Para "não" trazer da viagem

ESCRITO POR: sexta-feira, abril 15, 2011 ,

Eu sei como é: você olha aquele objeto incrível na feirinha de artesanato e pensa que é uma oportunidade única para adquiri-lo por um preço tão irresistível!! Só se esquece que viajou de avião e levá-lo para casa pode ser um transtorno.

Por exemplo, os vasos maravilhosos com as flores secas do cerrado que se encontram em inúmeras barracas em Brasília. Pense: não dá pra levar na mala, e mesmo que você queira só uma florzinha de recordação terá que segurá-la o tempo todo, pois ela corre sério risco de chegar sem nenhuma pétala ao seu destino final. Como eu não sou nada cuidadosa, nem tentei essa empreitada.

Flores secas do cerrado - Brasília - DF
Vamos sair do calor do planalto central para o frio da Patagônia Argentina. Os preços de roupas beemmm quentes são irresistíveis, se comparados com os nossos. Mas onde mesmo que você vai usar aquele sobretudo de lã? E lembre-se que ele não vai sair tão barato assim se você tiver que pagar pelo excesso de bagagem.

Meias confeccionadas por Carla Pacheco Nem é preciso ir tão longe. Já que quem está na chuva é pra se molhar, estando em Serra Negra ou Campos do Jordão, a tentação em comprar polainas, meias de lã, cachecóis e toucas é grande. Quantos dias por ano você poderá usá-los na região onde mora? Seu armário tem um cantinho esperando por essas roupas volumosas? Sobretudo rosa Voltando para as regiões ensolaradas, chegamos às praias. Em todas elas existem as barraquinhas vendendo artesanato feito com conchinhas do mar. Você achou lindo?! Então tire uma foto e pronto. Se não conseguiu imaginar em que lugar de sua casa colocaria uma decoração tão 'exótica', não obrigue sua irmã, sogra, cunhada, prima a dizer que adorou e ter que acomodar tal objeto na estante. Lembrei-me de Caco Antibes (Miguel Falabella em Sai de Baixo, lembra?): "pobre adora estante, só pra encher de lembrancinhas de aniversário." Artesanato feito com conchas do mar O berimbau dispensa comentários. Tudo bem que você adorou conhecer Salvador e vai ter inúmeras fotos para se lembrar dessa viagem maravilhosa, não precisa chegar a esse extremo. BerimbauJá vi muita gente em aeroporto carregando berimbau nas costas em embalagens adaptadas pra viagem. Agora, se for um objeto imprescindível para completar a decoração de sua sala, traga sem medo de virar piada de guia de turismo.




Camarão fresco da Praia de Mucuripe - Fortaleza - CEPor falar em praias do nordeste, nas furadas abaixo eu fui protagonista. A primeira é se deliciar com os camarões da praia de Mucuripe e ser convencido pelo vendedor a levar alguns para casa, aproveitar o preço excelente e prolongar o sabor da viagem. Pois bem, você escolhe aqueles camarões enormes que enchem os olhos e dão água na boca por apenas R$15,00 kg. Mas falta comprar a caixa de isopor para acomodá-los (o vendedor já tem ali mesmo para oferecer). Além do peso do camarão, tem o peso do gelo para garantir que não se estragem na viagem. Chegando ao aeroporto você descobre que para despachá-los tem embalar com o protect bag, no fim vão custar o mesmo que no mercado perto de sua casa. Na ocasião dessa 'aventura', meu voo atrasou 7 horas (inesquecível a BRA), os camarões não se estragaram, mas o cheiro peculiar estava insuportável, a caixa de isopor teve que ir direto pro lixo da rua.


Vaso decorativo com areia colorida - Fortaleza - CE

A segunda furada em Fortaleza é comprar aqueles vasos enormes desenhados com areias coloridas. Na Praia das Fontes você escolhe e o vendedor entrega até no hotel pra não atrapalhar seu passeio. Ou seja, você não sentiu o quanto eles pesam. Eu escolhi um de uns 5 kg que teve que ir na bagagem de mão, claro. A alça da bolsa chegou a rasgar. O vaso é bem bonito, só em cores naturais e desenhos abstratos. Está até hoje decorando minha sala, mas jamais terá um par.


Enfim, tem algumas coisas lindas de se ver, que são pra ficar só nas suas memórias de viagem, no máximo nas fotos. Se você não consegue mesmo se controlar com seus impulsos consumistas, então siga as dicas:


- Leve uma mochila ou bolsa de viagem extra, dobrada no fundo da mala. Ela será útil para trazer as lembrancinhas.


- Prefira levar 2 malas com pouca roupa que uma só super cheia. Se já sair de casa com a mala lotada, como conseguirá trazer o sobretudo comprado por lá?!


- Repense sua bagagem de mão (bolsa, necessaire, casaco, notebook), pois se decidir comprar o berimbau vai trazê-lo como?


- Essa eu li numa revista do consultório médico que nem era de viagem: se comprou além do cabível na bagagem, pense na possibilidade de enviar alguns objetos pelo correio para sua própria casa. Analise o que for mais cômodo e barato, o correio ou pagar excesso de peso na bagagem. Nunca tinha pensado nisso.

Boas compras!


Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

9 comentários

  1. rsrsrs camarão é o pior de todos... imagino o cheiro
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha, isso me lembrou uma história:
    uma vez, uma menina da minha sala ia viajar pra Miami, aí disse que ia trazer presente pra todo mundo, pra gente fazer uma lista.
    aí teve uma louca que pediu um casaco de pele.
    PRA USAR NO RECIFE, PODE?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    EURIDESSALOUCA

    ResponderExcluir
  3. Depois do post pronto eu me lembrei de mais uma:
    Um amigo foi viajar para a Bolívia e achou incríveis os preços de jaquetas de couro por lá. Comprou algumas e já no quarto do hotel o cheiro fazia parecer o próprio estábulo. Chegando em casa, mandou na lavanderia e nada do cheiro do couro mal curtido sair. Ele disse que ficar com aquele cheiro no armário é o mesmo que dormir num pasto...rsrsrs Se livrou de tudo.

    ResponderExcluir
  4. Menina, adorei o seu blog... já tô seguindo! Suas dicas são super legais e vc escreve muito bem, uma forma leve e gostosa de ler!
    bjos e obrigada pela visita!
    Andreia
    http://artedacaixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei do blog...gostei da postagem, o contéudo é atrativo e o template convidativo. Estou vendo as outras postagens, virei fã, muito bom mesmo...

    SIGA O MEU BLOG TBM:
    http://temtudomega.blogspot.com
    dicas, tutoriais e downloads


    Ganhe dinheiro com seu blog, o Wibi paga para vc fazer buscas na internet, acesse:
    http://www.wibi.com.br/cadastro/?amigo=88250

    Se quiser colocar anuncios que realmente dão lucro, mande-me um email: fernandossarn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, às vezes acabamos por cair em erros desses e mais tarde arrependemos-nos de ter comprado certas coisas.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  7. Silmara,adorei o post, e já ri muito no seu blog(me identifiquei em alguns micos...rsrs...),amei tudo por aqui...Besitos

    ResponderExcluir
  8. Silmara, adorei as dicas sobre o que não trazer de viagem. Eu acho que me empolgaria com as garrafas cheias de areia e só iria pensar no peso depois... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.