Mais 10 dicas para turbinar seu blog

ESCRITO POR: quinta-feira, julho 07, 2011

         Na próxima semana (14/07) o blog 'De Turista a Viajante'  faz seu primeiro aniversário. Quero partilhar com os colegas blogueiros o que aprendi sobre a blogosfera nesse ano que passou. Espero que, se nem tudo for útil nas dicas que seguem, pelo menos alguma coisa possa ser aproveitada e se não for proveitoso a todos, que possa ajudar a alguns.

1- “Poderá também gostar de”: É um widget que linka abaixo de cada post outros que podem interessar ao leitor. Você escolhe quantas postagens serão exibidas (3, 4 ou 5). Muito interessante. É a segunda maior origem de tráfego do meu blog, atrás apenas das pesquisas do Google. É interessante colocar pelo menos uma imagem em cada post, pois postagens sem imagem ficam com um quadrado vazio nesse recurso.Para inseri-lo acesse: http://www.linkwithin.com/learn

                       2- Sorteios -  Blogueiros fazem sorteios para atrair e fidelizar seus leitores, além de agradar seus seguidores. O objeto sorteado precisa estar relacionado ao tema do blog, do contrário fica meio sem sentido. E é claro solicitar alguma ação como ser seguidor, comentar, etc. Cuidado com os exageros, ninguém vai perder tempo de seguir, comentar 5 postagens, fazer a propaganda em seu próprio blog, adicionar no Orkut, Facebook, Twitter... só para ‘concorrer’ a um batom. A camaradagem faz parte das boas relações da blogosfera sempre; se pediu para um blog divulgar seu sorteio e foi atendido, retribua a gentileza divulgando quando o outro pedir. Existem sites especializados para a realização dos sorteios: http://www.random.org/


3- Não é preciso assinar os posts com o link de seu blog, é um marketing desnecessário e em lugar errado. Desde que seu perfil seja público, quem quiser saber mais sobre suas opiniões terá as informações que precisa clickando em seu nome de identificação.
4- “Mais lidos na semana” Esse é um Gadget disponível no Blogger e muito interessante. Deixe-o no alto da página, assim qualquer que seja o assunto que levou o leitor até seu blog, ele poderá ver o que mais interessa às pessoas. Como uma imagem fala mais que mil palavras, deixe a opção ‘com imagem’ habilitada. É possível também selecionar os mais lidos do dia, ou do mês, ou de todas as postagens.
5- Atualizar com freqüência - Determine para você mesmo uma freqüência para atualizar seu blog. Pode ser diária, o que é bem difícil pela questão de tempo e assunto que valha a pena ser lido, ou semanal, duas ou três vezes por semana... Você decide, mas cumpra. Blogs desatualizados ficam parecendo abandonados e além disso geralmente não terão destaque no Blog Roll de outros blogueiros.
6- Responder aos comentários – sempre. A pessoa que lhe deixou um comentário, uma pergunta, uma dúvida, vai voltar para saber sua opinião. Respeite seus leitores, responda aos comentários. Se for relevante para o assunto do tópico, deixe seu comentário ali mesmo para que sirva a outros leitores também. Se o perfil do leitor que comentou for público e também tiver um blog, retribua a visita.
7- Ferramentas – é interessante ter uma ferramenta útil. Dependendo do assunto do blog pode ser um tradutor, um conversor de moedas, etc. Eu encontrei um editor de fotos muito legal e abri uma página só para ele para facilitar a consulta, além disso, uso esse editor e outros recursos do site http://www.scrapee.net/  para fazer montagens das imagens que ilustram as postagens.

8- Youtube – às vezes vídeos muito curtos encontrados por lá enriquecem maravilhosamente bem uma postagem, então aproveite. Abra uma conta para colocar seus próprios vídeos também e todas as dúvidas que tiver a respeito do blog, pode procurar por lá que sempre há um tutorial para ajudá-lo.

9- Criar um e-mail – Há quem não goste de comentar e se expor, essas pessoas preferem enviar um e-mail. Então abra um e-mail com o nome de seu blog e de preferência deixe numa nova página para facilitar o acesso. Não se esqueça de verificar as mensagens recebidas e responder aos seus leitores.

10- Selos – São polêmicos: há quem adore receber um selinho, há quem ignore, há quem deteste. Selos são trocas carinhosas entre os blogueiros para mostrar a admiração pelo colega. Faz parte das boas relações na blogosfera aceitar e expor no blog, pode ser no rodapé da página, na lateral, numa página ou postagem só para eles. Se quiser criar um selo seu, novamente cuidado com os exageros. Quando os critérios são falar 45 coisas sobre você, comentar 17 posts de quem lhe ‘presenteou’, enviar para 25 blogs explicando porque os escolheu, etc. Aí não dá, né?! Seja ponderado: passar o selo para 5 blogs amigos já é mais que suficiente.

                       Já conhece a mídia Prezi? Clique aqui.

Foi útil? Compartilhe:

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

5 comentários

  1. Adorei suas dicas, são bem úteis!! Acabei de colocar no meu blog o 'Poderá gostar também de'.

    Thanks!!

    Beijao, Ju

    ResponderExcluir
  2. Olá Lindinha! Cheguei ao seu blog sem compromisso e gostei muito! Esse post então, tá show! Me ajudou bastante pq sou nova nesse universo e suas dicas são muito úteis e bem explicadas! Valeu mesmo! Beijaços! Namastê!

    ResponderExcluir
  3. Chandra, que bom que o post foi útil. O endereço de seu blog não está no perfil. Acrescente para que eu possa visitá-la. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. OOOPSS!!! Você me deu um toque importante! Ainda não havia percebido a ausência do endereço no meu perfil! Valew mais uma vez! Acho que agora eu consertei, se você puder confirmar, agradeço de montão!
    Namastê! Paz Profunda!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Cheguei ao seu blog quando procurava valor de ingressos para o teleférico do Cerro Otto, em Bariloche. AMEI !!! Muito legal tudo isso aqui... Em março de 2013 estarei fazendo BsAs-Bariloche-Gramado (ufffaaaaa!!). Moro em Recife-PE e minha maior paixão é viajar. Não tem prazer que se compare! Adorooooo!!! Há alguns dias comecei a fazer um blog através do "Bloger", mas tá um pouquinho complicado (rsrsrsrsrsrs)... mas não vou desistir. Eu chego lá!!! É isso aí... parabéns e tudo de bom!! Namastê!!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.