Entrevista: New York, por Wania Oliveira

ESCRITO POR: domingo, julho 01, 2012 ,

Wania Oliveira em New York
             
      A entrevistada de julho é minha amiga Wania Oliveira que foi bem mais que turista em New York, morando em terras americanas por 9 anos. Essa entrevista foi feita a várias mãos. Pedi sugestões de perguntas para os colegas twitteiros-viajantes e o resultado foi o que segue. Espero que gostem.

Pra começar, faça um resumo do que foi viver em NY.
            A princípio, a ideia era fazer turismo em Nova York, conhecer a famosa capital do mundo. Foi um desafio bem grande pra mim, já que não dominava a língua inglesa. Fui sozinha, para ficar um mês na casa de uma prima que mora em Mount Vernon, cidadezinha que fica perto de Manhattan, Bronx, New Rochelle, WhitePlains e Port Chester. Gostei e vi que seria uma ótima oportunidade para meus filhos estudarem e aprenderem inglês. Aluguei um apartamento em Tuckahoe, Nova York, onde moramos por alguns anos e depois voltamos a morar em Mount Vernon. As crianças estudaram em escolas públicas. Trabalhei entregando jornais no "The Journal News", na "Dominos Pizza", Housecleaner (diarista), como Babá, em padaria, e por fim como governanta em uma casa de americanos, onde morei nos últimos anos, depois que meus filhos decidiram voltar para o Brasil. Uma das razões pela qual eu decidi voltar também alguns anos depois.
Times Square - New York

@silmara09  Qual foi sua primeira impressão ao chegar em NY e o que mudou com o passar do tempo?
     A primeira impressão foi de que eu não suportaria a baixa temperatura,gelada,muito frio!  Cheguei em dezembro lá e a temperatura já era de -8°F, -10°F..chegando a  -15°F. Mas, depois adorei a neve, me acostumei com o frio.

@BlogOutrosAres Qual seria a melhor região para se hospedar? Qual a relação custo-benefício?
                Pra ficar fácil de ir para o centro de Nova York, eu recomendaria se hospedar em Queens. Os hotéis são simpáticos e com preços bem legais. Uma boa sugestão é www.pananhotel.com. Pode-se comprar o pacote com as passagens aéreas incluídas.

Wania Oliveira em New York
@silmara09 A NY dos turistas é diferente da NY dos moradores? É mais barato ser morador que turista?            
           Bem, Nova York é fascinante anyway! Mas, Nova York para moradores é bem mais barata. Eles estão preparados para fazer o turista gastar. Deve-se evitar o consumo na região da Times Square, o quadrado mais caro do mundo, e também do Central Park. Porém, esses são os pontos turísticos que não se deve deixar de conhecer. Procurar por barzinhos, lanchonetes, lojas mais afastadas do centro. Tomar café da manhã no Dunkin Donuts, Mc Donald´s e nas Delis são boas sugestões para economizar.

Wania Oliveira em New York @lekoxavier Como sou de São Paulo, gostaria de saber como é a malha de trens e metrô. Dá para ir a todos os cantos com esses meios de transporte?
             Sim, usar trens, metrô em Nova York é muito fácil e têm acesso a todos os lugares turísticos. Usam-se letras e números para facilitar a locomoção. Aliás, Grand Central Tran Station  é um ponto turístico que deve-se conhecer. Evite alugar carros, os estacionamentos são normalmente caros, as ruas têm regras de estacionamento e há muitos taxis na cidade.

@Aventuramango - Considera a cidade segura? Que cuidados um turista deve ter?
                 As áreas turísticas de Nova York são seguras para uma cidade deste porte, o que não quer dizer que você não deva tomar as precauções usuais de cidade grande. Ao chegar, informe-se sobre regiões da cidade que exigem mais cautela a pé ou nas estações de metrô. As autoridades locais costumam recomendar que o visitante, ao chegar, deixe seus pertences de valor no cofre do hotel. Sugere-se também que o turista não deixe as malas destrancadas dentro do quarto do hotel. Nunca pendure a bolsa nas costas da cadeira em restaurantes, para evitar furtos. Ande com a bolsa pendurada na frente do corpo, sempre atento ao que ocorre ao seu redor na rua. Lanchonetes e algumas lojas de departamentos podem ser locais de risco de furto (batedores de carteira). O visitante deve tomar cuidado com algumas lojas de aparelhos eletrônicos que mostram cartazes de liquidações de estoque e fechamento do ponto comercial. Desconfie de preços muito abaixo da média. Certifique-se de que a loja não esteja vendendo material usado como se fosse novo. Lembre-se eletrônicos Apple se vende em lojas exclusivas Apple!

@viajantete – O que você sente falta dos EUA? Quais são as maiores diferenças culturais?
             São muitas as coisas que sinto falta. Entre elas: Café no Starbucks (o melhor café do mundo), shoppings enormes, Outlets abertos ou fechados, da simplicidade de se andar por Manhattan, da neve, da educação no trânsito, da cortesia dos americanos (cumprimentam a todos a qualquer hora, dizem com licença com frequência, pedem desculpas e principalmente, agradecem por um simples motivo), dos parques, do Brazilian Day na 6º avenida (maravilhoso).

Times Square - New York
@viajantete  @Dentrodomochilao O que mais sentiu falta do Brasil? O que dá mais prazer em estar de volta?
               Realmente, senti falta das pessoas mesmo. Da família, dos amigos. O que me deu prazer  mesmo, quando cheguei , foi sentir o sol! O Sol daqui é diferente! É radiante, brilhante, lindo!! Não senti falta de especialmente nada, porque em Nova York, se encontra muitos produtos brasileiros, comidas, bebidas, etc. Até jiló, que eu adoro, eu encontrei lá!

@rranjos @PrecisaViajar Que restaurantes, padarias, lanchonetes, bares... não são tão famosos e restritos a turistas, mas são imperdíveis? Onde ficam?
       Em NYC existem vários tipos de restaurantes, bares, padarias, etc. A diferença entre eles é que sempre os melhores e mais famosos são os mais caros. Quanto mais longe estiver do centro da cidade, menos turistas vai ver.
@BlogColaEmMim @rranjos A pergunta que não pode faltar: Onde comprar em NY?
        Macy’s, Target, Bloomingadale’s, Victória´s Secret, Aeropostale, American Eagle, Hollister, Model´s ,Toys R'Us, Old Navy, Best Buy, Foot Locker, Sephora, Armani Exchange, Sacks Fifth Avenue, Abercrombie & Fitch, Banana Republic, GAP, Diesel, DKNY, Forever 21(nossa preferida, né, Paulinha?!), H&M, Nine West, Zara, Willians Sonoma, Manhattan Apple Store, Anthropologie, Niketown, Disney Store, Lego Store, M&M...etc, etc, etc..Estas e muitas outras estão no centro de Nova York, Times Square. Também é interessante conhecer ChinaTown.
A maioria das lojas aceita devolução - é um direito do consumidor nos Estados Unidos. Se a roupa não serviu ou você se arrependeu de ter comprado um produto eletrônico, por exemplo, volte à loja e peça o seu dinheiro de volta.Mas guarde sempre a nota fiscal.

@silmara09 O que um visitante precisa saber antes de chegar à cidade?
              A moeda americana é o Dólar. Você encontra notas de $1, $5, $10, $20 e $100. As moedas são 1c ("penny"), 5c ("nickel"), 10c("dime"), 25c ("quarter"), 50c ("half-dollar") e$1 ("one dollar"). A idade legal para bebidas alcoólicas é 21 anos, e é exigida comprovação da idade, como uma carteira de motorista ou passaporte. É proibido ingerir bebidas alcoólicas em público, na rua ou em carros. Em toda a cidade de Nova York, é proibido fumar em áreas públicas inclusive estações do metrô, táxis, restaurantes, bares e em ônibus e barcas.  Em lugares como hotéis, restaurantes e transportes, os empregados dependem das gorjetas como acréscimo em seus salários. As quatro estações do ano são bem destacadas em Nova York: O outono é suave e confortável, vai até Novembro e a partir dai, já é necessário um casaco bem quente, de inverno. Venta muito! Neva! A primavera é a estação mais linda! Com um clima muito agradável, com um florido de cores maravilhosas. O verão é bem quente e algumas vezes úmido, diferente do Brasil. E Nova York fica mais charmosa, com as mesas dos restaurantes nas calçadas, muitas pessoas nas ruas. É uma delícia!

Só pode dizer que conheceu um pouco de NY quem:
- Esteve na cidade no... inverno. Todas as épocas têm seu charme, mas a melhor pra mim é a neve! É diferente pra nós, brasileiros!
- Fotografou no... Empire States. Dá pra ver Nova York inteirinha!
- Passeou pela... Times Square, 5º avenida, Estátua da Liberdade, Broadway, Central Park.
- Conheceu... Teatros da Broadway. (Mamma Mia, Lion King, Hair)
- Visitou... algum museu. O Museu de Arte Moderna e o de cera foram os que mais gostei.
- Jantou no ... no Applebees (ótimo!)
- Participou... Revellion (a descida da maçã), Jogo de Baseball, Super bowl, NY Nicks no Madison Square Garden (basquete)
- Assistiu ao filme... 'King Kong em NY'
- Viu... A falta das torres gêmeas (Word Trade Center) .Lamentável!
- Trouxe de recordação... camisetas, chaveiro, álbuns escritos "I Love NY".

Obrigada pela participação, pessoal.
Enviaram perguntas para a entrevista:
- Aventura Mango @Aventuramango
- Cola em Mim @BlogColaEmMim
- De Sampa para o mundo @lekoxavier
- Dentro do Mochilão @Dentromochilao
- Escapismo Genuíno @viajantete
- Outros Ares @BlogOutrosAres
- Super Linda @rranjos
- Um homem precisa viajar @PrecisaViajar


Entrevista de junho: Maceió, por Maria Amélia Junqueira
Entrevista de agosto: João Pessoa, por Cinthia Maria

Índice de posts sobre New York.
           

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

4 comentários

  1. Ah NY..um sonho p mim ainda..um dia vou realizar,se Deus quiser!! :)
    To lendo aqui e de olho no bolo do post abaixo,hehehe..humm!!
    bjs e otima semana!! :)

    ResponderExcluir
  2. Silmara,
    linda sua foto com a Mafalda! Acredita que copiei e coloquei numa pasta onde guardo meus desejos? Também quero uma foto com a boneca! Amo!
    Bacana a entrevista com a Wania, gostei da dica de hospedagem (sempre um drama na minha cabeça).
    Quanto ao bolo verde... copiadíssimo... ;)
    Bjo&Carinho,
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Estou indo para NY e pensando em me hospedar em Tuckahoe. Queria saber como é o transporte até Manhatan. É fácil para ir todos os dias? O valor do trem compensa? Obrigada, Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laís! Encaminhei a pergunta para a Wânia e olha a resposta:
      "É facílimo. Tem trem expresso para Manhatan. Meus filhos se formaram la. Agora moro na cidade vizinha, Mount Vernon. Ela vai amar Tuckahoe!"

      Esperamos ter ajudado.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.