Ship Tour - MSC Revela II

ESCRITO POR: domingo, maio 17, 2015

Mesa de iluminação e som dos shows noturnos

              Ship Tour é o nome de uma das excursões oferecidas pela MSC Cruzeiros, é um passeio a espaços restritos do navio, onde normalmente só a tripulação têm acesso. Nosso primeiro Ship Tour foi no MSC Preziosa e gostamos tanto que quisemos repetir no cruzeiro seguinte - MSC Poesia - mesmo sabendo que o que veríamos não era muito diferente do que conhecemos na vez anterior (veja aqui). O passeio é realmente bem interessante.

Figurinos e bancada dos camarins.
     O passeio guiado começa no teatro e além dos camarins, conhecemos a logística dos shows e a cabine de onde se opera som e luzes que fazem parte do espetáculo. As explicações aqui são bem completas, ficamos sabendo, por exemplo, que cada apresentação fica em cartaz por dois anos e não são trocadas as sete (sete noites) de uma única vez. Os artistas têm várias nacionalidades e a mistura de números de canto, dança, malabarismo, mágica... visam agradar a todos os públicos.

Cartaz com a orientação à tripulação: Smile

          De lá, descemos para os decks destinados às cabines da tripulação, são os decks que ficam abaixo do 5º, onde também estão a lavanderia, a padaria, açougue, cozinha, os depósitos e toda a logística que faz o navio funcionar como uma cidade flutuante. A orientação aos funcionários é sempre "sorrir":

S = Smile & Greet
M = Make the difference
I = Involve yourself
L = Lead by example
E = Enhance guests' experience


          A lavanderia funciona 24 horas por dia em ritmo intenso, nela a opção é ter uma única nacionalidade, no caso são os indonésios, para facilitar a comunicação. São eles que trabalham horas e horas sem ver a luz do Sol para depois de meses voltarem às suas famílias com as economias conseguidas com tanto esforço. Claro que surgem as perguntas sobre trabalho escravo, a resposta do guia da excursão é que todos estão ali por livre e espontânea vontade, podendo sair quando quiserem e se a opção é pelo árduo trabalho, é porque em seus países estariam em situação pior.


        Cozinha e padaria têm ritmos industriais e uma curiosidade: é raríssimo ver uma mulher por lá, são quase exclusivamente homens comandados pelos chefes italianos. Nos dois ship tours que fiz não houve resposta à pergunta do porquê essa preferência pelos cozinheiros. Mistério! Não é exatamente 'tudo' que a MSC Revela.


         Os estoques obviamente são bem grandes. Alguns produtos são importados e vêm principalmente da Itália já com o navio, entre essas exclusividades estão as massas, os ingredientes dos sorvetes (gelattos) e algumas bebidas como o vinho e o lemoncello. Os vinhos têm preços incríveis e podem ser comprados e trazidos para casa (falei deles aqui). Os produtos frescos, que precisam ser repostos, são recarregados sempre no porto de Santos em quantidade suficiente para abastecer o navio durante a semana.


          Um bônus do passeio pelos espaços exclusivos do navio foi conhecer e ver trabalhar o artista das frutas e legumes, que faz as esculturas incríveis que decoram os balcões e pistas de alimentação. Vê-lo fazendo juro que parece fácil, tamanha habilidade e rapidez com que os vegetais se transformam em flores, animais, rostos humanos, etc


         O término do ship tour é sempre no restaurante temático do navio. No Preziosa é o Eataly, no Poesia, o restaurante de comida japonesa, mas seja qual for a qualidade dos pratos e do atendimento é sempre impecável. É uma pequena maratona, que exige algum fôlego e calçados confortáveis... mas vale muito a pena!

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.