TAM: desrespeito e desonestidade

ESCRITO POR: sábado, setembro 20, 2014

    Esse post encerra  o que já descrevi em outros (aqui e aqui) sobre a falta de respeito e o oportunismo da TAM Linhas Aéreas para com seus passageiros.
    Não que meu caso esteja resolvido, vou arcar com o prejuízo de mais de R$3000,00 para que definitivamente não tenha que negociar com uma empresa de tão baixo nível que repassa as reclamações de clientes a escritórios de advogados competentes em ludibriar e distorcer os fatos. Eu não tenho recursos para isso, não posso competir com uma empresa em que o dinheiro chega fácil, às custas da exploração e do oportunismo com seus clientes.
 Mas antes quero responder a algumas (pois 'todas' seria desgastante demais) barbaridades que recebi via Procon como resposta dos competentes advogados da TAM. Cliquem nas imagens para facilitar a leitura dos absurdos.

Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiroTentei vários contatos: no site da empresa e nas redes sociais. Obtive como resposta apenas uma mensagem nada específica sobre o meu caso, em e-mail sem possibilidade de resposta, como consta da imagem abaixo.
E mais: para a TAM eu "alego" ter comprado a passagem. Ressalto que todos os dados solicitados foram devidamente enviados à empresa em documentos digitalizados. Mas sigam o texto até o final e sejam surpreendidos como eu fui.

Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiro


Mas quando se trata da TAM, nada é tão ruim que não possa piorar. O trecho abaixo é simplesmente ridículo! Sinceramente para utilizar um argumento tão fraco eu não precisaria de advogado, estão jogando dinheiro fora:

Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiro

E mais:


Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiro

        Então por que não cumpre? É isso que os passageiros esperam, mas não o que acontece. O voo em que fui impedida de embarcar, por exemplo, atrasou 9 minutos. Eu cheguei ao balcão onde deveria fazer o check-in 2 minutos antes de ser considerada como atrasada.

Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiro


      O trecho abaixo refere-se ao tempo de antecedência de 1h indicado para o check-in. No entanto em uma aeronave que transportará mais de uma centena de passageiros, impossível que todos façam o check-in ao mesmo tempo. O que ocorre é que o check-in se encerra 30min antes do voo e eu cheguei ao balcão dentro desse tempo limite, ou seja, 41minutos antes do voo 3166 decolar, tempo suficiente para despachar malas, embarcar e ser acomodada em meu assento que a TAM alega que permaneceu vazio.

Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiro

     Agora pra acabar, e depois de ler vocês entenderão porque decidi me polpar de continuar em contato com gente tão baixa e vil: o argumento final da empresa é de que eu não fiz o check-in nem do trecho de ida, ou seja, eu não viajei pela TAM de Ribeirão Preto a Porto Alegre em 30/07/2014, por isso, estou agindo de má-fé ao pedir o ressarcimento, pois meu bilhete de volta de Porto Alegre a Ribeirão Preto, em 04/08/2014 foi automaticamente cancelado por não ter sido usado no trecho de ida.

Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiro

Trecho de carta resposta da TAM em caso de prejuízo do passageiro

      Na verdade, minha vontade era encerrar o post com alguns termos chulos dirigidos à TAM Linhas Aéreas e a seus representantes legais, mas não vou chafurdar na lama com uma empresa que se destaca no site Reclame Aqui pela má qualidade dos serviços prestados;

Reclame Aqui contra a TAM Linhas Aéreas
Avaliação de 20/09/2014
Reclame Aqui contra a TAM Linhas Aéreas.
A única empresa aérea entre as mais
reclamadas dos últimos 30 dias.




























         Que na avaliação dos consumidores é a penúltima no ranking da ANAC das companhias aéreas domésticas, só não é a última pois em alguns quesitos ela ganha da ABAETÉ, conhece?


Avaliação da TAM no site da ANAC



       E que já é conhecida pelas vítimas que faz e pela falta de responsabilidade e compromisso com que trata as tragédias em que está envolvida. Leia notícia completa aqui.


Notícia sobre acidente da TAM em SP, sete anos depois.

     Não estou satisfeita, fui lesada em meus direitos de consumidora, mas me sinto aliviada por expor aqui o que a TAM não se dignou a ouvir de mim. Engasgada eu não morro!

Leia também:

mensagem de serenidade diante dos problemas

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

4 comentários

  1. Silmara, é realmente lamentável essa postura por parte da empresa.

    Eu acho incrível e ridículo eles terem falado da "dificuldade de contato com você". Ora, além de todos os canais sociais em que você fez a reclamação, ainda poderiam te contactar por meio desse blog!

    Lamentável, lamentável, e lamentável. Essa empresa fica se queimando à toa, e, em vez de ganhar clientes, prefere perdê-los.

    Felizmente, no Brasil há empresas melhores no ramo da aviação.

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo mais que lamentável!
    Tô horrorizada, mas o seu desabafo, além de aliviá-la, ajuda outras pessoas a evitarem essa empresa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nossa colega!!!!! Eu sei bem o que vc deve ter passado. Essas empresas abusam da nossa boa fé.

    Em 2014, tive um caso mais ou menos parecido com a Gol Linhas Aéreas "Inteligentes", na qual iria embarcar em Guarulhos com destino a BH. Fiquei preso no transito caótico de SP e aproveitando que o ônibus tinha WI-FI adiantei o check-in pela internet, já sabendo que não iria chegar ao balcão faltando os 30 minutos de antecedência. Porém para minha surpresa cheguei faltando mais ou menos 02 minutos para encerramento do mesmo e me disseram que o check-in que fizera alguns instantes atrás pelo site da própria Gol não havia sido registrado e o mesmo já havia sido encerrado. Bufando de raiva e incrédulo com a argumentação do funcionário do balcão, Paguei r$ 180,00 e remarquei para o voo seguinte. Dias se passaram e depois de muitas trocas de e-mails desaforados, eles acabaram por me propor a devolução dos R$ 180,00 e mais 500 milhas Smiles (além das que receberia pelo trecho voado). Aceitei a oferta pois acho que financeiramente não compensaria acionar a justiça, mas sem dúvida nenhuma é triste termos de contar com empresas com ese tipo de conduta para realizar nossas viagens.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizem os adolescentes, foi trash... mas fui até o final, até receber.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.