Sorteios que dão certo
Sorteios aparecem aos montes diariamente na blogosfera. Qual o objetivo?
1º Agradar e fidelizar leitores.
2ºConseguir mais leitores/seguidores para o blog.
Quando um sorteio dá certo?
1º Quando atrai um número significativo de participantes;
2º Quando agrega novos seguidores para o blog. Mais seguidores são mais leitores que tomarão conhecimentos dos posts publicados.
Sorteios dão trabalho e nem sempre trazem o retorno esperado. Por que alguns sorteios têm pouquíssimas participações?
1º O prêmio não é interessante.
2º Foi pouco e mal divulgado.
3º Havia muitas exigências para a participação.
O post do sorteio teve muitas visualizações mas as participações foram poucas. Por quê?
Motivos não faltam e dizem respeito às preferências de cada internauta.
* Se o blog disponibiliza as inscrições por comentários no próprio post, há aqueles que não concordam em divulgar seu e-mail;
* Se as inscrições são em formulário próprio, há quem duvide da idoneidade por não 'ver' a relação de inscritos;
* Se o sorteio for por ferramentas virtuais (Random etc) há quem duvide do resultado;
* Se for pela loteria federal, há participantes que ficam na dúvida quanto aos procedimentos;
Enfim, impossível agradar a todos.
Dicas para um sorteio bem sucedido:
1º O prêmio tem que ser interessante para o público do blog, por isso deve estar relacionado aos temas sobre os quais o blogueiro escreve.
2º Busque parcerias. Se o blog não tem fins lucrativos ou não tem retorno financeiro suficiente, não tem lógica que ele ainda dê prejuízo. O simples envio do prêmio pelo correio já é um gasto.
3º Capriche no post, destaque as imagens e escreva pouco, apenas as informações essenciais: o que está sendo sorteado, data e forma como será feito o sorteio, critérios de participação.
4º Cuidado com as exigências exageradas, não é nada convidativo ter que 'trabalhar para o blogueiro' divulgando o sorteio através de banners, seguindo o blog e mais meia dúzia de parceiros, trazendo mais 5 seguidores, além de seguir o Twitter e curtir a página no Facebook... para concorrer a um batom ou a um esmalte. Afinal o objetivo é atrair leitores ou afastá-los de vez?
4º Cuidado com as exigências exageradas, não é nada convidativo ter que 'trabalhar para o blogueiro' divulgando o sorteio através de banners, seguindo o blog e mais meia dúzia de parceiros, trazendo mais 5 seguidores, além de seguir o Twitter e curtir a página no Facebook... para concorrer a um batom ou a um esmalte. Afinal o objetivo é atrair leitores ou afastá-los de vez?
5º Coloque no post do sorteio um formulário do Google Docs. É muito simples de usar e não exige dos participantes que deixem seus e-mails explícitos. Todas as inscrições vão para uma tabela em que o proprietário do blog visualiza as informações solicitadas: nome, e-mail, nome de seguidor, cidade, etc..
6º Estabeleça um prazo curto de duração, no máximo 2 semanas. O sorteio não terá maior número de participantes porque durou mais tempo. Após 10 dias as inscrições vão minguar consideravelmente.
7º Divulgue através de seu Twitter, Facebook e outras redes sociais, mas sem exagerar. Envie e-mails para sua lista de contatos com o link da postagem apenas 1 vez.
8º É desnecessária a 2ª chance de participação para 'quem divulgar o sorteio no próprio blog'. Não surte efeito e há blogs próprios para esse tipo de divulgação, basta avisar aos respectivos blogueiros. Algumas sugestões:
- Sorteios e Sorteios
- Sorteios e Promoções
- Mais Ki Sorte
- Roda da Fortuna
- Tititi da Dri
6º Estabeleça um prazo curto de duração, no máximo 2 semanas. O sorteio não terá maior número de participantes porque durou mais tempo. Após 10 dias as inscrições vão minguar consideravelmente.
7º Divulgue através de seu Twitter, Facebook e outras redes sociais, mas sem exagerar. Envie e-mails para sua lista de contatos com o link da postagem apenas 1 vez.
8º É desnecessária a 2ª chance de participação para 'quem divulgar o sorteio no próprio blog'. Não surte efeito e há blogs próprios para esse tipo de divulgação, basta avisar aos respectivos blogueiros. Algumas sugestões:
- Sorteios e Sorteios
- Sorteios e Promoções
- Mais Ki Sorte
- Roda da Fortuna
- Tititi da Dri
9º Deixe bem clara como será a forma do sorteio:
- Pelos números da Loteria Federal;
- Pelo Random, que gera um número aleatório entre os limites digitados, por exemplo, do 1 ao 135;
- Pelo Sorteios PT, que é o meu preferido por possibilitar os sorteio de 1, 2 ou mais itens de uma lista completa de nomes ou e-mails, por exemplo.
- Pelos números da Loteria Federal;
- Pelo Random, que gera um número aleatório entre os limites digitados, por exemplo, do 1 ao 135;
- Pelo Sorteios PT, que é o meu preferido por possibilitar os sorteio de 1, 2 ou mais itens de uma lista completa de nomes ou e-mails, por exemplo.
10º Divulgue o resultado em um novo post, na data estipulada para o sorteio, com as imagens que comprovem como ele foi realizado. Comunique o ganhador por e-mail, é muito indelicada a opção de só fazer valer o sorteio 'se o sorteado entrar em contato dentro de 2 dias'. Essa estratégia de obrigar o leitor a voltar ao blog é meio apelativa. Seja gentil para que seja agradável visitar seu blog.
Boa sorte!!!
Sorteios no De Turista a Viajante:
- Duas bolsas de viagem da Deuter (fevereiro/2012)
- Dois vale-compras para produtos da Uniko (abril/2012)
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1 comentários
Ótima postagem, tirei várias dúvidas aqui e acho que da próxima vez farei um sorteio bem bacana com essas dicas. Obrigada.
ResponderExcluirE você? O que pensa sobre isso?
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