Blogosfera nas redes sociais

ESCRITO POR: sexta-feira, março 30, 2012


Blogger e twitter
           O Twitter e o Instagram (o Facebook, o Youtube...) são redutos de blogueiros porque como diria John Donne em tempos modernos "Nenhum blog é uma ilha". Não dá pra bloggar sozinho, quem escreve quer ser lido, é esse o objetivo de divulgar publicamente seus textos. Ou não?
         Para conquistar leitores todas as redes sociais são ferramentas úteis. No Twitter, por exemplo, em apenas 140 caracteres é possível dar seu recado sobre a última atualização do blog, divulgar sorteios, indicar leituras ou responder à alguma solicitação específica de um membro. Para isso é preciso ter seguidores (Followers) que leiam suas mensagens e também seguir outros perfis (Following) para interagir e enriquecer a troca de informações. Bem parecido é o Instagram, onde imagens bem escolhidas podems er um bom portfolio para o blog.
       O lema 'me segue que eu te sigo' é ilusório, ninguém tem o mesmo número de following e followers, até aí tudo normal. O que chama a atenção são alguns perfis que possuem 25748 seguidores e seguem 162 outros, e não estou falando de personalidades públicas - atores, cantores, políticos etc, estou falando de 'colecionadores de followers', aqueles que fazem questão de manter uma desigualdade enorme entre estes números. Desculpem os que pensam diferente, mas a mim beira a arrogância. Eu traduziria a situação assim: 'Vejam! Eu sou tão interessante que 76173 pessoas me seguem, mas em todo o Instagram só encontrei 209 tão interessantes quanto eu para seguir.'

Blogger + twitter + wordpress

      Sem falar na atitude infantil de quem segue um novo perfil e depois que é retribuído deixa de segui-lo. Não é adulto, nem honesto e muito menos profissional. Não vou nem entrar na questão de comprar seguidores e likes que aí, na minha opinião, já é ridículo. No Twitter, há quem responda por mensagem direta a um novo seguidor em agradecimento por ser seguido, mas não o segue de volta deixando no ar um certo narcisismo: "Que bom para você ter encontrado um perfil tão bom quanto o meu para seguir! Mas infelizmente você não é tão interessante para ser seguido por mim".                     
pássaro do twitter no avião
              Se você tem um blog, certamente está em várias redes sociais interagindo com os leitores e com os colegas blogueiros, e é muito bom trocar experiências. Mas, por favor, não entre para o time dos que usam esses recursos para acariciar o próprio ego mostrando o quanto são queridos por seus followers. Se for um blog de viagem será um prazer conhecê-lo, ler seus textos e trocar opiniões sobre os destinos que já visitamos. É assim que bloggar se torna interessante.
logo mala 
Twitter @deturista_blog
Instagram @deturistaaviajante
Facebook https://www.facebook.com/silmara.colombo

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

4 comentários

  1. Opinião que pode se aplicar a "blogs" sobre qq tema. Muito bom. Acho meio louco a sensação que, as vezes tenho, de quem está falar sozinho , especialmente no twitter.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silmara, tudo bem? Eu te sigo e você me segue lá no Twitter e concordo com exatamente tudo o que você postou nesse artigo. Não fico pensando em números, eu quero é conhecer gente e trocar experiências, mas parece que nem todo mundo pensa assim. Quando abri a minha conta no Twitter, o número de pessoas que eu seguia era maior do que o número de pessoas que me seguiam. Então parei de seguir as pessoas que não interagem comigo. Ninguém é obrigado a me seguir, mas é tão legal dizer um olá e a pessoa responder de volta mesmo não sendo meu seguidor sabe? Hoje em dia penso assim, quem quiser ser meu amigo estamos aí. Gostei muito desse seu post, finalmente achei alguém que fala a minha língua! Bj prá ti querida . Lana .

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Silmara, muito útil teu blog, além de bem escrito e - por que não? - plástico, bonito. Quanto ao texto acima, compartilho tuas impressões. Nada me irrita mais do que aqueles programas "como ganhar seguidores com apenas um clic." Parabéns.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.