Em defesa da rota turística

ESCRITO POR: sexta-feira, novembro 15, 2013 ,

           Encontrei o texto navegando pela internet e como trata das diferenças entre 'turistas' e 'viajantes' (se é que existem) achei interessante. Perdoem qualquer equívoco na tradução que foi feita half by Google Translate, half by Silmara Colombo.
logo mala

Em defesa da "rota turística”
por JESS LEE · 15 de abril de 2013

Todos nós já nos encontramos com eles pelo caminho: os esnobes viajantes que insistem que ‘eles’ não são turistas e classificam os principais monumentos como ‘armadilhas para turistas’. Eles não seriam mortos seguindo o rebanho.
Em um albergue no Cairo, conheci uma garota que anunciou que estava na cidade há três meses e ainda tinha que ver as pirâmides. Seu tom sugeria que ela estava esperando para ser premiada com uma medalha para o viajante mais subversivo. Conversando naquela noite, eu lhe disse que iria cair fora de explorar mesquitas antigas do dia seguinte. "Você é uma turista", ela fungou.
Para os viajantes com essa mentalidade, a viagem gira em torno de ficar fora do caminho já conhecido. Mas será que propositadamente se afastar dos lugares mais famosos do país, só porque outras pessoas querem vê-los, faz deles viajantes melhores?
Topei com Paul em uma praia bastante conhecido em Goa. Pouco antes de sair de cabeça para as antigas ruínas do Império Vijayanagara de Hampi, ele passou uma manhã palestrando para mim sobre sua filosofia de viagem. Ele ainda tinha que visitar qualquer coisa rotulada de 'visionária', porque estava aqui para descobrir o 'real' da Índia. É por isso que ele estava viajando sem um guia. Quando eu salientei que - com guia ou não - ele acabaria chegando a uma praia muito popular entre os mochileiros, tornou-se um pouco irritado.
Eu costumava ter problemas com turistas que parecem assinalar mentalmente os locais onde chegam, aqueles que viajam só para dizer que estiveram em algum lugar. Atualmente, porém, eu tenho a mesma probabilidade de deixar irritadas as pessoas do outro lado do espectro - as pessoas como Paul e a garota que eu conheci no Cairo, que pensam que viajar é um jogo de superioridade em que apenas o diferente, loucos ou extremo contam pontos. Desde quando se tornou coisa do passado "ver as paisagens"?

O que há de tão errado em querer ver o Taj Mahal?
Taj Mahal

O escola de viagens adepta da exclusão do guia ensina que sem ele pode-se ter aventuras maravilhosas e algumas das melhores lembranças de sua viagem. Eu tive experiências incríveis me hospedando em pequenas aldeias que são difíceis o suficiente para identificar em um mapa normal, e muito menos serem apresentadas em um guia. Andei através de ruínas assombradas, amarrando a minha rede nas praias vazias, que veem apenas um punhado de visitantes a cada ano. O problema é que de seguidores desta escola parece ter emergido uma nova atitude que considera qualquer visão maior, ou ponto de referência visitado por muitas pessoas  como maçante e inautêntico.
Imagine ir a Paris e não subir a Torre Eiffel, ou escolher visitar Agra sem incluir ver um nascer do sol no Taj Mahal onde ele lentamente sob a névoa no início da manhã . E como é uma visita a Bangkok completa sem a sobrecarga de ouro no complexo Grand Palace? Estes pontos turísticos e monumentos populares são uma parte das trilhas turísticas de suas nações, mas isso não os torna menos dignos. A sua própria popularidade com os visitantes repousa sobre a identidade cultural e histórica única que possuem. Na maioria dos casos, os ônibus cheios de turistas estão lá por um bom motivo.
O conceito de ficar fora do caminho batido não se refere apenas a alcançar os lugares mais selvagens e remotos possíveis. Deve envolver tomar o tempo e esforço para cavar mais fundo em seu destino. Você pode fazer isso facilmente, mesmo em atrações turísticas muito lotadas, como Angkor Wat, optando por ficar mais alguns dias e explorar os templos menos visitados. Optando por mudanças simples como dizer sim a essa oferta de sentar para uma xícara de chá com um vendedor do mercado e deixar a câmera longe do seu rosto por alguns minutos para saborear o momento (em vez de pensar em sua próxima oportunidade de foto) tudo acrescenta camadas mais ricas à sua experiência.

Por que ficar fora do caminho batido é um equívoco em si

A menos que você esteja pensando em atravessar o Darien Gap ou deserto da Arábia Saudita (e sim, esses lugares têm sido visitado por alguém), você provavelmente vai esbarrar em outros viajantes. Esses locais tornaram-se populares porque são interessantes, historicamente ou culturalmente importantes, ou simplesmente lindos, por isso não é nenhuma surpresa encontrar-se entre outros visitantes.
Lembra-se de Paul em Goa, que era demasiadamente esnobe para visitar Hampi porque foi invadida por turistas? Encontrei com ele novamente em Kerala. Ele estava gabando-se de sua visita ao antigo local de peregrinação Jain de Sravanabelagola, o que considerou 'real da Índia’. Ele ficou cabisbaixo quando eu disse que também tinha estado lá e, como ele, subi os degraus com os pés descalços até a estátua do santo Jain Gommateshwara.

Jess Lee especializou-se em escrever sobre o Oriente Médio, Norte da África e Turquia. Foi co-autora de guias de viagem Lonely Planet para o Egito, Turquia e Israel. Siga as aventuras de Jess em @jessofarabia .

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.