Antes e depois - Luís Fernando Veríssimo

ESCRITO POR: terça-feira, dezembro 20, 2011

               Sou professora de Português e amantíssima dos textos literários. Tenho uma preferência crônica pelos textos de Veríssimo, principalmente aqueles que retratam as férias e como elas estão chegando, lá vai mais uma:

Charge sobre as férias



ANTES E DEPOIS
 
             Há os que passam todo o ano nas férias de todo o ano seguinte se recuperando delas - ou pensando em como pagá-las. Muitas vezes, mais importante do que as férias são o antes e o depois. Alguns se divertem tanto planejando suas férias que quase dispensam as férias. Outros vêem férias apenas como um pretexto para fotografar tudo o que puderem com a maior rapidez possível e só depois, mostrando os slides para os amigos, enxergarem onde andaram.
             - Aquele sou eu com a Magali.
             - E aquilo no fundo?
             - No fundo? É o Oceano Atlântico. Não, o Pacífico. Ou será o Atlântico?

             O antes e o depois. Muitas vezes é grande o contraste entre o que se diz antes das férias e depois das férias.
             Por exemplo:
            Antes: "Vou chegar em casa, botar meu pijama e passar trinta dias de papo para o ar. Só me mexendo para coçar o pé. Uma bebidinha, um churrasquinho, e deixar o tempo passar..."
            Depois: "Como o tempo custou a passar! O dia inteiro sem fazer nada. Saco. Briguei com a família, briguei com todo mundo. Depois de uma semana nem eu me agüentava dentro de casa. Ainda bem que acabou. E não me falem em churrasco durante um ano!"

            Antes: "Está tudo minuciosamente planejado. Reservas de hotel, conexões de vôos, fusos horários, tudo. Vai funcionar como um relógio".
            Depois: "Como se não bastasse o extravio das duas malas que foram parar no Sri Lanka, o hotel que a agência nos reservou em Londres não existe mais. Agora é um parque de estacionamento. E por que ninguém me disse que na Europa é 4 horas mais tarde, não mais cedo? Passei uma semana jantando ao meio-dia e tomando café da manhã às 10 da noite. No mais foi tudo bem. Fora a perda dos passaportes e o assalto em Palermo".

             Antes: "Vai ser sensacional rever a tia Idalina e os primos de Vitória depois de dez anos!"
             Depois: "A tia Idalina ainda vá, mas o marido... Depois de dois dias nem podíamos nos olhar. E o desgraçado ainda recortava os artigos do Delfim. E os primos? Estão uns monstros! A mais velha, inclusive, é sadomasoquista".
 
              Antes: "Ah! A praia, o mar, o sol..."
             Depois: "Bicho-de-pé, queimaduras generalizadas, intoxicação alimentar, o Júnior quase se afogou duas vezes... E os preços!"
 
             Antes: "Vamos pegar o carro e sair por aí, sem rumo".
             Depois: "Quebrar o carro não foi nada. Pior foi ter que dormir três dias na casa de um caboclo maluco que dormia com uma mula chamada Doroti e dizia que era primo distante do diabo".
 
              Antes: "Vamos acampar no mato. Um mês ao ar livre. Contato com a natureza. Isso é que é vida saudável!"
             Depois: "Só para dar uma idéia: uma noite os mosquitos levantaram a Jandira do chão, com saco de dormir e tudo, e teriam levado ela para o mato se nós não tivéssemos segurado com força. Mas levaram a Kombi".
 
              Antes: "Vou aproveitar para por em dia minha leitura.".
              Depois: "Olha, comecei a ver Roda de Fogo, me interessei, acabei não lendo nada".
 
              Antes: "Chego em Punta Del Este e vou direto para o cassino. Ganho uma bolada e pago todo o veraneio. Meu sistema não falha".
              Depois: "Mande um dinheiro pt Sem tostão para pagar hotel et ameaçado prisão pt Urgente".
  Veja, 18/03/87

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

3 comentários

  1. ADOREI .....FAZIA TEMPO QUE EU NAO RIA TANTO PRIMEIRO COM A CRONICA UM DIA DE MERDA LFV DEPOIS ESSA DAS FERIAS ....OLHA AGRADEÇO PELAS BOAS RISADAS QUE DEI VOU PASSAR SEMPRE POR AQUI.... VALEU

    ResponderExcluir
  2. Ana, aqui você vai encontrar sempre uma crônica de Veríssimo para dar boas risadas. A-do-ro!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.