10 museus que só existem virtuais
Não vamos indicar aqui museus com tours virtuais disponíveis no Google Arts & Culture ou que tiveram seus acervos digitalizados para atender à recente demanda de #MuseuEmCasa. As sugestões a seguir são de museus que já nasceram virtuais (e antes da pandemia de 2020), nunca possuíram um acervo físico ou não foram abertos à visitação presencial.
Como existem muitos desses museus, o critério para a escolha dos 10 que seguem foi a interatividade e a experiência imersiva que proporcionam. Indicamos aqueles que nos deixaram com vontade de ver mais, mais e mais... numa seleção bem eclética para atender a diversos interesses: de música a carros de corrida; de videogame à farmácia. A ordem das indicações é aleatória, com o ano e o país em que o museu virtual foi criado. Esperamos que também gostem.
- Museu da Paisagem (2015), Portugal: O acervo tem imagens de várias regiões de Portugal acompanhadas de explicações ou trechos literários que as citam. Há exposições e vídeos sobre as paisagens mais lindas e significativas do território português.
- Museu da Pessoa (1991), Brasil - Nesse museu construído com memórias, por meio de relatos, fotos e entrevistas, qualquer pessoa pode registrar sua história de vida e ainda conhecer outras vivências. Aquela foto que ninguém mais tem e está guardada em casa também pode ganhar maior destaque e espaço nas histórias contadas. Publique!
- Museu do Universo da Farmácia (2018), Brasil - Numa iniciativa da Drogasil, esse espaço virtual tem imagens, exposições, linha do tempo, capas dos almanaques e muita história desde o tempo em que pharmácia se escrevia com 'ph'. Há também fichas informativas sobre medicamentos cujos principais componentes são retirados da natureza.
- Museu Virtual de Instrumentos Musicais (2014), Brasil - Entre várias informações, o destaque fica para as informações sobre cada instrumento, incluindo o áudio com o som que ele produz, a descrição, vídeos e muito mais.
- 100 photos (2016), Estados Unidos - as fotos mais famosas da história, aquelas que você já se acostumou a ver em tantos lugares que talvez nem tenha pensado em sua origem. Junto a cada foto é apresentada a história por trás do click do fotógrafo e da ocasião, em algumas situações há outras fotos do mesmo momento que não ganharam tanto destaque. O site é lento para abrir as fotos selecionadas, mas é muito interessante.
- Museu dos Jogos Eletrônicos/Bojogá (2010), Brasil - Esse é para os fãs de videogame se deliciarem relembrando os jogos eletrônicos, consoles, acessórios e tudo que envolve o mundo dos games e dos admiradores da atividade.
- Museu do Mário (1996-2013), Estados Unidos - ainda para os fãs de videogame. Aqueles que jogavam desde a década de 80 até hoje, certamente já são bem familiarizados com o encanador de macacão vermelho cujas aventuras perduram desde os gráficos mais primitivos até a geração de jogos em 3D. Deixe o som ligado para ouvir os tradicionais efeitos sonoros e clique para encontrar a interatividade.
- Citroen Origins (2016), Reino Unido - desde o primeiro carro produzido pela Citroen em 1919 até os lançamentos atuais, estão todos disponíveis. Basta clicar sobre o carrinho para abrir a ficha técnica, além de visualizar em 360º os lados externo e interno do carro. Se você tem um Citroen pode colocar a foto dele no mapa-mundi para qualquer pessoa visualizar. Depois de explorar as informações (e são muitas histórias!) , responda a um quiz para testar seus conhecimentos.
- Museu Virtual da Honda (1998), Japão - outro museu incrível sobre carros e motos. O tour virtual é bem sinalizado e fácil de seguir. Além da imagem dos carros, há vídeos com esse mesmo carro em movimento e áudio do som de seu motor. Para ficar horas passeando pelos 3 andares do museu e explorando cada carro. Show!
Há muitos museus virtuais interessantes. Infelizmente muitos projetos são iniciados e abandonados, ficando apenas um link que leva ao nada. Outra situação a se lamentar são os museus virtuais criados com recursos do Adobe Flash Player que não há mais como ser executado e levou vários sites a se perderes, por exemplo, o Museu Virtual de Brasília. Enfim... esses 10 que indicamos são bem legais e estão bem 'vivos'. Aproveitem.
Poderá gostar também de:
0 comentários
E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.