Brinquedos de material reaproveitado

ESCRITO POR: quinta-feira, janeiro 12, 2012 ,

 Bolinhas com enchimento de sacolinha plástica


       Em 2012 houve uma tentativa de acabar com as sacolinhas plásticas distribuídas principalmente nos supermercados que infelizmente não deu certo. Por isso, elas continuam a se acumular nos lixões, a entupir bueiros, a poluir rios e mares...
          Uma ideia para ajudar a diminuir o efeito nocivo do plástico no meio ambiente e transformá-las em enchimento de bolinhas para as crianças brincarem. Veja um passo-a-passo:

PAP
Clique na imagem para ampliá-la e ver o PAP.
        Para cada bolinha você vai precisar de 10 sacolinhas plásticas, 1 colher de sopa de arroz cru ou areia grossa e dois balões de aniversário nº7:

1º - Coloque o arroz ou a areia no fundo de uma sacolinha para começar a dar a forma arredondada;
2º - Torça a sobra da sacolinha e passe a bolinha formada por dentro, virando a sacolinha no avesso. Continue o processo até que toda a sacola esteja formando a bolinha;
3º - Coloque a bolinha dentro de outra sacolinha e continue a torcer e virar no avesso até acabar cada uma;
4º - Na imagem do PAP as bolinhas de tamanhos diferentes foram feitas com 1 sacolinha, 5 sacolinhas, 10 sacolinhas. Como parâmetro de medida há uma bola de baseball;
5º - Escolha dois balões de cores contrastantes e corte a parte mais fina;
6º - Envolva o recheio de sacolinhas com um dos balões. Ficará um círculo aberto que será coberto com o outro balão.

     Há inúmeras brincadeiras que as crianças podem fazer utilizando bolinhas e também inúmeras ideias para transformar materiais que iriam para o lixo em brinquedos. Veja algumas:





Brinquedos material reaproveitado de De Turista a Viajante


Outras formas de reciclar e reaproveitar resíduos sólidos:

1- Cadernos velhos - há vários anos a Kalunga promove uma ação em suas lojas no início do ano recolhendo os cadernos usados, sem capa e sem espiral, e oferecendo desconto de R$1,50 para cada Kg de caderno. Esse valor pode ser usado para compra de outros cadernos ou de folhas sulfite na própria loja. Cada 4 cadernos tipo brochurão dá 1kg. A ação é pouco divulgada na internet (o que é bom ninguém fala), mas as lojas expõem os banners nas portas entre dezembro e março, período de compra de material escolar.

2- Embalagens laminadas - eram um problemas, pois a reciclagem é bem difícil, até que a Terra Cycle chegou ao Brasil. Entre no site para conhecer melhor o trabalho, mas resumindo funciona assim:
- monta-se uma equipe de coleta (escola, bairro, igreja, etc) e um dos membros se cadastra no site como responsável, essa será a conta da equipe;
- junta-se as embalagens laminadas de salgadinhos, chocolates, bolachas, café e outras 'brigadas' descritas no site, sempre separadas por tipo;
- Quando houver um número mínimo de 100 embalagens ou o peso correspondente, podem ser enviadas à Terra Cycle, via correio, com porte pago por eles;
- Para cada embalagem pagam o valor de R$0,02 que ficará registrado na conta e em datas pré-estabelecidas poderá ser resgata.

logo mala

Gostou? Compartilhe atitudes ecologicamente corretas.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

3 comentários

  1. Aqui na minha cidade não se fornece sacolas plásticas de graça e supermercados... cada um deve levar a sua... e o pessoal leva... já virou costume!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. E assim deverá ser em todo o país, realmente é uma questão de hábito, de costume e não pode ser apenas modismo de momento.

    ResponderExcluir
  3. Apesar da Índia, onde estou morando, ser um país reconhecido pela quantidade de lixo nas ruas, eles se preocupam muito em não usar sacolas plásticas.

    tem várias opções de sacolas de pano ou tnt. E eles tb usam o bom e velho embrulho de jornal...

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.