Palmas para crianças perdidas
A praia central de Balneário Camboriú é uma festa familiar e colorida. São baldinhos, pranchas, boias... e entre tantas cadeiras e guarda-sóis são frequentes crianças correndo perdidas. Quando isso acontece alguns voluntários pegam a criança pela mão ou nos braços e seguem caminhando pela beirada da praia batendo palmas, por onde vão passando todos engrossam o coro das palmas e assim a praia toda fica sabendo que uma criança está a procura dos pais.
Eu não conhecia esse 'código', mas ele foi criado em 2006, nas praias do litoral paulista por um grupo de voluntários chamados Anjos do Verão. O slogan é Bata palmas para essa ideia. Os idealizadores da estratégia do palmaço são dois educadores, Aparecida Rix e Rui Silva, que criaram o método após passarem pela situação com o filho de 2 anos.
Para comemorar a marca de 1000 crianças encontradas desde o verão de 2006, os educadores pretendem promover na terça-feira de carnaval de 2012 uma ação conjunta, às 13:30h, na praia da Enseada, colocando 50 mil banhistas para bater palmas juntos por 30 segundos e cadastrando a ação de responsabilidade social no Guinessbook.
Fui pesquisar sobre a novidade que conheci nas praias de Santa Catarina e encontrei notícias sobre o palmaço até em Punta del Este. Tomara que se torne um código conhecido e utilizado em todo o nosso imenso litoral. Quem já perdeu um filho na praia (como eu) sabe o quanto é desesperador.
Ajude a divulgar essa ideia.
Poderá gostar também de:
7 comentários
Uma inciativa q com certeza deve ser seguida e divulgada, já perdi meu filho numa cidade hist´rorica, foi horível, mas graças a Deus o encontramos são e salvo no ônibus em que fomos, o danadinho encontrou o caminho de olta!
ResponderExcluirSilmara, que legal esse negócio das palmas.Eu que me perdia e muito, e justo em Canboriú,onde passavámos férias.Mas a culpa tem a miopia...rsrs...Tirava os óculos e já era.Tentava achar pelo guarda sol.
ResponderExcluirQuanto a filhota com medo de borboletas,entendo.Eu tenho pavor de lagartixa,tenho prá mim que dinoussauros não foram extintos, só diminuiram de tamanho e sobem nas paredes.Ecaaa
Boas férias...Besitos
Silmara, como você mesma observou meu filho está moço, tem 25 anos! Mas quando tinha de 12 para 13 sumiu de perto de onde estávamos e meu coração ficou assolado como um campo de guerra. Só de lembrar o desespero fico meio sem ar. Se esse código já existisse eu não teria sofrido tanto. Por fim, quando eu já me descabelava, lá vem o moleque, todo tranquilo... tinha ido até a pousada tomar água e não avisou ninguém... :)
ResponderExcluirAbraço!
Ótima iniciativa, só temos que deixar as crianças informadas sobre este "artifício", assim até elas poderão ajudar e entender. Tb já aconteceu 2x com meu filho,numa loja de departamento e em um parque da Disney. É um horror, mas na verdade temos é que ficar ligadas integralmente. Afinal, a responsabilidade é nossa, dos pais.
ResponderExcluirAconteceu de uma menina se perder na praia na primeira vez que fui pra Camboriú... As palmas realmente funcionam!!
ResponderExcluirÓtima iniciativa!
;D
Não sabia deste novo "código". Uma iniciativa bem legal.Vou compartilhar esse link, pode?
ResponderExcluirBjos.
Marcia
Legal, atitude simples e eficaz.
ResponderExcluirE você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.