Barracas e Passarela do Álcool

ESCRITO POR: domingo, agosto 15, 2010

Mar de Porto Seguro - BahiaOrla de Porto Seguro, próxima à Passarela do Álcool, sem ambulantes: raridade.

Barraca de praia em Porto Seguro - BahiaNosso último dia de praia amanheceu chuvoso. Não me importei muito porque havia programado, antes da viagem, de passar esse dia na barraca Barramares e já tinha desistido da ideia, pois passei em frente a ela 2 vezes durante a semana e estava às moscas. Não sei se por causa da baixa temporada ou da distância entre as outras 2 badaladas: Axé Moi e Tôa-Tôa. Ou talvez pela fama cada vez maior da Barraca do Gaúcho que fica bem próxima, dá pra ir de uma para outra a pé. Não conheci a Barraca do Gaúcho, mas dizem que tem o melhor churrasco da cidade. A Barramares é a mais bonita das barracas e a que tem o ambiente mais familiar.

Para quem for a Porto em temporada vale a pena conhecer as 4 grandes barracas nos dias em que não for fazer passeios. Depois eleja a sua preferida e volte se sobrar tempo. A minha desta vez foi a Tôa-Tôa.

Como não deu praia, passamos a parte da manhã no hotel mesmo aproveitando as opções que ele oferecia: meu marido foi jogar sinuca, minhas filhas pra sala de vídeo (muito confortável) assistir aos DVDs comprados dos ambulantes e eu fui pro Cyber Café postar umas fotos de viagem.

A tarde parou de chuviscar e saímos pra almoçar e passear pela Passarela do Álcool. Almoçamos no Don Guerino. O restaurante fica numa travessa no início da Passarela (sentido centro-balsa) e oferece comida simples e boa com opção de Self Service a R$11,90 ou R$18,90 o kg. O prato de minhas filhas deu menos que R$5,00.

Artigos de couro na passarela do álcool
Que delícia caminhar pela Passarela do Álcool sem os ambulantes e funcionários de restaurantes tentando te laçar. Só lojas abertas e tranquilidade na rua. A partir das 17 horas começa o vucu-vucu de gente vendendo de tudo e um pouquinho mais tarde não dá pra andar sem ser parado por alguém tentando te convencer a entrar no restaurante "tal". Treine as respostas: "Obrigada, eu já jantei"; "Já comprei isso ontem"; "Já tenho um"; "Já fiz esse passeio"... etc

Tapioca da passarela do álcool, em Porto Seguro - BA
Mas não dá pra ir pra Porto sem dar uma voltinha (ou várias) à noite na Passarela do Álcool. É lá que vai estar todo mundo antes da balada, é lá que você vai tomar o Capeta ou algum coquetel sem álcool, é lá que você vai comer a tapioca da Tia Léia que já foi destaque até no Globo Repórter. Lá você vai descobrir que o assédio dos ambulantes na praia não é nada perto do que acontece por ali. E lá também eu vi a única coisa abominável no nordeste: "repentista de praia". Eu odeio, não consigo nem disfarçar, então nem olho pro lado deles... corro!

No final da tarde voltamos pro hotel pra uma triste tarefa: arrumar as malas.