Transfer: porto e aeroporto

ESCRITO POR: quarta-feira, março 02, 2011 , , , , ,

Aeroporto de Guarulhos               Quem mora próximo a um grande aeroporto não faz ideia da diferença que isso faz na hora de viajar. Não é só a proximidade, as facilidades incluem tempo, dinheiro e nível de stress. Para se chegar ao ponto onde a viagem 'deveria' efetivamente começar há algumas opções, mas definitivamente a mais barata não é a mais prática e vice-versa.
               Moro no interior do estado de São Paulo, a 400 km da capital. Minha cidade não tem aeroporto, mas fica bem pertinho de Ribeirão Preto que tem um. Quem mora na capital escolhe seu pacote de viagem e se programa para os gastos que terá no destino escolhido. Quem, como eu, mora longe de um grande centro fecha o pacote e começa a pensar em como vai chegar até o aeroporto, ou o porto no caso de um cruzeiro. Já testei várias alternativas, todas têm prós e contras.
             Há um tempo atrás a CVC oferecia transfer em ônibus da empresa, de Ribeirão até aos aeroportos de São Paulo. Não sei porque deixaram de oferecer o serviço, mas não foi por prejuízo já que não era nada barato. Usei esse serviço 2 vezes e além da desvantagem do preço, era muito demorado. A rota que se faz em 4 horas no máximo (Ribeirão-São Paulo), o ônibus da CVC fazia em mais de 6 horas, fora o tempo de aeroporto, pois a lotação tinha passageiros de vários voos diferentes. A volta para casa conseguia ser ainda pior, pois se seu voo fosse um dos primeiros a chegar, você não saía do aeroporto até a hora em que chegassem passageiros suficientes para encher o ônibus e seguir viagem.
Hotel Ibis Guarulhos - próximo ao aeroporto

O mais barato é ir de carro até São Paulo, mas como estamos falando de uma das maiores cidades do mundo, onde até GPS enlouquece, a coisa não é muito simples. Eu já peguei um congestionamento monstro em dia de chuva e demorei mais de 4 horas para atravessar a marginal Tietê e chegar à Guarulhos. No total foram 9 horas de viagem de casa até o hotel Ibis. Nessa oportunidade, como meu voo era às 8h, preferimos ir na véspera. Para essa situação o Ibis é uma ótima opção, pois as diárias têm bom preço, nos finais de semana ficam mais baratas ainda, tem estacionamento para deixar o carro enquanto viaja e transporte grátis hotel/aeroporto/hotel. Para manter o bom custo/benefício o frigobar está à sua disposição, mas vazio (nem água), o hóspede mesmo que o abastece com o que for precisar. Também é o próprio hóspede que carrega suas malas. Em compensação eles indicam uma pizza maravilhosa que entregam no próprio hotel e você pega pratos e talheres emprestados na copa para comer no seu apartamento. Na volta dessa viagem meu voo chegou tarde e dormimos mais uma noite por lá para seguir para casa no outro dia. Com combustível, estacionamento, pedágio'S' e hotel, nosso passeio ficou R$700,00 mais caro.
                 Numa outra ocasião meu voo era às 17h, então saímos de casa bem cedo, prevendo um possível congestionamento que não ocorreu. Às 11:30 estávamos guardando o carro no estacionamento do Ibis, almoçamos por ali e fomos para o aeroporto esperar mais de 4h pelo voo...rs
            Na última vez em que fiz essa rota, várias ruas de Guarulhos tinham mudado de sentido recentemente e ninguém sabia dar informações, nem o Corpo de Bombeiros sabia como chegar ao hotel que olhando pra cima enxergávamos o luminoso 'logo ali'. Enfim, se optar por dirigir em São Paulo vá com paciência, tempo de sobra e espírito de aventura. Não esqueça de pegar a Via Dutra pela 'lateral', bem à direita dela.
ônibus da empresa Monte Alegre no porto de Santos

Quando a viagem é marítima piora um pouco. Ir de carro pra Santos é totalmente inviável pelos preços praticados nos estacionamentos do porto e próximos a ele. Algumas empresas se especializaram em oferecer esse serviço. Em meu primeiro cruzeiro fui até Santos com a Monte Alegre. Precisei ir pra Ribeirão e deixar o carro em um estacionamento a semana toda (R$100). Embora não passasse em minha cidade o ônibus entrou em outras "nove" para pegar passageiros. Fiquei '10 horas' em trânsito de minha casa até o porto e '12 horas' desde o desembarque até chegar em casa. São R$210,00 por pessoa; em família são R$840,00 para esquecer até as alegrias do navio voltando pra casa num ônibus que para toda hora. Essa opção não quero nunca mais.
                    Como a Monte Alegre foi riscada de meus planos, tive que procurar outras alternativas para chegar à Santos. Encontrei a Best Tours se especializou nesse tipo de serviço e faz (fazia, pois faliu) transfers de Ribeirão Preto para São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Campinas (Viracopos) e porto de Santos. O preço não é muito diferente, R$209,00, mas vieram me buscar em casa e com 5 horas de viagem de Van tínhamos chegado. A volta foi mais 'embananada', pois o serviço foi tercerizado e voltamos em um micro-ônibus que passou por Congonhas para pegar passageiros irados que estavam lá há mais de 3 horas esperando. Mesmo assim cheguei bem mais rápido em casa que com a Monte Alegre e não gastei com estacionamento do carro. Azul Linhas Aéreas                  Minha próxima experiência será com a Azul Linhas Aéreas que acabou de chegar à Ribeirão Preto fazendo o trecho de Ribeirão a Campinas a partir de R$19,90. Se conseguirem manter esses valores vão quebrar a concorrência de agências de transfer e Vans particulares que fazem diariamente o caminho de Ribeirão Preto até os aeroportos de São Paulo por R$90,00 pessoa/trecho. Vou experimentar e se der tudo certo, Viracopos passará a ser meu aeroporto preferido para viagens nacionais, pois chegar até eles ficará em simples.
                  Esses transtornos são inevitáveis e jamais me farão desistir de uma viagem. Porém, eu não vou acrescentar a eles um voo com 4 escalas ou 2 conexões, por exemplo, para economizar alguns reais. Não dá, senão o descanso e o lazer se transformam em tortura.
                  É por tudo isso que não me atrai de forma alguma viajar para Bariloche, por exemplo, sem ser por pacote com voo direto e muito menos fazer um minicruzeiro em que vou ficar 2 dias em trânsito e 2 no navio.
                   Ah, se o aeroporto Leite Lopes fosse internacional!!

Leia também: Índice de postagens sobre Cruzeiros.