Chegando a Porto Seguro

ESCRITO POR: segunda-feira, agosto 09, 2010 , ,

      Voltei!! De viagem e para o blog. Vou postar o que fiz em Porto Seguro dia a dia.
         
Casa Blanca Park Hotel - Porto Seguro - Bahia
     Meu voo da Gol saiu exatamente no horário (os atrasos começariam no dia seguinte); às 8h já estava em solo baiano. Chegamos ao hotel Casablanca Park e gostei bastante da localização: bem em frente à Bombordo que ao lado tem um mercado grande chamado Rondelli com ótimos preços e ao lado do mercado o Porto Plaza Shopping, pequeno mas com opções interessantes.
         Nas outras vezes que estive em Porto Seguro fiquei sempre em hotéis da praia de Taperapuã, próximos ao Axé Moi (Náutico, Poty e Golden Dolphin), pra mudar um pouco escolhi ficar no centro da cidade e gostei muito. A variedade de opções e a oferta maior de serviços de todos os tipos compensa a comodidade de atravessar a rua e estar com o pé na areia que acontece com quem se hospeda nos hotéis de praia.
         Como era domingo, a cidade estava aparentemente tranquila. Em Porto Seguro os finais de semana são mais calmos que os outros dias porque a maioria dos turistas está chegando ou indo embora, então muita gente está nos hotéis decansando da viagem ou arrumando as malas para voltar. Por isso grande parte do comércio estava fechado na parte da manhã, alguns estabelecimentos realmente não abrem no domingo.
     Fomos dar uma volta pelo centro para reconhecimento e começou o assédio das empresas oferecendo passeios. São muitas, às vezes uma ao lado da outra, com preços parecidos e claro, muito diferentes daqueles oferecidos pela A.R. Turismo que representa (muito mal) a CVC em Porto. Aliás, assim que chegamos ao hotel os guias da A.R. marcaram uma reunião no bar da piscina às 11:30h. Nem me dei ao trabalho de passar por lá, já conheço a ladainha de outras viagens.
      Andei poucos metros e já tinha em mãos 4 panfletos de agências diferentes, o que é ótimo porque por lá rola uma conversa assim: "Quanto meu concorrente fez? Eu bato o preço dele." Excelente!!

Algumas agências de turismo receptivo:

Axé Turismo - não tem site e fica dentro de uma galeria. Foi nessa que consegui negociar o melhor preço do passeio de chalana. Aqui trabalha o Elenilson, tão conhecido da comunidade "Porto Seguro é o Paraíso". Quando toquei no nome dele o assunto foi meio desviado, é compreensível já que todos trabalham por comissão. Depois encontrei o próprio Elenilson oferecendo passeios na praia, disse que já havia fechado com a Axé e... silêncio e um risinho indecifrável. O panfleto que ele distribui é diferente do que peguei na agência. Acho que em breve Porto Seguro contará com mais uma opção de receptivo Elenilson Tur. Será???

Glória Turismo - fica bem perto do Casablanca Park e os guias são audaciosos, entregam o panfleto quando você está descendo do ônibus da CVC. Parecem bons para negociar preços.

Cia do Mar - sem site, fica também numa galeria da Av. 22 de Abril e os preços são os mesmos das anteriores. Geralmente elas têm diferença de R$5,00 dependendo do passeio; é a hora de negociar com os preços da concorrência em mãos.

Luanda Turismo - mesmos preços, mesma avenida. Não se preocupe com os endereços das agências nem em procurá-las, elas vão encontrar você.

Barraca Axé Moi - Porto Seguro - Bahia
Depois da voltinha de reconhecimento da cidade fomos para a Axé Moi que sempre foi minha preferida entre as barracas, mas desta vez não correspondeu às expectativas. Estava meio vazia, o que achei normal por ser domingo e baixa temporada; a quantidade de ambulantes era exagerada e a nova técnica é fazer cara de coitado e oferecer um CD (ou DVD, ou chaveiro, etc) para ajudar uma "casa de recuperação de drogados", a oferta da mercadoria vem descaradamente acompanhada da frase: Você não está comprando um CD, você está ajudando a salvar uma vida! Minha resposta era sempre a mesma: Acabei de ajudar um outro, amanhã compro de você. Crianças vendendo colares de semente de melancia parece que brotam na areia e com um menino de uns 7 ou 8 anos, tive um diálogo engraçado:

_ Moça, compra um colar?
_ Amanhã eu compro de você, agora não tenho dinheiro.
_ E como tá tomando cerveja? (acrescente na frase um sotaque beeemm baiano)
_ É porque vou pagar com cartão. (tive que pensar rápido)
_ Ah, tá... (concordou com a cabeça e se foi...)

       Na verdade, paguei em dinheiro e com R$10,00 a mais na conta que meu marido só foi perceber no dia seguinte quando resolveu conferir. Bobeira nossa, claro, e muita malandragem do garçom. Nos dias seguintes comentando o caso com moradores da cidade, vários disseram que na Axé Moi é preciso atenção redobrada com a conta e que mesmo os nativos têm que tomar muito cuidado com os garçons de lá. Resultado, não voltei mais.
         Entre a Axé Moi e o Hotel Beach Hills (em direção ao centro) tem uma churrascaria chamada Beira Mar com comida por kg muito boa. Além de carne há opções de peixes e frango na chapa. Em 2006, estava hospedada no Náutico e jantei lá quase todos os dias. Para quem fica em hotéis por ali é uma boa opção também no almoço se estiver no Axé Moi, pois dá pra almoçar e voltar pra barraca.
       Depois de almoçar voltamos para o centro com o ônibus que passa pela Av. Beira Mar (Campinho - R$2,00). Do centro ao Axé Moi tinha ido de táxi, por preguiça da turminha de andar até o ponto de ônibus. O preço da tabela é R$22,00 e o taxista fez por R$20,00. Não existe taxímetro, só a tal tabela, e todos os preços são negociáveis. Como estávamos em 5 pessoas, em várias situações acabei usando o táxi porque ofereciam para fazer o percurso por R$10,00, que era o total que pagaríamos no ônibus.

Leia também: City Tour em Porto Seguro.
logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

10 comentários

  1. Porto Seguro é uma cidade maravilhosa.
    Parabéns pelo seu Blog!

    ResponderExcluir
  2. Porto seguro é mto bom!!!!
    Maravilha de lugar!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou indo para Porto Seguro via CVC esta semana e vou me hospedar neste hotel que você relatou. Gostei das dicas e seu relato me ajudou a escolher Porto Seguro, já que minha intenção era ir para Arraial D'Ajuda, mas fiquei com medo por ser um lugar menos populoso e temi ficar sem opções de transporte, lazer e alimentação e acabar tendo que pagar os altos preços que se cobram de turistas (em qualquer cidade do mundo).

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o blog foi útil. Faça uma ótima viagem!

    ResponderExcluir
  5. Vou embarcar semana que vem para Porto Seguro via CVC, estou cheia de expectativas, vou me hospedar no Brisa da Praia.Adorei as dicas de agencias para fazer os passeios.

    ResponderExcluir
  6. Silmara... acha viável ficar no hotel do centro com crianças? ou melhor pé na areia msm???
    bjinho

    viagensinviagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Paula, eu gostei muito de ficar no centro, depois de me hospedar em 3 hotéis da praia. Na praia você fica limitada ao hotel à noite e no centro é mais prático para sair com as crianças. Se for o hotel que fiquei, por exemplo, peça os quartos do fundo que são mais silenciosos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil..obgda mais uma vez pelas dicas.. eu estava cotando o resort La Torre mas o preço está bem salgadinho..rsrrs com o valor daria pra ir a Porto outra vez..rsrsrrs aqui somos em 4...ai complica ne?! Gostei desse hotel parece simples..mas satisfatório...
    bj

    viagensinviagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá. Estamos indo para Porto Seguro e estou em dúvida também se ficamos hospedados beira praia ou centro? É longe pra ir para o centro se ficarmos na beira da praia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ir a pé é longe sim, principalmente porque são as noites que bombam na Passarela do Álcool. Eu gostei muito de ficar no centro, mas é uma preferência. Pense: se você pretende ficar sempre no mesmo ponto da praia, o hotel na Beira Mar é uma ótima opção. Se você pretende conhecer outras praias, parque aquático, fazer passeios de barco, aí ficar em frente à praia não mudará nada, pois você vai de deslocar quase todos os dias. Nesse caso, eu prefiro o centro.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.