Bariloche - 19/07/2011

ESCRITO POR: terça-feira, julho 19, 2011

              Consegui postar 6 textos no blog sem falar na aflição do "ir-ou-não-ir-para-Bariloche", mas é inevitável ficar buscando informações sobre o destino argentino, no meu caso estou tentanto transformar ansiedade em otimismo, por mais difícil que isso possa parecer. Eu não vou desistir!!
               Outro dia li uma mensagem na comunidade "Bariloche" que dizia que estávamos tão preocupados com as cinzas do vulcão que ninguém estava se lembrando que não havia neve ainda. É verdade, em 08/06, a neve apareceu pela cidade anunciando uma boa temporada, mas depois foi desaparecendo até o verde tomar conta da paisagem do Cerro Catedral. Essa angústia do neva ou não neva durou até o final de junho, quando o cerro se cobriu de branco, mas a alegria durou pouco, uma semana depois estava tudo verdinho, verdinho novamente. Agora parece que é pra valer pelo que se vê na cámara en vivo do Cerro Catedral. Tomara que esse problema já esteja resolvido.

Fotos de Bariloche - AR
Imagens da câmera ao vivo do Cerro Catedral. Desde 12/06 até 19/07. Clique para ampliar.
               O "outro" problema: as cinzas. Pelas últimas notícias essas não atrapalham mais o cotidiano da cidade e nem os roteiros de quem conseguiu chegar. Alguns passeios estavam fechados por falta de neve e não por culpa do 'amado' vulcão chileno. Estamos falando de cinzas e de não de fumaça, então elas não vão desaparecer como num passe de mágica. "Três físicos da Universidade Nacional de Río Negro, uma das províncias argentinas mais afetadas pelo vulcão, calcularam que o vulcão expulsou 100 milhões de toneladas de cinza, areia e pedras, "uma quantidade comparável à carga de 24 milhões de caminhões de transporte". (Último Segundo, acesso em 19/07/2011)
                Aqui e ali na cidade, os turistas desta, e talvez também de temporadas futuras, ainda verão os sinais deixados como lembrança pelo Puyehue, nada que estrague a beleza natural da região e nem deixe a cidade 'cheirando cinza' como alguns pessimistas previam. As 2 erupções anteriores desse vulcão, que estava adormecido há mais de 50 anos, duraram em torno de 2 meses e parece que a história vai se repetir. Se até 04/08 ele resolver se aquietar de vez, ainda será possível salvar um pouquinho da temporada. Aqui você acompanha as atividades do vulcão.

Centro Cívico em Bariloche - AR
Centro Cívico visto pela cámara en vivo.

          O grande problema é chegar até Bariloche. Não há previsão para abertura do aeroporto local e parece que numa tentativa de evitar especulações e não se responsabilizar pela criação de falsas expectativas, o anúncio oficial é que o aeroporto permanecerá fechado até 30/08. (Quando li isso, tive vontade de chorar, tamanha era minha esperança de que até 13/08 tudo estaria normalizado). Enfim, como diz Vanessa Olivatti, a correspondente internacional preferida de bloggeiros e orkuteiros, quem quiser chegar até lá que vá de ônibus, patins, jegue, a pé, de asa delta... só não conte que coseguirá pousar no aeroporto de Bariloche.
          Quem comprou passagens até Buenos Aires pode optar por terminar o percurso em ônibus leito. São 20 horas de viagem, e quem está encarando a aventura garante que é muito confortável e o mínimo cansativa. Quem comprou passagens pela Lan, está pousando em Esquel e terminando a viagem de 300km até Bariloche de ônibus sem custos adicionais. Os maiores 'perrengues' enfrentados são de passageiros da Aerolíneas Argentinas: voos cancelados em cima da hora, voos confirmados no site que não decolam, falta de informação, mau atendimento e outros que já são conhecidos de outras temporadas, todos os anos chovem (ou nevam) reclamações sobre a empresa aérea. Viajar pela Aerolíneas é uma loteria, quem quiser arriscar a sorte... É o típico barato que sai caro. Eu viajo para descansar e relaxar, não existe nenhuma economia que me faça trocar isso por mais preocupação do que as próprias  do dia a dia. Falei sobre isso aqui e há quem discorde totalmente, são preferências, só isso.
            No último final de semana (15/07), a CVC começou oficialmente sua temporada de inverno, com os primeiros grupos pousando em Esquel e terminando a viagem por terra. Finalmente pensaram no Plano B, que ainda não é a solução para todos os passageiros, pois o aeroporto de Esquel não comporta aviões do tamanho das aeronaves da TAM, só pousarão lá os grupos que chegam pela ANDES AIRLINES. Todos os voos da TAM para Bariloche estão cancelados, o que muda até mesmo a data de encerramento da temporada que tinha saídas até 20/08 e agora tem o último grupo confirmado para 08/08, voando ANDES. Se pretende atender a todos os seus clientes, a operadora terá que por em prática os Planos C e D que para o momento é tentar reacomodar quem iria pela TAM nos lugares que restam em voos da ANDES e tentar negociar voos extras com a mesma.
              Até aqui tudo bem pra mim, não tenho problemas em antecipar a viagem em uma semana, o próximo capítulo é conseguir confirmar hospedagem no mesmo hotel que fechei no pacote. Não quero trocar o Edelweiss de jeito nenhum.
             Ontem o primeiro avião desde 04/06 pousou no aeroporto de Bariloche, um voo da ANDES trazendo um grupo da CVC. Mas não há nada para se comemorar, o que realmente aconteceu é que o aeroporto de Esquel estava sem visibilidade e como naquele momento havia condições seguras em Bariloche, houve autorização para pousar. Na verdade foi uma solução alternativa e embora o teste não tenha sido intencional, é um bom motivo para mantermos o otimismo.
             Para encerrar o último vídeo feito pela Vanessa, em 18/07:





Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

29 comentários

  1. Olá...

    Tenho viagem marcada para Bariloche no dia 18/08 com pacote CVC, Voando AA. Estou tão preocupada com esses cancelamentos da AA não sei o que faço. Vc vai por qual Cia aérea?

    Beijos e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Rfaela, eu iria em voo TAM, agora será pela Andes Airlaines. Eu nem sabia que havia pacotes da CVC voando AA!! Pra mim é novidade. Tente mudar esse voo da AA para Andes, é o melhor a fazer no momento.

    ResponderExcluir
  3. Estou com viagem marcada para dia 22/08 vou com conexão em Buenos Aires. Vou de AA. Será que realmente até esta data não tem previsão? Nos mantem informada Vanessa, seu Blog foi o unico que tem noticias mais atualizadas de Bariloche. Parabens!
    Abraços
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Oi Silmara...
    Meu pacote pela CVC é de 4 dias em Buenos Aires e 5 em Bariloche, os dois voando AA. Infelizmente não tenho como trocar para Andes no momento. Por enquanto só posso esperar até inicio de agosto para ver o que vai acontecer com a AA. Mas to na esperança e com pensamento positivo...rsrs

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Cláudia, não sou a Vanessa (que é guia e mora em Bariloche), sou a Silmara (dona do blog) mas todas as informações que ela passa eu coloco aqui. Ontem li no site AnBariloche que a presidente do país garantiu que a partir de 27/07 os voos da AA descerão em Bariloche. Certeza disso vamos ter só quando acontecer mesmo. Otimismo sempre.

    ResponderExcluir
  6. Rafaela, agora entendi pq vc viaja pela CVC com a AA...rs É que estava pensando só nos pacotes diretos para Bariloche. Também estou torcendo para que até agosto esteja tudo certo.

    ResponderExcluir
  7. Não há novidades em Bariloche, apenas que a neve que estava por lá está desaparecendo. A presidente do país disse que em 27/07 a Aerolíneas Argentinas retomará seus voos normalmente a Bariloche. Sendo assim vou esperar até quarta (ou quinta-feira) para escever um novo post torcendo para que haja boas notícias, entre elas que tenha nevado.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente eu tinha uma viagem pela TAM viagens para Bariloche que foi cancelada para o dia 30/07. Me deram a opção de Ushuaia. Iria amanha , mas também foi cancelada. A decepção foi muito grande, pois era um presente de 15 anos para minha filha. Ela não quer nem saber mais da Argentina. Vamos esperar o reembolso e procurar um local longe de vulcão!!!

    ResponderExcluir
  9. Vanessa
    Vc sabe me falar sobre a ANDES?? è uma boa companhia??
    Fabricia

    ResponderExcluir
  10. Fabrícia, a Vanessa não passa por aqui para responder comentários. O que eu sei é que há muitas reclamações de quem está viajando pela Andes e o problema principal é o aeroporto de Esquel que não comparta tanto movimento.

    ResponderExcluir
  11. Estive em Bariloche do dia 15/07/2011 ao dia 20/07/2011. Voei pela AA (nunca mais!!!) passei um sufoco para chegar em Bariloche, voos e mais voos sendo cancelados e sem nenhuma explicação. Pousei no aeroporto de Esquel que é minúsculo e levei 5 horas de ônibus até Bariloche. A cidade estava com muita neve, tudo muito lindo!!! Neste ponto a viagem valeu muito. Porém, na volta todos os voos foram cancelados, passei um dia inteiro no aeroporto de Esquel sem nenhuma explicação, tive que retornar para Bariloche e partir para Buenos Aires no dia seguinte de ônibus (20 horas) e o preço da passagem é de 600 pesos (inclui refeições. Embora tenha passado momentos incríveis em Bariloche também tive muitas frustações. Não aconselho a ninguém a voar pelas AA. Pretendo voltar a Bariloche, no entanto só se o aeroporto da cidade estiver funcionando normalmente.

    ResponderExcluir
  12. Olá Silmara, desculpe achei que era a Vanessa que postava rs. Recebi a informação que ontem o vulcão voltou a reportar cinzas. Você tem noticias se o aeroporto estão fechados? Como esta a situação em Bariloche? Estou realmente preocupada, não sei se cancelo a minha viagem ou arrisco esperar até a data que é 22/08.
    Tem algum palpite? rsrsrs Obrigada
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Oi Silmara, tudo bem? Que novela é essa né..rsrs, acabou que o tão esperado voo da AA direto p/ Bari previsto pra ontem não saiu e nem deve sair tão cedo né. Vi em outro post seu que vc vai ficar no Hotel Edelweiss...Eu tbm vou ficar lá. Vc sabe se o hotel é bom? Quem sabe nos encontramos por lá...rs..Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. Cláudia, estou no mesmo dilema e minha viagem é dia 07/08. O aeroporto de Barilcohe continua fechado e sem previsão de abertura. Na verdade até a Vanessa anda sumida...rs principalmente pq está trabalahndo com os turistas que conseguem chegar até lá e também pq não há o que dizer, não há novidades, infelizmente.

    ResponderExcluir
  15. Rafaela, eu vou dia 07/08 e volto dia 14. Quando vc chegar já estarei em casa, se Deus quiser...rs Quando fui em 2008 achei o hotel Edelweiss um encanto, não fiquei hospedada nele, mas a localização é tão boa que desta vez nem pensei em outra opção. Além disso ele foi muito elogiado na Revista Viagem e Turismo sobre Bariloche e nunca li na comunidade do Orkut comentários negativos sobre ele. Espero sair de lá com a mesma opinião positiva.

    ResponderExcluir
  16. Poxa vida Silmara, é a primeira vez que vou para Bariloche, eu estava entre ir para a neve ou a praia (Caribe) e olha no que deu! Estou quase desistindo viu ... Entrei nos videos da Vanessa e não consegui nenhuma informação tbm ... vou Ficar atenta, se eu conseguir informações posto aqui para vc. Boa Sorte para nós ... Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi Silmara sua viagem está quase chegando né. Por favor de notícias, BOAS de preferência, para a gente aqui. Abraços e boa Viagem!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Silmara,
    tb tenho uma pacote com CVC para o dia 13/08 no hotel Edelweiss. A CVC me informou que o voo da TAM foi trocado pelo da ANDES e que esse voo iria direto para o Aeroporto de Bariloche. Vc sabe me dizer se afinal o voo da ANDES vai direto para Bariloche ou teremo que descer em Esquel???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Gente, vou para Bari dia 12-08, A.A., e consegui mudar o voo de Bariloche para Esquel, facinho, liguei n AA e me atenderam na hora e remarcaram a ida e a volta via Esquel, no mesmo dia e num horário bem próximo ao que era.
    Estou super Feliz!
    Não desanimem, vamos todos LINNNNDOS para bariloche!!!

    ResponderExcluir
  20. Rafaela, vou amanhã, na volta conto tudo. Quem sabe aparece algum post novo no blog enquanto eu estiver por lá. Só não dá pra prometer.

    Flávia, na semana passada todos os voos da CVC chegaram e saíram direto do aeroporto de Bariloche. Resta torcer que continue assim.

    Tânia, muito bem, otimismo sempre. Eu só desisto se me arrancarem do avião...rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Gente estou totalmente perdido, vou viajar para Bariloche no dia 20/08 Lua de Mel, não sei o que fazer. O meu voo é pela lan, sabe me informar se vou ter que ir para Ezquel?

    ResponderExcluir
  22. Roberto, como a situação está hoje, com certeza terão que descer em Esquel, pois a Lan só está descendo lá. A única empresa aérea que está descendo em Bariloche, quando há condicções climáticas, é a Andes.

    ResponderExcluir
  23. Oi Silmara, obrigado pela informação, mas me diga: vi que vc esteve lá na semana que passou, como foi a viagem? Como está lá? Está bem tranquilo quanto a viagem? e o clima lá? está nevando?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Estou em Bariloche. Há muita neve nos Cerros e Refúgios. A cidade está linda como sempre, apenas com os sinais de cinzas que vão permanecer por anos ainda.

    ResponderExcluir
  25. Olá Silmara, bom li todos os comentários, enfim...confuso né!rsrs
    só queria saber uma coisa em junho já tem neve nas pista de esqui?? já da pra fazer todos os passeios de neve??
    quero ir pra lá em 2012,mas mesmo tendo muito tempo até lá, eu tenho q marca minhas férias agora em setembro, queria tirar em junho, mas se nada de neve tiver aberto,não adianta...vc pode me ajudar? e desculpe minha ignorância, mas que linha área é essa AA que é tão ruim? só pra eu não ir nela!
    abraços!

    ResponderExcluir
  26. Gisele, esta foi uma temporada confusa por causa do vulcão, mas até 2012 tudo estará perfeito! "AA" é Aerolíneas Argentinas que deixou e continua deixando muita gente ao Deus dará, outros tiveram sorte. A melhor época para neve é agosto e junho é a pior, pois quando há neve não é suficiente para abrir as pistas de esqui.

    ResponderExcluir
  27. Ola gostaria de saber qtas hrs sao de trem de buenos aires ate bariloche? e se vale a pena ir de trem...atenciosamente barbara

    ResponderExcluir
  28. Não sei nada sobre o trem. De ônibus são 20h de viagem.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.