Minhas dicas para turbinar seu blog

ESCRITO POR: quinta-feira, março 10, 2011

Imagem de agenda aberta com página em branco


* Em primeiro lugar seu blog tem que ter conteúdo atraente. Se for do tipo http://www.nadacomnada/... nem adianta continuar a ler a postagem porque nenhuma dica aqui poderá ajudá-lo.
                 * Originalmente um blog é um diário que mudou de 8 para 80, deixou de ter chave e cadeado para se tornar público. Se seu blog fala sobre seus sentimentos, sofrimentos e alegrias, ou seja, as dores e as delícias de sua própria vida, entenda que ele só interessa a você. Não adianta ficar procurando leitores e seguidores, a não ser que você passe o dia trocando acessos nas comunidades do Orkut. E nem precisa dizer que você pode conseguir 1000 seguidores que nunca leram uma linha do que você escreve.

Seta no alvo

* Quem é seu público alvo? O que você escreve interessa a quem? A vestibulandos, a viajantes, a apreciadores de esportes radicais, a quem curte moda, a quem não vive sem música, etc, etc Defina seu público alvo e escreva o que interessa a ele. Não existe assunto que agrade e nem interesse a todos os leitores. Poste informações úteis, com conteúdo confiável e títulos que levem direto ao ponto para facilitar a identificação pelos sites de busca. Verifique em suas estatísticas quais assuntos estão agradando mais.


Imagem representando agrupamentos de internautas* Seu público em potencial sabe que seu blog existe? Ninguém vai digitar ao acaso http://www.blablabla/... e chegar até você. O Orkut, por exemplo, é um ótimo meio de divulgação através de suas comunidades. Se seu blog é sobre música, deixe o link numa comunidade de música com alguma resposta do tópico ou sugestão que mostre que vale a pena visitá-lo. Se seu blog é sobre futebol, não vai adiantar nada deixar seu link numa comunidade sobre culinária, entendeu?
Blogosfera

* A blogosfera é enorme! Quem navega por ela geralmente também tem um blog e quer visitar e ser visitado. Ler e ser lido. Então compartilhe, troque, divulgue informações com blogs que tenham conteúdo semelhante ao seu.




Frase com erros de Português

* É muito, muito feio, postar textos cheios de erro de português. Para evitá-los existe a atenção, os dicionários e os corretores ortográficos. Lembre-se que você é o autor de seu blog, não tem como jogar a culpa pelo massacre à Língua Portuguesa em terceiros. Não existe credibilidade nenhuma em um autor que não consegue se expressar adequadamente em seu idioma materno.




Doodles* Se seu blog não aparece na busca do Google, procure saber como fazer isso e providencie imediatamente. Verifique nas estatística e verá que 80% dos visitantes chegam através do Google e outros sites de busca.


Twitter
* Você tem e-mail, Twitter, OItálicorkut, Facebook, MSN e nunca divulgou seu blog através dessa mídias? Está esperando que quem faça isso por você, se nem seus amigos e seguidores sabem que seu blog existe? Mas seja sutil, coloque o link no profile e não fique diariamente insistindo através de tweets e scraps para que visitem seu blog. Aí, já não é divulgação, é chateação.



Cartaz com a frase Sem Comentários
* Se você espera comentários consistentes sobre as postagens de seu blog, faça o mesmo. Visite os blogs sobre assuntos que você conhece ou quer aprender, assuntos afins sobre o que você escreve, para dar opiniões coerentes e promover uma troca de experiências entre blogueiros. Comentários do tipo: "Gostei" ou "Parabéns, passa no meu blog", só mostram que não existe conteúdo no que o autor escreve. Agora, se você não conhece nada sobre o assunto e o mesmo não lhe interessa, entrou ali pra quê?




* Por fim verifique se todas as ferramentas que facilitam a navegação por seu blog e permitem a volta de seus leitores estão ativadas:


- Encaminhar postagem por e-mail;
- Receber atualizações por e-mail;
- RSS/Feed;
- Barra de pesquisa;

Existem muitas outras dicas, claro! Se você tem uma que faltou por aqui, deixe nos comentários.

As dicas foram úteis para você? Compartilhe:

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

8 comentários

  1. Muito, muito bom. Eu tenho feito todos estes requisitos e está dnado tudo certo de fato, valem a pena cada um deles e são confiaveis. São necessários. òtimas dicas ^ ^

    Ja me tornei seu seguidor, me retribua

    me siga:

    http://wwwpetitfashion.blogspot.com/

    Bjão, Frost do Petit Fashion

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela postagem, não sabe o quanto me ajudou ^_^ !
    Beijos!!
    P.S.:Eu até te seguiria, mas minha internet não ta facilitando. Assim que puder, te sigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei seu blog, essa postagem então fala tudo mesmo, esta corretinho. Já andei por várias partes por aqui, mas é tanto conteúdo que vou me divertir muito ainda.
    Bj
    Daniela
    www.atelierenovart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas ótimas dicas!!
    Vc é de Sertãozinho? Estou indo pra lá num casamento dia 07 de maio!!!
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas dicas!
    Concordo com todas elas :)

    E pode tratar de começar a fazer Ballet, heein! :D

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Muito interessante postar dicas para novos blogueiros. É sempre muito bom estarmos lendo para não esquecermos de nenhum detalhe.
    Muito bom e informativo! Muito obrigada por visitar meu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, aliás, adorei o blog... já tô seguindo!!!
    bjuss
    Márcia *-*
    http://viajapensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas, gostei... seguindoooo, me segue aê:

    opinião>www.jaylsonbatysta.blogspot.com
    poesias>www.simplesmentejaja.blogspot.com

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.