Exposição virtual Pratodomundo

ESCRITO POR: terça-feira, janeiro 12, 2021 , ,

 

Exposição Pratodomundo

    "Pratodomundo" = "Pra todo mundo" ou "Prato do mundo"? Não sei a resposta, mas o trocadilho que dá nome à exposição ficou bem legal! Pratodomundo foi uma exposição temporária do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que ficou em cartaz de abril a outubro/2019. Em 2020, ano de ficar em casa por segurança, voltou à programação do museu em uma versão virtual. Assim, como já escrevi sobre "Leonardo Da Vinci: 500 anos de um gênio", também em Pratodomundo não estamos falando simplesmente de um tour virtual como tantos outros que acalentaram nossos dias em casa. Nesses dois exemplos a interação vai além da imagem em 360º, são visitas virtuais interativas e informativas, como se houvesse um guia acompanhando a visitação que se faz presente por meio de áudios, vídeos e textos escritos que vão explicando o que você está vendo. 

Exposição Pratodomundo

    Muito diferente de uma simples visitação virtual em que você vaga aleatoriamente por corredores de um museu, Pratodomundo tem um roteiro linear que segue a proposta da curadoria e faz com que o visitante entenda quais foram as intenções de cada setor da exposição. Além das setas na tela que indicam o caminho, há um menu lateral que traz todas as sessões ordenadamente, caso você se 'perca' dentro da exposição, basta um clique para voltar onde estava.
     Presencialmente, a exposição foi visitada por mais de 220 mil pessoas enquanto esteve em cartaz e foi premiada com o Grand Prix de bronze na categoria Exposição Temporária. Assim como o acervo fixo do Museu do Amanhã, tudo é muito tecnológico e voltado para o futuro. A questão que norteia a temática é: Como alimentar, na década de 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade?

Museu do Amanhã - RJ

        A resposta chega ao visitante norteada pela tecnologia e criatividade que poderá garantir o sustento mundial se soubermos lidar com essa questão. Nem tudo pode ser vivenciado virtualmente, por exemplo, o que chamou muito a atenção do público foram as informações em forma de quizzes e jogos como o CSI (Comida Sob Investigação) e a Geladeira Sincerona que avaliava com tiradas bem humoradas a qualidade nutricional de 5 alimentos que cada visitante podia escolher. Esses recursos não estão disponíveis online, mas de qualquer forma a 'visita' vale a pena.
        Antes mesmo da exposição, as questões sobre alimentação e contra o desperdício de alimentos já faziam parte da temática do Museu do Amanhã. As reflexões, oficinas e trocas de experiências que se iniciaram em 2018 geraram o livro "Receitas do Amanhã: gastronomia do porto carioca sem desperdícios" que pode ser baixado em arquivo PDF.

Museu do Amanhã - RJ

          O Museu do Amanhã é lindo! Quando houver oportunidade e segurança não deixe de visitá-lo. Até lá, enquanto estivermos em casa, vamos nos distrair a aprender dentro das possibilidades do novo normal. Não sei vocês, mas eu estou quietinha em casa, sem sair de minha cidade desde janeiro/2020 e assim pretendo permanecer até que a vacina esteja disponível para todos. Entre tantas informações veiculadas pela TV, me chamou a atenção a frase de um diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom: "Ninguém está seguro até que todos estejam seguros".
        Como uma blogueira de viagem pode desaconselhar que as pessoas viajem!? Justamente porque ainda quero viajar muito e para que isso volte a acontecer naturalmente está faltando conscientização e paciência da parte de muita gente.
logo mala


- Para visitar virtualmente a exposição Pratodomundo clique aqui.
- Para visitar virtualmente a parte externa do Museu do Amanhã, clique aqui.
- Para saber como foi nossa visita presencial ao museu leia aqui.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.