Balneário Camboriú em escala de cruzeiro

ESCRITO POR: sábado, janeiro 29, 2011 , ,

Para os catarinenses, apenas Balneário; para todos os não-catarinenses apenas Camboriú. Para evitar confusões com o nome do município vizinho: Balneário Camboriú.

       Essa foi nossa opção de passeio, na escala que fizemos em Itajaí com o navio Empress. O trajeto desde Itajaí até a principal atração da vizinha Camboriú, o Parque Unipraias, leva em torno de meia hora. O site é bem detalhado e tem informações ótimas.
           São 47 bondinhos aéreos interligando 3 estações: Barra Sul, de onde parte o bondinho morro acima até a estação Mata Atlântica que concentra o maior número de atrações: mirantes, praça de alimentação, caminhada pela mata, Casa do Chocolate, arvorismo e um trenó (Youhooo) que percorre 710 metros de descidas e curvas no meio da mata.

Vista de Balneário Camboriú desde os bondinhos aéreos.
Estação Barra Sul
      Da estação Mata Atlântica, se desce até a Praia de Laranjeiras que é o 'típico ambiente para turista' com muitas lojas de lembranças, artigos de praia, camisetas com frases engraçadas, tatuagem temporária e um quiosque de bebidas onde a batida escolhida é servida numa garrafa transformada em taça. Custa R$25,00 a dose e se o cliente aguentar beber tudo, pode encher de novo por apenas R$15,00. Se ele vai conseguir sair dali sozinho é outra história.

Vista de Balneário Camboriú desde os bondinhos aéreos.
Bondinho descendo da estação Mata Atlântica para a estação Laranjeiras

        Como em todo lugar onde há concentração de turistas, as opções de restaurantes são muitas e os garçons ficam tentando pegar o cliente no laço. A maioria oferece pratos à base de frutos do mar, mas tinha até rodízio a R$16,90 em promoção por apenas R$15,00. Não quis arriscar e fui para o prato mais comum nos cardápios - Sequência de Camarão.
          Nas minhas pesquisas sobre Itajaí e vizinhança eu li, não sei onde, o comentário de um nativo dizendo que 'o turista chega achando que é chique comer Sequência de Camarão e isso é coisa de gente brega'. Como eu não tenho medo de ser feliz, nem de ser turista, fui diretinho no pedido. Além de postas de peixe, bolinhos, salada, batata frita e outros acompanhamentos, o garçom começou a trazer camarão de todos os jeitos: empanado, no alho e óleo, com queijo, pequeno, médio, grande... estávamos em 4 pessoas e não conseguimos comer tudo.
          Na hora me lembrei do filme Forrest Gump:

″Enfim, como eu ia dizendo, camarão é o fruto do mar. Você pode assar ele, ferver, grelhar, cozinhar, refogar. Tem eh, camarão no espeto, camarão no molho, camarão com quiabo. Tem camarão frito na panela. Camarão no abacaxi, camarão no limão, camarão com coco, camarão apimentado, sopa de camarão, ensopado de camarão, camarão com salada, camarão com batatas, camarão com hambúrguer, sanduíche de camarão. E é, e é isso.”

Praia de Laranjeiras - Balneário Camboriú - SC
Praia de Laranjeiras

         Depois de tanto camarão, subimos novamente para a estação Mata Atlântica, passando direto por ela e descendo para a estação Barra Sul ponto final do passeio que recomendo. Na volta, o motorista/guia da van seguiu pela orla de Itajaí para mostrar as praias. Mas como eu já disse em outras postagens,  praia, para mim, não é pra se 'ver' é para se aproveitar. A monotonia de água, areia e pedras foi me dando sono e quando despertei já estava no porto bem em frente ao Imperatriz.
          Mas a Praia de Laranjeiras está recomendadíssima!
logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.