Blogueiro por profissão ou por diversão?

ESCRITO POR: segunda-feira, junho 25, 2012


vetor blogueiro
         Segundo a Wikipédia, o termo blog tem várias definições. Provavelmente a mais primitiva delas diz respeito ao diário virtual em que o blogueiro publica suas opiniões a respeito de determinado assunto.
           Para aqueles espaços virtuais em que o tema são as viagens foi criada recentemente a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) que tem por objetivo  'incentivar a profissionalização, buscamos criar espaços e ações que gerem renda digna e duradoura ao blogueiro de viagem'. Com isso 'a ABBV ajuda a construir parâmetros de profissionalização' e a 'estabelecer princípios que determinem a conduta ética e profissional destes sites.' (os trechos em itálico foram retirados do site da ABBV)
             Entre os associados estão blogs excelentes que leio e recomendo aqui. A ABBV propõe um Código de Ética que entre outras cláusulas estabelece: 'Não usar recursos ilícitos ou mal vistos no mercado (como scripts) para aumentar audiência seja do blog ou dos canais do blog e do blogueiro nas mídias sociais.'
              Não faço a menor ideia de quais sejam tais 'recursos ilícitos', nem se estou sendo 'mal vista no mercado' e isso me incomoda. Não que eu tema não ser ética, e sim porque nunca tive a intenção de ser profissional. O que me parece é que o Estatuto da ABBV coloca todos os blogueiros de viagem na mesma mala, mas essa bagagem de informações a meu ver deveria ser dividida no mínimo em duas mochilas: a dos blogueiros por profissão e a dos blogueiros por diversão. Os profissionais podem e devem se informar sobre a iniciativa que parabenizo e desejo muito sucesso, porém lembrem-se: nem todo blogueiro sonha em ser profissional. Entre esses eu me incluo.
             Minha profissão é professora de Português. Fiz duas graduações em Letras e duas pós-graduações. Trabalho 10 horas por dia no que foi minha opção há 20 anos. Em que isso se relaciona com o blog? Em nada, é só para deixar claro que esse meu mundinho é onde me divirto e me distraio, um baú virtual que guarda desde as memórias de viagens até os planos para destinos futuros. Sem convenções e sem regras a não ser a de não estar presa a nenhuma delas.
             Adoro escrever! E ser lida, claro! Por isso quando recebo um recadinho dizendo que gosta dos meus textos, ganho meu dia. Não há Google Adsense que pague isso. Por que alguém escreveria sem ser por dinheiro? Motivos tenho vários:
- É um hobby, um prazer;
- Quando os amigos me pedem dicas dos lugares onde estive é só indicar: leia no blog;
- Guardo aqui todas as informações, links, endereços que estavam espalhadas em agendas, pastas no computado, pen-drives, etc
- Amo as trocas de experiências da blogosfera;
            Espero que os colegas que assim o desejarem consigam a profissionalização de seus blogs, auxiliados pelas ações promovidas pela ABBV.  Mas... ser blogfissional não é para mim.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

9 comentários

  1. Ameio texto. SAbe, eu gostaria de ser blogueira por profissão, mas não sei como fazer isso.
    A tua entrevista foi deletada do meu computador!!! /0\ Pois é, tive o HD trocado por um novo, mas vou escrever tudo de novo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oii de novo..acabei de comentar no post anterior só agora,rsss..Voltei pra civilização hj..tava no mato!rs..adoro!! :)
    Olha,eu tb sou contra qualquer forma de limitação de um blog,desde que se mantenha a ética e o respeito no que se escreve.Até comentei com uma amiga blogueira: " eu utopicamente sonho com um mundo onde td mundo bloga sobre o que quiser,faz publicidade se quiser e td mundo se respeita".Isso é fundamental: respeito.Essa semana foi declarada uma verdadeira guerra nos blogs ..e td por (ao meu ver) falta de respeito a opniao do outro.Só pq meu ponto de vista não é igual ao seu n devemos jamais condenar o do outro( o assunto era,acredite: tipos de parto!!) :/

    Ja escutei mt sobre o fato de fazer parcerias em meu blog.Não me considero anti-ética por isso.Nunca usei de má fé,nunca postei texto pré escrito por empresa,nunca postei sobre um produto sem ter testado antes,e os que testei e não aprovei simplismente não fechei a parceria,pois é assim que eu decidi para o blog.Se a parceria for boa,tiver em sintonia com o que proponho no blog e não ofender ngm,que mal tem?? :) Tb não vejo outros blogs como concorrentes,vejo como amigos que ja me auxiliaram mt em minhas viagens!!
    Blog ,como vc mesma citou é algo muito pessoal..e feito de forma profissional ou não,tem que ter muito carinho pelo que gosta e escreve e respeito com quem lê.E isso vc tem de sobra aqui pelo seu espaço!!:)
    beijão e otima semana!! :)

    ResponderExcluir
  3. Acho que você poderia se profissionalizar, Silmara!
    Leio muitos blogs por aí, que se propõem a falar sobre viagens, que não têm a qualidade do seu.
    Mas se isso for podar a espontaneidade e a alegria com que você escreve sobre suas viagens e que tanto nos encanta, continue sendo "freelancer" dos blogs. rssss

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei Silmara. Parabéns! Acho que devemos criar a Associação dos Blogueiros que Não Querem Ser Profissionais. Minha profissão também não tem nada a ver com que escrevo no blog, o que não quer dizer que não tenho credibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo..."não quer dizer que eu não TENHA credibilidade". certo professora de portugues?
    OBS: Minha mãe é uma das maiores conhecedoras da lingua portuguesa, que conheço www.milaramos.com
    Vocês, professoras de português, têm o meu maior respeito. É difícil demais. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Onde eu assino???? rsrsrs
    Adorei o texto! Adoro o blog!
    E concordo com absolutamente tudo! =)
    Inclusive com a Raquel: vamos criar a Associação de Blogueiros que Não Querem Ser Profissionais!!! Vou entrar nessa!!! kkkkk
    Super beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Também estou com voce. Blog por diversão e só quando estou muito inspirada.

    ResponderExcluir
  8. Olha, é muito bom saber que não sou a única que penso assim!
    Abraços às amigas que se divertem blogando.

    ResponderExcluir
  9. Tem espaço pra todos... Escrevo pq gosto de dividir nossas descobertas assim como me delicio e aproveito as descobertas alheias. Basta, sempre, indicar as fontes/autorias, não?
    Abração

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.