Escala de navio em Salvador

ESCRITO POR: quinta-feira, março 27, 2014 , , ,

(post atualizado em dezembro/2017)
Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador - BA

Em qualquer porto que se chegue em escala de cruzeiro a oferta de passeios é grande, por isso, quem não reservou as excursões (caríssimas) do navio não tem com o que se preocupar. Mas nada se compara com o assédio no porto de Salvador que é muito maior que qualquer outro lugar.

Fitinhas do Senhor do Bonfim na igreja em Salvador.

Começa dentro do porto onde são oferecidos City Tours de Vans a R$45,00 por pessoa ou carros privativos para até quatro passageiros por R$280,00. Eu resisti pois estava decidida a não contratar nenhum serviço e conhecer apenas os pontos mais próximos do porto (Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Pelourinho).

Pelourinho - Salvador - BA

Ao sair do porto o assédio é ainda maior, para se ter uma ideia havia cordão de isolamento para separar os passageiros dos taxistas. Minha filha brincou que se sentiu como uma artista. Acabei convencida (nem sei como!) pelo Sr. Geraldo a deixá-lo nos mostrar Salvador por R$ 200,00. O calor exagerado da Bahia me ajudou a decidir trocar a caminhada pelo carro com ar condicionado e foi um ótimo negócio.

Capoeira nas ruas do Pelourinho - Salvador - BA

Do porto seguimos para Igreja do Bonfim (1ª e 2ª fotos) onde ainda pegamos o finalzinho da missa, não sou católica, mas bênção nunca é demais. Tiramos fotos no contorno cheio de fitas com os pedidos dos fiéis e tentamos evitar a investida dos vendedores ambulantes de fitas, chaveiros, etc . Se quiser fazer seus pedidos, atravesse a rua na diagonal da esquina da igreja e compre 20 fitas por R$2,00 na Casa da Colina.

Farol da Barra - Salvador - BA

De lá, seguimos para o Pelourinho com o Sr. Geraldo nos mostrando pelo caminho algumas das 365 igrejas de Salvador, segundo ele, uma para cada dia do ano, além dos prédios onde moram vários cantores baianos como Bel (Chiclete com Banana) e Ivete Sangalo, entre outros. Nas vielas do Pelourinho vimos a capoeira, as baianas chamando para fotografar (R$5,00) e os vários monumentos históricos.

Dique do Tororó com as esculturas dos Orixás - Salvador - BA

Tanto na Igreja do Bonfim quanto no Pelourinho, o Sr. Geraldo nos deixou à vontade, marcando um lugar para encontro e sugerindo um horário. Não ficamos muito tempo por ali por conta do calor, além disso, o que mais há para se visitar são igrejas e todas pagas. Como eu já disse, nem sou católica...

Arena Fonte Nova -  Salvador - BA

Seguimos para o Farol da Barra, onde não descemos, e continuamos o trajeto em direção à Arena Fonte Nova, um dos palcos da Copa do Mundo 2014. Passando pelo Dique do Tororó, uma área de lazer e esporte que apresenta em sua represa as esculturas de oito orixás: Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi.

Mercado Modelo _ Salvador - BA

Terminamos o passeio de aproximadamente 3 horas de duração no Mercado Modelo, onde nos despedimos do Sr. Geraldo que eu indico tranquilamente para quem visitar Salvador em escala de cruzeiro. Foi muito bom visitar a capital baiana com um soteropolitano legítimo.

Taxista para serviço de city tour em Salvador - Bahia

Contato:
Geraldo Silva
(71) 99738817

Obs: Valor do city tour oferecido no navio USD39,90
logo mala

Leia também: Escala de navio em Salvador II (para quem prefere o roteiro a pé)