Porto Ferreira-SP

ESCRITO POR: quarta-feira, agosto 22, 2012 ,

Capital da Cerâmica Artística


Objeto de decoração de Porto Ferreira - SP
Esse cantinho estava há anos
esperando pelo vaso.
        Como já disseram os Titãs As flores de plástico não morrem. Pois eu sucumbi a elas e também às frutas de vidro das lojas de Porto Ferreira.
   A cidade fica a 90km de Ribeirão Preto e sua Galeria das Fábricas fica na marginal da rodovia Anhanguera (SP330). As placas anunciam mais de 40 lojas (acho que são bem mais) de objetos de decoração. Apesar da fama estar relacionada à cerâmica e aos maravilhosos jogos de jantar da loja Scalla (a maior), ali encontra-se de tudo para decoração: vidros, junco, vime, móveis de ferro e madeira, quadros, fontes, estátuas de resina, arranjos de flores etc, etc, etc...
       Vindo de São Paulo para Ribeirão Preto, sempre ensaiava passar pelas lojas, que são vistas da estrada e inevitavelmente incentivam o consumismo, mas nunca dava certo. Até que resolvemos ir até lá para conferir.

Objeto de decoração de Porto Ferreira - SP
Minhas violetas imortais.
        Como era domingo, a maioria das lojas estava fechada e as que abrem, atendem das 9h às 13h. Mesmo assim são muitas!! Em duas horas e meia que ficamos por lá não consegui ver nem 1/3 das disponíveis. Esqueça a ideia de olhar tudo e depois voltar comprando, a não ser que você passe um dia inteiro por ali (ou 2). O ideal é ir mudando o carro de lugar na extensão da rua, pois as compras geralmente são objetos grandes e pesam.
Objeto de decoração de Porto Ferreira - SP
As lojas e minhas frutas de vidro.
        O comércio vende no atacado e no varejo, então em vários produtos já ficam os 2 preços, que aliás são bem atrativos. Há aparadores de ferro com vidro por R$43,00, acredite! Comprei um com tampo de 30cm x 80cm e alguns detalhes mais elaborados por R$72,00. Lindo!
         A tal "mão boa" para cuidar de plantas, não é nenhuma das minhas. Então, além do canto da sala, resolvi o problema das violetas dos cachepôs da varanda que eu trocava todo mês para mantê-las floridas (e vivas). Ninguém vai perceber a diferença, a não ser que toque nelas. O vaso da sala não foi nenhuma bagatela (R$250,00), mas esse valor é bem menor do que eu pagaria por aqui e foi daquelas escolhas que se bate o olho e diz "É esse!". Comprei ambos na Vila das Flores.

Objeto de decoração de Porto Ferreira - SP
Minhas filhas adoram malinhas e caixinhas.
Os baús custaram R$7,90 cada um.
          Para a mesa da cozinha, comprei frutas e legumes de vidro por R$3,50 e R$6,50, mas eram tantas opções de fruteiras, tantas formas e materiais diferentes que o tempo foi curto para que eu me decidisse por uma delas. Fica para a próxima.
      Claro que também há artigos de gosto duvidoso, mas isso depende da criatividade de cada um. Decoração é exatamente isso: questão de gosto. Por exemplo, comprei uma galinha aramada com ovos de cerâmica dentro para a mesa que fica junto à churrasqueira. Pra mim está perfeito: é uma área de descontração, os objetos ali precisam ser divertidos.
         Enfim, resolvi alguns problemas antigos e criei outros. Agora quero minha fruteira, um arranjo para o aparador novo, a mesinha de telefone... vou precisar voltar.
Mapa: Objeto de decoração de Porto Ferreira - SP         Não há como errar o caminho seguindo pela Anhanguera em direção a Ribeirão Preto. Da estrada se veem as lojas que estão todas abertas em horário comercial: de 2ª a 6ª feira até às 18h e aos sábados até às 13h. Algumas lojas ficam abertas aos sábados até às 18h e aos domingos das 9h às 13h, mas só nessas já dá pra se divertir bastante e deixar vários reais. A Scalla Cerâmicas, que é uma das mais procuradas, não abre nesses horários alternativos. Se precisar de dois dias por ali, há o hotel El  Garijo na mesma rua com diárias bem acessíveis.



Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

7 comentários

  1. Silmara,
    andei olhando no mapa qual o melhor trajeto para Pedreira-SP, justamente por ter ouvido dizer que lá se compra muita cerâmica, porcelana, sei lá bem o que, mas como amo canecas e cumbucas (rs)ando com vontade ir. Daí encontro esta sua postagem que me deixou ainda com mais vontade de fazer esse tipo de compra. Amei suas frutas de vidro! E o aparador? Amei, amei, amei. É o tipo de coisa que abre meu "gastador"... rs
    Abraço!
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Quero ir para lá agora nos dias 27 e 28/6/15 e agradeço muito pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, tenho uma postagem mais recente, você viu?
      http://www.deturistaaviajante.com/2015/05/mais-uma-voltinha-em-porto-ferreira.html

      Excluir
  3. As lojas abriram neste feriado dia 15/12 ???

    ResponderExcluir
  4. Quero levar um grupo de pessoas em uma excursão?unca fui..
    Preciso de um guia local?
    A cidade cobra taxa de entrada de ônibus para excursões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rua do comércio fica paralela à rodovia, você vê quando está na estrada e passa em frente à cidade.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.