Arte de rua na pandemia

ESCRITO POR: segunda-feira, fevereiro 01, 2021 , ,

Museu de Arte de Rua de São Paulo

Quando se fala em arte urbana, São Paulo sempre está entre as menções de referência, a iniciar-se pelo coração da arte urbana paulistana no Beco do Batman, Vila Madalena. Democrática e inclusiva, a arte a céu aberto não exige ingresso e atrai a todos que queiram ir para a rua admirá-la... mas não na quarentena.

             Contudo, é possível respeitar a orientação de ficar em casa e ainda conhecer o que foi produzido pelos artistas no ano de 2020 (não, o mundo não parou!). Para ver o que há de novo no Beco do Batman, por exemplo, que está em constante modificação, assista ao tour virtual promovido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo que contextualiza artistas e suas obras em diferentes estilos (dos figurativos aos abstratos) e ainda vai explicando as nuances de cada técnica artística utilizada no beco: spray, grapixo, lambe-lambe, stencil, borroco... Para saber o que caracteriza cada uma delas, assista à live de 45min e, quando for possível, visite pessoalmente o Beco, você estará preparado para apreciar e aproveitar ao máximo o passeio.

Museu de Arte de Rua - MAR

Para quem ama São Paulo e sua arte de rua, esse tour de realidade virtual promovido pelo MAR (Museu de Arte de Rua) é para passar horas passeando por 110km da cidade e localizando dezenas de graffitis produzidos em 2020 por mais de 40 artistas muralistas.  A temática das obras remete à pandemia de COVID-2019 com intervenções em dois eixos: homenagens aos profissionais da linha de frente e obras que promovam esperança e alento para suportarmos esse período.

A exposição MAR 360º promove uma experiência imersiva a partir de um mapa ilustrado da cidade de São Paulo que localiza cada uma das obras. Clique sobre o prédio que quer ver e a imagem se abrirá em 360º com ícone de informações sobre a obra. Você também pode localizar a obra que quer conhecer clicando na imagem com o nome do artista na barra lateral da tela.

Mapa MAR 360º

Não mais na rua, mas divulgados nas redes sociais, os cartuns (charges) produzidos sobre a pandemia de coronavírus no mundo todo foram reunidos pela Associação dos Cartunistas do Brasil na exposição Vírus versos nós que tem como intuito mostrar que por traz do humor dessas imagens há ideias que levam à reflexão. O acervo de cartuns pode ser apreciado no blog oficial do troféu HQMIX que tem outras exposições temáticas bem interessantes: BoechatBrumadinhoGugu LiberatoCarnaval.
Autor: André Camargo
Autoria: Angel Boligan
Organizando as informações:

Para conhecer mais sobre a arte de rua:


Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.