Santuário das Sete Capelas - Ribeirão Preto
Capelas: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1956), São Judas Tadeu (1951), São Jorge (1955) |
Embora Ribeirão Preto não seja uma grande metrópole, há poucos lugares na cidade onde é possível encontrar tanta paz e tranquilidade quanto nesse espaço onde se encontram sete capelinhas construídas em homenagem a santos padroeiros e dispostas em semi-círculo.
1. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1956)
2. São Judas Tadeu (1951)
3. São Jorge (1955)
4. Santa Terezinha (1954)
5. Nossa Senhora das Graças (1948)
6.Capela de Santa Cruz/Penitência (1956)
7.Capela de Nossa Senhora Aparecida (1954).
Capelas: São Judas Tadeu (1951), São Jorge (1955), Santa Terezinha (1954) e Nossa Senhora das Graças (1948) |
A origem do Santuário das Sete Capelas seria uma homenagem a sete pequenas igrejas existentes em Bologna (Itália). O espaço escolhido para a construção do conjunto é uma antiga pedreira de onde saíram pedras para a construção do Mosteiro de São Bento (ao lado) e da Igreja de Santo Antônio, também em Ribeirão Preto.
As sete construções não são complementares e sim únicas em cada projeto arquitetônico, porém, juntas formam um conjunto harmonioso e muito bonito, protegido pela encosta da antiga pedreira e emoldurado pela vegetação.
Capelas: Santa Terezinha (1954), Nossa Senhora das Graças (1948), Capela da Penitência (1956) e Nossa Senhora Aparecida (1954) |
Nessas capelas realizam-se missas, casamentos, batizados, quermesses, entre outras comemorações católicas, mas o melhor por ali são os dias sem festa em que a tranquilidade toma conta do lugar e permite a reflexão. Experimente!
Inscrição na placa das escadarias da Capela da Penitência (ou Capela de Santa Cruz): "Sobe-se de joelhos" |
O Santuário das Sete Capelas, fica no Morro de São Bento, bem próximo ao Bosque Municipal Fábio Barreto, na Praça Alto de São Bento s/nº.
Dica: Se você é devoto de um dos santos homenageados nas capelas, pode levar sua imagem para ser abençoada durante uma das celebrações acima. Você encontra todas elas na Cabana São Jorge, no Mercadão Municipal.
Fonte de consulta: Plataforma Verri
Leia também: O que fazer em Ribeirão Preto
Poderá gostar também de:
0 comentários
E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.