O encanto dos girassóis

ESCRITO POR: sábado, julho 15, 2017 ,

Plantação de girassóis em Itápolis - SP
Plantação de girassóis em Itápolis - SP
       São tão lindos e parecem tão resistentes, mas se colhidos, nos vasos, não durarão mais que dois ou três dias com sua beleza esplendorosa. Talvez por isso Van Gogh os tenha eternizado em um de seus quadros mais conhecidos (Os Girassóis - 1888) sem explicitar sua beleza de flores recém colhidas, mas destacando a decadência das flores moribundas.

Obra - Os Girassóis - Van Gogh

      Não tenho nada contra flores em vasos, mas não há o que se compare à beleza de uma plantação de girassóis. Essa das fotos no início e no final da potagem fica em Itápolis- SP, cidadezinha do interior, com pouco mais de 42 mil habitantes. Meus pais moram lá, não é turística, mas tem o melhor sorvete do mundo (já falei sobre ele aqui), e agora, onde antes só eram vistas plantações de laranja, há os girassóis.
         Girassóis são tão encantadores que mereceram uma crônica de Caio Fernando Abreu (A morte dos girassóis), da qual transcrevo alguns trechos abaixo:


   "(...) tenho aprendido muito com o jardim. Os girassóis, por exemplo, que vistos assim de fora parecem flores simples, fáceis, até um pouco brutas.
     Pois não são. Girassol leva tempo se preparando, cresce devagar enfrentando mil inimigos, formigas vorazes, caracóis do mal, ventos destruidores. Depois de meses, um dia pá! Lá está o botãozinho todo catita, parece que vai abrir.
   Mas leva tempo, ele também, se produzindo. Eu cuidava, cuidava, e nada. Viajei por quase um mês no verão, quando voltei, a casa tinha sido pintada, muro inclusive, e vários girassóis estavam quebrados. Fiquei uma fera. Gritei com o pintor: “Mas o senhor não sabe que as plantas sentem dor que nem a gente?” O homem ficou me olhando tão pálido quanto aquele vizinho. Não, ele não sabe, entendi. E fui cuidar do que restava, que é sempre o que se deve fazer.
    Porque tem outra coisa: girassol quando abre flor, geralmente despenca. O talo é frágil demais para a própria flor, compreende? Então, como se não suportasse a beleza que ele mesmo engendrou, cai por terra, exausto da própria criação esplêndida. Pois conheço poucas coisas mais esplêndidas, o adjetivo é esse, do que um girassol aberto.
(...)
       Ah, pede-se não enviar flores. Pois como eu ia dizendo, depois que comecei a cuidar do jardim aprendi tanta coisa, uma delas é que não se deve decretar a morte de um girassol antes do tempo, compreendeu? Algumas pessoas acho que nunca. Mas não é para essas que escrevo."       

Plantação de girassóis em Itápolis - SP
logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.