Memorial da Televisão Brasileira

ESCRITO POR: terça-feira, janeiro 19, 2021 ,



A TV aberta no Brasil completou 70 anos em 2020 e para comemorar sete décadas de sucessos a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) lançou uma exposição incrível com resgate histórico dos principais eventos do período. 

O Memorial da Televisão Brasileira  é uma retrospectiva dividida por décadas. A exposição se distribui por 7 salas virtuais de cenários interativos com os principais ícones televisivos, informações escritas, fotos e vídeos curtos (até 3min) em forma de  pout pourri sobre a programação. 

TV brasileira na década de 60.

Os ícones indicativos de fotos ou vídeos ficam próximos a imagens que representam segmentos da programação que sempre estiveram presentes desde os primeiros tempos até hoje: novelas, programas de auditório, esportes, telejornais, humorísticos, infantis, histórias seriadas, variedades, programas femininos... Veja primeiro as fotos, pois possuem legendas, e depois veja o vídeo com trechos de cada programa. Aliás, antes de ler as legendas tente identificar alguns atores e atrizes nas fotos, muitos deles estão atuando até hoje e você certamente conhece, já se 'reconhece' em fotos antigas é outra história. No material audiovisual estão vinhetas, aberturas, logotipos... tudo para ativar nossa memória e nos deixar saudosistas.

TV brasileira na década de 70.

As duas primeiras salas - décadas de 50 e 60 -  são em branco e preto, assim como eram as transmissões televisivas. A partir da década de 70 os cenários das salas ficam coloridos, indicando a chegada da TV em cores no Brasil em 1972.

Em cada uma das salas, as telenovelas ganham destaque em painéis que trazem os nomes daquelas que ficaram mais populares. Ao ver as fotos e os vídeos preste atenção nas diferenças entre as versões das novelas que ganharam remakes em diferentes épocas: Ti-Ti-Ti (1985, 2010), Cabocla (1979, 2004), o Astro (1977, 2011), Éramos Seis (1958, 1967, 1977, 1994, 2019), Mulheres de Areia (1973, 1993) e tantas outras que comprovam que nossos autores sabem fazer novela boa há muito tempo.

TV brasileira na década de 80.

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul e um dos primeiros do mundo a ter televisão. Essa e muitas outras curiosidades estão disponíveis no texto de introdução de cada sala, disponível em português, inglês e espanhol. Está disponível até mesmo um trecho da primeira transmissão feita no Brasil, a inauguração da TV Tupi.

As imagens mais antigas, além de arquivos das próprias emissoras de TV, são de acervos pessoais de atrizes como Eva Wilma e Laura Cardoso, além de apresentadores como Sílvio Luiz e o radialista Enéas Machado de Assis. O trabalho de resgate e reconstrução da história foi mesmo primoroso, um trabalho que merece aplausos.

TV brasileira na década de 90.

Será que você reconhece o cenário da sala da década de 90? Ela recria a sala futurística da abertura da novela Explode Coração (1995), criada por Hans Donner que você pode ver completa clicando aqui (preste atenção em Ana Furtado dançando). É o período de chegada da internet no Brasil e com ela os recursos videográficos foram se modernizando e tornando a TV ainda mais fascinante.

Mais novidades nos anos 2000, após meio século a TV chega na era digital e amplia seus recursos de interatividade com o telespectador tornando-se parte da programação, por exemplo, em reality shows como o Big Brother Brasil que ganhou na exposição uma retrospectiva dos vencedores das 5 primeiras temporadas. Você se lembra quem foram?

TV brasileira na década de 2000.

Se você era fã de Vídeo Show desde quando era apresentado por Miguel Falabella ou se divertiu com a novela Verão 90 (2019), certamente vai gostar do Memorial da Televisão Brasileira. Até mesmo o momento atual da pandemia está ali representado com cenas de novelas que foram interrompidas em março/2020 e ainda precisaremos aguardar para conhecer o final da trama. Você se recorda de quais novelas estava assistindo? A exposição ajudar a lembrar que ainda não terminamos de assistir 'Amor de Mãe' e 'Salve-se quem puder'.

Década de 2010

Não tenha pressa, faça a visita com calma e aproveite todos os detalhes que há para ver, ouvir e lembrar. São centenas de itens. Quantas boas lembranças! Que delícia trazer de volta tantos bons momentos. Aproveite!

Para os apaixonados pela caixa mágica, seguem outra sugestões de leituras interessantes que revivem momentos marcantes da programação da TV aberta:

- Exposição Hebe Eterna - em qualquer das décadas que você revisite na história da televisão barsileira, lá está Hebe Camargo, a dama da TV brasileira. A exposição Hebe Eterna, realizada no Farol Santander em 2019 trouxe todo o glamour de Hebe, Linda de viver.

Hebe Camargo - a dama da TV brasileira

- Castelo Ra-Tim-Bum, a exposição - Entre 1994 e 1997 não havia criança que não conhecesse os personagens encantados que viviam nesse castelo. A exposição já passou pelo MIS, pelo Memorial da América Latina e por algumas cidades do país na versão itinerante. Na pandemia fomos presenteados com a versão virtual da exposição que pode ser acessada aqui.

Castelo Ra-Tim-Bum

- Plateias Virtuais - a pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de mais uma vez a TV se adaptar, principalmente em um momento em que ela foi tão procurada seja nos momentos de informação ou naqueles de distração. A solução encontrada pelos programas de auditório foi a plateia virtual.

Domingão do Faustão

Uma boa programação para você.
logo mala




Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.