Visto americano - último capítulo

ESCRITO POR: sexta-feira, julho 20, 2012 ,

Passaporte e visto americano
       Nossos passaportes chegaram! Enfim acabou a novela do visto americano, que para nós durou 5 meses.
       Nem sempre é necessário tanto tempo, mas procurando as datas mais convenientes de cada etapa o tempo foi passando:

-Fevereiro: agendamento para tirar o passaporte.
- Março: pagamos as taxas.
- Maio: era a data mais próxima para agendar os 4 no mesmo dia na Polícia Federal, em Ribeirão Preto. No dia 29 pegamos os passaportes.
- Junho: Demos entrada na solicitação do visto americano.
- Julho: Entrevista no Consulado, em plena sexta-feira 13.

O mais rápido foi a última parte: 
- No CASV, meu horário era às 11h e 10h45min já estava liberada.
- No Consulado, o agendamento era para as 7h20min e saímos de lá às 8h45min.
- A entrega por DHL foi feita em 3 dias úteis. Fizemos a entrevista na sexta e na quarta-feira os passaportes estavam em casa.

Dicas? Não sei se são válidas, mas vou deixar algumas observações:
- Hoje a exceção é ter o visto americano negado, estamos caminhando para que ele deixe de ser exigência aos brasileiros. 96% dos vistos são concedidos. Então calma e segurança na entrevista e tudo dará certo.
- O despachante contou de uma pessoa que está tentando o visto pela 3ª vez. O visto em questão já foi negado 2 vezes, pois há anos uma irmã desta pessoa entrou clandestinamente nos EUA. Ou seja, não é por qualquer motivo que negam o visto.
- Atenção ao Imposto de Renda, é isso que interessa a eles. Foi o único documento que me pediram e o despachante já tinha me alertado quanto a isso. Se vai solicitar o visto americano mantenha sua situação com o IR em dia, com informações comprováveis.
- Se for solicitar o visto da família, com filhos menores de 16 anos, espere esses vistos chegarem para marcar a entrevista dos pais. Menores de 16 anos 'podem' ser dispensados da entrevista; minhas filhas de 13 anos não foram e por pouco não tive que ir ao Consulado 2 vezes.
- Atenção aos e-mails informados ao fazer o agendamento, é por eles que o Consulado avisa o solicitante sobre alguma alteração. Por exemplo: foi no e-mail de minha filha que chegou a informação de que ela deveria comparecer ao Consulado.
Boa sorte e boas viagens.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

2 comentários

  1. Oi, estava procurando sobre vistos na internet e achei seu blog, que por sinal, gostei muito. Sobre o visto, quem é isento de IR, como deve fazer? O fato de ser isento impede a aprovação do visto??

    ResponderExcluir
  2. O que é preciso é provar que o solicitante do visto pode arcar com os custos da viagem, ou seja, éstá indo a passeio e não para ficar morando por lá. Há um espaço no formulário para preencher com o nome de quem custeará sua viagem.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.