Diferentes na religião, iguais na fé

ESCRITO POR: quarta-feira, fevereiro 10, 2021 ,

Tolerância religiosa


Lê-se no artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos:

“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião: este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.”

        O respeito à pluralidade de convicções religiosas é comemorado no Brasil anualmente no 3º domingo de janeiro, no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Uma data para se unir esforços contra a discriminação e em favor da diversidade. Uma das principais ferramentas contra a intolerância é a informação, conhecer é a melhor maneira de respeitar. Então vamos lá: seguem 5 tours virtuais por igrejas e templos de diferentes religiões. Visite, explore, conheça e acima de tudo RESPEITE.

Ilê Oba L'Oke

- Ilê Oba L'Oke (terreiro de Candomblé, em Lauro de Farias-BA) A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas. Como prática religiosa, ganhou contornos nítidos na Bahia em meados do século XVIII e definiu-se durante o século XX. Atualmente, existem milhões de praticantes em todo Brasil, podendo chegar a mais de 1,5% da população nacional. Os rituais de Candomblé são, via de regra, realizados por meio de cânticos, danças, batidas de tambores, oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes, sacrifício de alguns animais.

Solo Sagrado de Guarapiranga

- Solo Sagrado de Guarapiranga (Igreja Messiânica Mundial, em São Paulo) - Foi fundada no Japão em 1935 por Mokiti Okada, chamado pelos messiânicos Meishu-Sama, que, em português, significa “Senhor da Luz”. No Brasil, a Igreja foi introduzida em 1955 e suas unidades são denominadas Johrei Centers. O Johrei é o principal instrumento de difusão religiosa e atua em áreas distintas como arte, educação, cultura e meio ambiente. O Solo Sagrado foi inaugurado pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil, em 1995, às margens da represa de Guarapiranga, aliando a beleza natural à beleza das construções e jardins criados pela inspiração humana.

Templo Budista

- Borobudur (Templo Budista, na Indonésia) - fica na Ilha de Java e é um dos mais importantes templos budistas do mundo. De tão importante, está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. São nove plataformas sobrepostas, algumas retangulares e outras circulares, com uma abóbada central. O Budismo é uma doutrina filosófica e espiritual, surgida na Índia, nos séc. VI a.C. que tem como preceito a busca pelo fim do sofrimento humano para assim alcançar a iluminação. Seus princípios baseiam-se nos ensinamentos de Siddhārtha Gautama, conhecido como Buda, que significa "Desperto" ou "Iluminado" .

Igreja da Paz - Joinville

- Igreja da Paz (Templo Protestante Luterano, em Joinville) - Luteranismo é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo pregado pela Igreja Católica, defendida por Martinho Lutero. Passados 500 anos da Reforma Protestante, as diferenças entre as duas Igrejas persistem, passando pelo celibato, a adoração de santos e a eucaristia. O culto aos santos, por exemplo, é categoricamente rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Na Alemanha, onde nasceu a Reforma da Igreja, católicos e protestantes ainda viviam em profunda hostilidade até algumas décadas atrás.

Igreja Cristo Vive

- Igreja Cristo Vive (Igreja Evangélica, no Rio de Janeiro) - além da igreja luterana, há outras ramificações do protestantismo denominadas como igrejas evangélicas (Batista, Universal, Congregação Cristã, Igreja da Graça, Deus é Amos, etc). Os evangélicos seguem os princípios das quatro crenças cardeais, que são: - A Bíblia contém a verdade absoluta; - A salvação só vem pela crença em Jesus Cristo; - Crença em nascer de novo, ou seja, que ao se converter, é como se o crente ganhasse uma nova vida; - A importância de espalhar a palavra de Deus por meio da evangelização.

Vaticano

- Basílica de São Pedro (templo católico, no Vaticano) - localizada na Praça de São Pedro, a estrutura do mais importante templo católico do mundo foi erguido com contribuições de célebres artistas como Michelangelo, Rafael, Bernini e Bramante. Sob o altar-mor da basílica estaria enterrado Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus e considerado o primeiro papa. As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Jogo católico para as crianças: vista o Papa.

Santo Sepúlcro

- Basílica do Santo Sepulcro (Templo Cristão, em Jerusalém) - é o local máximo de adoração do cristianismo no mundo. Na entrada da igreja está a sagrada Pedra da Unção, que a tradição diz ser o local onde o corpo de Jesus foi preparado para o sepultamento por José de Arimateia e Nicodemos. O local é um centro espiritual para todas as dissidências do Cristianismo, que realizam diariamente celebrações ecumênicas, todas em honra do local sagrado que visitam. O Cristianismo é centrado na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

Templo da Boa Vontade

- Templo da Boa Vontade (Monumento Ecumênico, em Brasília) - O Templo da Boa Vontade congrega todas as pessoas, independentemente de sua crença ou descrença. Vai além do relacionamento inter-religioso, pois acredita no entrelaçamento fraterno entre todos os segmentos do saber humano e espiritual: ciência, religião, filosofia, economia, política, esporte e assim sucessivamente. Em suma, é “a união de todos pelo bem de todos”, como afirma o construtor desse espaço, Paiva Netto.

Que a paz esteja com todos nós.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.