Tours virtuais The I-Friend

ESCRITO POR: sexta-feira, fevereiro 05, 2021 ,

 

IFriend - Inhotim
      
    De férias e em casa foi conhecer os tours virtuais da The IFriend, uma startup brasileira que iniciou seus trabalhos em 2018 com o objetivo de reunir guias locais de cada destino com os visitantes que querem aproveitar o máximo de cada viagem.
      No site da IFriend estão cadastrados brasileiros moradores do mundo inteiro para que em qualquer lugar para onde um de nós decida viajar encontre um conterrâneo que fale nossa língua e nos apresente à cidade como um morador e não apenas como um turista. Na descrição da IFriend, o que eles oferecem são 'experiências' e não 'passeios'. Para se cadastrar como prestador de serviço nem é preciso ser guia de turismo profissional, pode ser um morador decidido a dedicar seu tempo disponível a essa atividade.


IFriend - Bahia

        O site é um catálogo de guias de turismo com informações básicas sobre cada um e o valor por hora de tour, achei esse ponto muito interessante. Há duas categorias que classificam os prestadores de serviço: "Guias Profissionais" e "Nossos Guias", onde você pode encontrar um chef de cozinha, um fotógrafo, um DJ, um gestor, um recepcionista... o importante é seja morador e bom conhecedor dos pontos de interesse turístico da cidade. Quem decide se quer um guia profissional ou não é você.
        Pois bem, e como uma startup de turismo pode sobreviver em épocas de pandemia e um ano inteiro de "baixa temporada"? Com um sócio de peso, no caso Álvaro Garnero - apresentador do programa de viagens 50 por 1, da Record TV - e muita criatividade.

IFriend - Campos do Jordão
       Enquanto as viagens estão limitadas pelos cuidados contra a pandemia de coronavírus, os guias investem em divulgação tanto do destino como de seus próprios serviços por meio de tours virtuais oferecidos na plataforma Sympla e transmitidos pelo canal The IFriend no Youtube. Eu assisti a algumas dessas lives que duram em torno de uma hora e gostei bastante, embora a qualidade do tour virtual dependa mais das características do(a) guia que o conduz que propriamente do destino em si. Além da preparação do que será mostrado, prendem a atenção de quem assiste a desenvoltura, a segurança e a simpatia de quem apresenta o destino. Alguns guias fazem isso melhor que outros.
        Após o tour virtual ao vivo, os vídeos ficam todos disponíveis no canal, a diferença entre assistir no momento ou depois é a interação possível durante a live em que os comentários e perguntas do chat são respondidos pelo apresentador do tour. A playlist já tem, entre outros destinos, Capadócia, Israel, Embu das Artes, Campo Grande, Curitiba, Florença...

IFriend - Gramado

        Para testar os tours virtuais comecei por cidades que conheço (Campos do Jordão, Gramado, Salvador), pois queria ver se as indicações de atrações não são 'comerciais' demais. Não são, felizmente. O intuito é mesmo apresentar as atrações da cidade numa mistura de pontos tradicionais com locais mais secretos, não tão conhecidos pelos turistas, e ainda inserir nesse tour um pouco de história e de contexto que transforme o passeio em 'experiência'.
            Falta experimentar pessoalmente os serviços, mas por enquanto o que vi nos tours virtuais agradou bastante, principalmente pela possibilidade de avaliar tanto o roteiro quanto o guia antecipadamente. Como minhas férias serão em casa, já tenho agendados mais alguns tours: Santos em São Paulo, Curitiba, Arte Urbana de Belo Horizonte, Petrópolis, Cunha e Dubai (uma listinha bem eclética, não é?).
           Para ver os tours disponíveis e conhecer mais sobre o destino de sua próxima viagem, atente-se aos links abaixo:



Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.