Estação Cultura - Campinas-SP

ESCRITO POR: domingo, agosto 19, 2018

Estação Cultura - Campinas - SP

       É impossível passar por ele e não desviar o olhar para o prédio imponente, cuja construção data de 1872. A antiga Estação da Fepasa foi tombada em 1982 como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas. Em março/2001 partiu o último trem de passageiros e já em 2002 passou a funcionar como um centro cultural.
      Quando em 2007, um jornal da cidade promoveu um concurso com voto popular para escolher as "Sete maravilhas de Campinas", a Estação Cultura ficou em primeiro lugar entre os sete monumentos mais votados. Diz se não aguça a curiosidade para saber 'o que tem dentro'? Ainda mais que o acesso é gratuito.
          No entanto, o que há depois dos portais não é tão interessante quanto o exterior, confesso que a visita foi um tanto decepcionante. Olhando a página do Facebook da Estação Cultura, a impressão é de um lugar agitado culturalmente, com eventos variados para todos os gostos. Acredito que realmente aconteçam vários eventos mas são esporádicos, não há uma programação fixa que indique a visita em qualquer data. Se a eleição das 7 maravilhas de Campinas fosse hoje, dificilmente a Estação Cultura estaria em primeiro lugar.
          Na internet li informações sobre a exposição de uma maquete de ferromodelismo que fica aberta à visitação aos sábados, mas não a vi em lugar nenhum. Como minha visita aconteceu em um sábado, pedi informações no balcão da entrada e a atendente me disse que a única exposição disponível era a de gravuras na sala de exposição (essa da foto acima). Estavam acontecendo vários ensaios de dança para um evento que aconteceria às 20h, da street dance ao balé clássico; da dança de salão ao hip hop... essa foi uma parte legal da visita.
           Para quem gosta de fotografias artísticas, o lugar é perfeito. O horário, a luz e a câmera certa fazem com que o cenário fique perfeito para os ensaios fotográficos de moda, gestantes, debutantes e noivos apaixonados. Ainda assim, não há como deixar de perceber um certo abandono no local, que certamente poderia estar sendo melhor aproveitado como atrativo turístico. Certamente a restauração da antiga estação e transformação em centro cultural foi uma boa ideia, porém, com o passar do tempo o foco nas atrações culturais frequentes e na manutenção do espaço parecem ter se esvanecido. Uma pena!
        De qualquer maneira, vou continuar a visitar Campinas e quero conhecer todas as 'Sete maravilhas de Campinas':
1- Estação Cultura
2- Catedral Metropolitana
3- Parque Portugal
4- Jockey Club
5- Mercado Municipal de Campinas
6- Escola de Cadetes
7- Torre do Castelo
logo mala



Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.