo Portiguar é muito ligeiro e acha que agente é besta não percebe o tirar proveito o tempo todo.

    ResponderExcluir
  153. Estive em Natal com minha namorada em agosto de 2017 e fechamos 5 Dias de passeios com o Paulo Santoro, e digo com toda certeza, que foi a melhor escolha que fizemos. Santoro oferece um serviço diferenciado de Guia com carro alugado por Ele, ou não (caso a pessoa vá de carro) para atender o turista da melhor forma. Paulo é um guia credenciado pela Embratur além de ser um profissional muito competente, amigo, engraçado, justo e sincero com o Turista. O preço do seu serviço é pouco pela excelência exclusiva do serviço prestado. Quem for a Natal indico, sem medo de errar, os serviços do Paulo Santoro, qualidade e bom preço para atender os turistas. Contato do Paulo Santoro: 8488518297

    ResponderExcluir
  154. NÃO VÁ A PUNAÚ. Fui para Natal em agosto de 2017, retornando depois de 4 anos que havia ido . Quis comemorar o dia dos pais em Punau (escolhi a dedo o lugar para passar com a família), porém, infelizmente, acabaram com aquele paraíso. Todo assoreado, com mato e com um atendimento horrível. Inclusive, perdemos a amizade com guia que já nos atendia e sempre o indicava para os amigos que iam para Natal, por ter vendido o passeio, sabendo das condições que se encontrava aquele local. Onde haviam as piscinas, restam matos e as alças das escadas das piscinas. Lamentável. Como em nossas viagens, queremos aproveitar todos os dias, não percam tempo com esse lugar. Imperdível é o passeio de Buggy, mas como sempre, há os que querem lesar, verifiquem se irão e voltarão pela balsa e se farão as últimas dunas (essas temos que pagar mais dez Reais, na hora de entrar), esse é o passeio completo. Pagamos 300,00 no passeio.

    ResponderExcluir
  155. Bom,irei a Porto seguro de 8 a 20 de outubro e depois estou na dúvida entre Natal/Pipa ou João Pessoa...ano passado estive em Fortaleza,lugar maravilhoso que pretendo voltar pois há muitas praias para conhecer...Porto de Galinhas não gostei,não voltaria

    ResponderExcluir
  156. Post antigo, e de lá para cá nada mudou em natal, somente o povo arrogante virou "classe media" por causa do pt comprando diploma de direito em ponta negra (ta cheio de advogado de 5ª lá no bairro das putas)....

    Vou tentar ser breve porque essa merda dessa cidade da para escrever um licro com as imoralidades que tem, tive a infelicidade de nascer em natal, morei mais de 28 anos nesse INFERNO, e posso dizer com propriedade que natal é um lixo de lugar para viver, voce tem uma infelidade atras da outra.....

    Em natal não tem mulher, tem um monte de rapariga interesseira arrogante quando nao procura endinheirados para fazer programa nao assumido, procura marginais para transar, entao, nao tem possiblidade de ser feliz no amor, por causa da cultura atrasada.

    Natal não tem vida noturna, diurna nem matutina, nao tem nada para fazer nessa cidade.

    As pessoas sao um lixo, é um querendo passar por cima do outro, ser melhor do que o outro querendo tirar o que o outro tem, fala ofendendo, debocha quando voce sobre alguma injustiça, e engrandece quem agredi os outros, isso explica porque a cidade é a 2ª mais violenta do mundo, porque é o proprio povo que gosta e pratica a violencia, seja ela moral, fisica.

    Quem gosta ou defende essa merda de cidade só pode ser vagabundo, pobre porque nao conhece e nao entendeu que outras culturas são mais desenvolvidas porque nao tem capacidade moral e intelectual por falta de desenvolvimento pessoal para tanto; Quem gosta ou defende essa merda de cidade é gente sebosa gente pobre das ideias...... se quer saber se alguem tem carater ou é inteligente, basta ela dizer que nao gosta de natal, se ela se indentifica com natal ela nao passa de uma grande vagabunda e mau carater.

    Natal tem o pior pib do pais, gente de classe media baixa achando que representa elite brasileira, se achando melhor do que os outros.

    O povo nativo que gosta dessa porra nao tem ética, sao corruptos, apoia diversas formas de imoralidades, tenho várias provas disso.

    ponta negra é bairro de prostituta, bairro de gente sebosa, foi enfeitada para ludibriar o turista por causa da porra de uma praia, sendo que o resto da cidade a cultura é só lixo, natal tinha que ser separada do resto do pais, e deixar passar para outros estados só se provasse que tem carater, ponta negra fede a esperma de gente sebosa, vao em sites de garota de programa e compara o numero de moças de classe media que faz programa de ponta negra infinitamente maior do que de outras cidades civilizadas do brasil, porque o povo de natal só pensa em duas coisas: prostituição e marginalidade, as universidades são inuteis, não tem espaço e nao tem quem faça pesquisa, o povo debocha quem tem inteligência ou caráter.

    Natal nao tem cultura, nao tem bons amigos, nao tem mulher, nao tem felicidade, nao tem segurança, o povo nativo os vagabundos que gostam dessa merda nao tem ética, não tem nada, é um poço imenso de infelicidade, de tristeza depressão agonia, enfiam a praia no seu cu, natal é tão ruim que nem para ir na praia e ir embora para algum lugar decente isso serve, porque contaminaria a pessoa de ta perto de tantas formas de vagabundagem.

    ResponderExcluir
  157. Não, natal nao tem pessoas humildades, li algum desavisado achando que acha o povo de natal é hospitaleiro, não são, são tudo que não presta, eu morei mais de 25 anos com essa gente, se voce sabe que um marginal estupra a sangue frio porque não tem educação, então da para entender como e porque o povo de natal não tem educação.

    Não, natal não tem pessoas ricas, não tem classe social em natal, é tudo uma bosta só, a cidade e o povo são pobres financeiramente, no maximo de classe media, que é pobre achando que virou rico sem ter se tornado, explicação da arrogancia supracitada, a realidade é que com pior pib do mundo, exceção de alguns parasitas oligasrquicos vulgos funcionários públicos que mamam nas tetas do estado isso depois de comprar um diploma vagabunda na unp uma das faculdades de 5ª de gente vagabunda tem ai, e ganhar cargo comissionado por indicação de algum outro pilantra, e por sua vez, em natal é cada um por si, o povo não gosta de ajudar uns aos outros não, como são invejosos por nunca terem tido nada na vida, dai vem as praticas das imoralidades, tentam te assaltar tuas qualidades, te desqualificando, alguns "parecem" ser humildades, mas é justamente o contrario, sao arrogantes e vao fazer de tudo para desqualificar os outros. Quanto ao preço das coisas, essa gente sebosa vive do dinheiro dos otarios dos turistas, ninguem produz caralho nenhum na cidade, não tem industrias, o povo debocha de quem quer crescer na vida, voce não pode contar nada da sua vida para ninguem, porque o pensamenteo dessa gente vagabunda é cheio de imoralidades ao seu respeito, mas ainda sim, vao se achar mais rica do que voce e tentar te humilhar.....

    putaquepariu perdi mais um dia da minha vida falando dessa merda, nem que eu tenho que morrer mas eu vou esquecer os anos que eu vivi nessa inferno, para tirar da cabeça as imagens de infelicidade, um homem honesto decente de carater passa anos sem ter namorada, natal nao tem mulher, tem um monte de puta que so procura otario com dinheiro para faze-lo de trouxa, e prostituir enquanto quer só ficar com marginais.

    Uma dica para quem não conhece natal de um natalense, que viveu mais de 25 anos nessa merda? primeiro se voce é de natal e for honesto, mude seu local de nascimento para algum lugar e com pessaos decentes, segundo, É MELHOR ESTAR MORTO DO QUE VIVER NESSA MERDA DE CIDADE, essa lugar vai mudar daqui a uns 30 anos talves com a proxima geração trazendo mudanças, ate procure sua felidade e fique bem longe desse lugar, outra dica e ultima não se pode generalizar os 99% dos vagabundos que tem em natal, tem gente que vale a pena, quanto aos que sao de outras regioes e vai e gostam de la é porque no fundo no fundo eles sao vagabundos tamnbem como eles, e querem se juntar com gente sebosa e vagabunda de natal.

    ResponderExcluir
  158. Primeiramente, se vc quiser credibilidade não poste de forma anônima OK?
    Segundo: Se vc acha que o problema é o povo comprando diploma por causa do “PT” vc tem sérios problemas cognitivos e deveria estudar mais sobre o tema.
    Terceiro: as mulheres fazem o que querem da vida delas. Se elas são “raparigas interesseiras” vc tem problemas sérios de aceitação seja com mulheres, seja com a sociedade.
    Quarto: a sociedade passa a perna no outro por causa desse pensamento machista, misógino e elitista que vc tem. Esse comportamento faz com que as pessoas se achem melhores que as outras o que atrapalha em tudo, do desenvolvimento social até o campo político. Nacoes com qualidade de vida alta procuram tratar os demais com igualdade (Nota: esse é um problema nacional e não estadual).
    Na boa, eu ia argumentar ponto por ponto mas deu preguiça demais seu texto.
    Vc não é obrigado a gostar da cidade (eu mesmo não gosto de Brasília) mas deve ter respeito, tolerância e entender que toda merda que esse pais (e seu estado) se encontra são por causa de pessoas com o seu pensamento que se acham melhores que os demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morei no sudeste, não só mulheres são abertas para relacionamento amorosos, como para amizade de fato elas te respeitam, não te tratam como lixo que só serve para se aproveitar do que voce tem, e de quebra são mais bonitas, uma mulher é bonita em natal é mais ou menos, e sim são arrogantes. Ao contrario de mim, não vivemos num mesmo pais, tem lugar do brasil onde voce encontra pessoas inteligentes para conversar, que te respeitam, em natal o povo vem para te agredir, para te discriminar te desqualificar, voce não tem paz, nao consegue manter nenhum projeto de desenvolvimento, eu não sou socialista, mas quero um mundo mais justo e "igual" nesse sentido.

      Tu só tenta sofismar minhas afirmações a cerca da realidade, porque alem de não ter argumentos contra honestamente coloco fatos estatísticos comprovados pelo ibge, ora, natal tem um dos piores IDH do brasil, o cara que contradiz isso é no minimo mau carater, porqeu esta sendo conivente com as imoralidades, e como o cara tem a moral baixa, não consegue se auto-enxergar que tem um problema de ordem moral e humildade para assumir, para mudar melhorar, natal é dogmática atrasada, autoritária, povo fica revoltado quando falam mal, querem só concordar com imoralidades, falar do que nao presta, como falei, o povo tem alguma coisa contra quem quer crescer na vida, o negocio é tirar o qeu voce tem de bom e deixar só as coisas ruins.

      Excluir
  159. Tem vários exemplos, mas uma das piores imoralidades que eu vi esse povo cometer é, agredir alguem seja fisico ou moral, e alegar que a vitima não tinha discernimento para sentir a dor justificando a agressao, chamado a pessoa de estupida, e o resto concorda, engrandacendo o agressor, e culpabilizando debochando da vitima cometendo varias formas de injustiça, são corruptos voce vai denunciar atoa, isso explica a cidade esta cheia de violencia, porque permitem de proposito que isso aconteça, é dificil achar quem nao faça essas imoralidades mas tem poucos. Se alguem for vitima de uma agressao tem que viver a vida sentindo a dor da injustiça e da impunidade.

    ResponderExcluir
  160. Não consegui resisti vou passar o resto da vida indignado com as agressões que sofri em natal, o povo não respeita o próprio conterrâneo, fica a dica aos desavisados, esse negocio de hospitaleiro não é verdade, o povo abre as pernas para quem vem de fora por pensarem que todo mundo que vem de fora é melhor, por serem pobres nunca viram nada de qualidade na vida, mas dê confiança tiram tudo que podem de voce. Como tive a infelicidade de nascer potiguar tenho propriedade para falar O QUE EU QUISER, alem das agressores moral que eu sofri muito nesse inferninho de lugar, tem prova estatística da pessima qualidade de vida que só vagabundo arrogantes não tem capacidade para reconhecer.

    UMA IMORALIDADE extrema que essa gente sebosa comete, é ignoram na maior frieza na cara de pau, uma agressão ou crime sofrido por outrem, e esperam a vitima reagir, para usar a reação contra a propria vitima por irem mais com a cara do vagabundo, a legitima defesa é dizer que a vitima é agressiva isso quando não chamam a vitima de estupida, a inversao de valor nessa terra de gente vagabunda, a vitima assassinada foi otaria porque foi mais fraca do que para mim vagabundo, mas para a gente sebosa que gostam de viver nessa cidade chama de cabra macho.

    É melhor estar morto do que estar nesse lugar, da um desanimo so de pensar.

    ResponderExcluir
  161. Quase uma década depois da publicação dessa postagem, Natal ainda é o post mais comentado do blog.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.