Fotos de viagem em janela de demolição
No De turista a viajante há uma tag de off-topic, que quando surge é porque aflorou na blogueira a professora ou a fotógrafa, a ecologista, a decoradora, a jornalista... Já imaginaram ter um blog para cada um desses assuntos?! Pois bem, aqui mais uma vez foi a artesã.
Juntei 2 janelas de demolição com fotos de viagens, e fiz os porta-retratos sob as prateleiras com lembranças de lugares onde estivemos. O post nem está fugindo tanto assim do tema do blog.
As janelas
Foram retiradas, da casa onde moram meus pais. Não pensei em fotografá-las da forma como ficaram guardadas por quase 10 anos para fazer o antes e o depois, então vou tentar descrevê-las.
Tinham vidros quebrados e inteiros, estavam pintadas com esmalte amarelado, com a madeira bem irregular nas laterais e ainda com as dobradiças. Não tinha coragem de jogá-las fora, nem de começar a mexer nelas.
Enfim, mandei a um marceneiro que retirou os vidros, acertou as laterais arredondando os cantos e lixou com máquina deixando na madeira pura. Tudo por R$20,00!! Por que não pensei nisso antes?
Minha casa foi pintada recentemente, a intenção era aproveitar o que tinha sobrado por aqui e comprar o mínimo. O que usei:
- Acrílico branco fosco, Eucatex Premium.
- Esmalte metalizado ouro antigo, Techlux.
- Tingidor tabaco, Veladura.
- Tinta Metallik ouro, Colorgin
- Pasta para calçados incolor, Wassington
- Lixas grossas e finas.
- Pinceis.
- Esponja de espuma (banho)
- Thinner
As fotos
Tentei aproveitar principalmente aquelas tiradas por fotógrafos bem posicionados, que cobram uma fortuna e ao chegar em casa descobrimos que não cabem em álbum nenhum.
Usei como fundo para todas elas papel reciclado cru, formando molduras de tamanhos diferentes, já que as fotos não têm padrão.
Como são todas coloridas, optei por uma pintura rústica e de cor neutra na janela.
Passo-a-passo
Depois de raspadas com máquina, as janelas ficaram na madeira crua nas partes planas e com restos de tinta nos contornos dos vidros. Cobri tudo com acrílico fosco branco e, depois de seco, pincelei aleatoriamente o esmalte ouro antigo.
Segundo meu marido, eu estava tentando fazer um dálmata; minha filha achou que fosse uma onça.
Com o esmalte seco, usei a esponja para cobrir toda a superfície com pasta para calçados incolor. O objetivo é não permitir que o tingidor fique homogêneo e facilitar na hora de lixar.
Esse tingidor é um pigmento muito concentrado, usei apenas as pontas das cerdas do pincel e quando havia excessos, retirava rapidamente com a esponja.
Demorou umas 10 horas para secar, principalmente pela pasta para calçados que ficou por baixo.
Na foto ao lado, apenas uma das janelas está lixada, sem o brilho do tingidor e bem mais clara que a outra.
O tipo de lixa depende da tonalidade que se queira dar à peça. Eu usei lixa grossa (ferro) para retirar bastante pigmento. Fica fácil de lixar por conta da pasta incolor, por isso vá devagar e comece pelas laterais para testar o resultado.
Depois de lixadas, limpei o excesso de pó com um pano seco e dei pinceladas finas com a tinta dourada Colorgin. Desgastei um pouco o dourado com lixa fina e estavam prontas para receber as fotos.
Essa parte foi do vidraceiro. Cada espaço vazado foi tranformado em um porta-retratos separado, com garrinhas para segurar a madeira e o vidro que protege a foto. Foi o que ficou mais caro: R$ 60,00 pelo serviço completo.
Adorei compartilhar o que fiz pois gostei muito do resultado. Espero que tenham gostado também.
Leia também: Espelhos em janela de demolição.
Tweetar
Poderá gostar também de:
12 comentários
Silmara,ficaram lindas,amei.E com fotos de viagem então,muito legal,realmente viajar, a gente abre a janela para o mundo...Parabéns...Besitos
ResponderExcluirPs:Se deixar post no blog...rsrs...
Oi Silmara!!
ResponderExcluirFicou muito legal!!
Coincidências ou não, também adoro trabalhos deste tipo!
Nosso problema (eu acho, pelo menos), é conseguir conciliar todas as coisas que gostamos (ou precisamos fazer), ser mãe, mulher, profissional, blogueira, artesã,viajante... agora também estou na fase "quase pedreiro"..rsrs.. Mas acho que é isso que torna a nossa vida tão ativa e interessante!
Bjos!
Marcia
ficou muito bom parabéns!
ResponderExcluirSil, adorei seu blog e também suas janelas, o nome que vc deu também veio muito de encontro a uma idéia que sugeri outro dia no curso que fizemos de como montar um blog, "Janelas para o Mundo", mas não foi o mais votado! rsrsrsr... Agora não estou mais me sentindo um E.T. rsrrs... beijos!!!
ResponderExcluiroi silmara
ResponderExcluiradorei seu porta retratos de jamela de demolicao,e depois tem tudo a ver viajar è abrri uma janela pro mundo.
bom fim de semana
bacione
Silmara querida, adorei suas janelas com as fotografias!!!
ResponderExcluirAchei super bem explicado o passo a passo também!
A pintura ficou linda!
Parabéns, seu blog é mará!
Beijossssssss
Vero
Olá, Silmara, a Mi Hernandez recomendou seu espaço e vim conhecer. Amei! Já vou me tornar seguidora! E vou recomendar à minha filha que tb ama viajar!
ResponderExcluirAbraço!
Jussara e demais colegas, obrigada pelo incentivo. Assim vou acabar me arriscando em outra 'arte'...rs
ResponderExcluirBjos
maravilhoso trabalho
ResponderExcluiramei
obrigada pelo seu carinho em meu blog
volte sempre, sua visita e sua opinião são muito importantes.
bjinhos
Adoro essas janelas de demolição e quantas coisas inventamos com elas, né. Tenho algumas e já transformei em várias coisas diferentes.
ResponderExcluirBeijos e ótima semana.
amei esta ideia da janela. legal mesmo...
ResponderExcluirAdoro essas janelas fiz algo parecido por aqui, sua pintura ficou show. Parabéns!
ResponderExcluirbjs
Edi
Lar de arteira
E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.