Vinícola Ravanello _ Gramado

ESCRITO POR: quinta-feira, setembro 18, 2014 , ,

Vinícola Ravanello

             A Ravanello é a vinícola mais próxima do centro de Gramado. Fica em frente ao Snowland, seguindo cerca de 150 metros por uma estradinha. É uma vinícola pequena se comparada às grandes produtoras de vinho do Vale dos Vinhedos, mas tudo ali é feito com a mais alta tecnologia.

Vinícola Ravanello

                 Quem apresenta a vinícola aos visitantes é o próprio dono Normélio Ravanello que começa mostrando o exterior da propriedade onde são feitas festas de lançamentos comerciais  e de casamentos. Por ali há também o cultivo de outras frutas além da usa, como o mirtilo (blue berry) utilizado para a produção de geleias que são vendidas na loja da vinícola.

Vinícola Ravanello

          Ninguém sai dessas visitas um enólogo mas aprende-se bastante sobre vinhos. Por exemplo, que na extremidade de cada fileira de videiras planta-se roseiras, pois no caso de um ataque de formigas, elas atacarão primeiro as pétalas de rosas que são mais tenras e mais fáceis de levar para o formigueiro e só depois passarão a atacar as videiras, com isso ganha-se tempo para exterminá-las.

Vinícola Ravanello

                  Ou então que Champagne é o nome dado apenas aos vinhos gaseificados produzidos nessa região da França. Assim como só pode ser chamado de Prosecco os vinhos produzidos na região da Itália que tem o mesmo nome. Aqueles produzidos no Brasil são espumantes. Na visita há degustação de 2 vinhos e 1 espumante.

Vinícola Ravanello

             As barricas que armazenam o vinho são importadas da França e utilizadas para até 3 'safras' de vinhos no máximo. O primeiro vinho que a barrica recebe é sempre o melhor, são os chamados "reserva" ou vinho de primeiro uso. Depois de esvaziadas para o engarrafamento, as barricas são tostadas para retirar resíduos do vinho que armazenou e receber um outro vinho, que já não terá a mesma qualidade do primeiro, pois será um vinho de segundo uso, e assim por diante.
     Muito interessante, não é? A visita guiada custa R$20,00 e menores de 18 anos não pagam.
logo mala


Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.