Museu de Arte do Rio - MAR

ESCRITO POR: terça-feira, outubro 30, 2018 ,

MAR - Museu de Arte do Rio
  

        Pensando na revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro para receber os turistas durante as Olimpíadas/2016, foi inaugurado em março de 2013 o MAR (Museu de Arte do Rio) em uma parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho, que também participou da concepção do Museu do Amanhã.
       O MAR é eclético desde os prédios que o abriga. São dois, com concepções totalmente diferentes: o clássico palacete D. João VI (que abriga as exposições) e o modernista edifício vizinho, que já foi um terminal rodoviário, e agora guarda o acervo técnico e abriga a Escola do Olhar que oferece cursos do curta e média duração, workshops, palestras, entre outras opções de programação.

MAR - Museu de Arte do Rio

           O que une os dois prédios é uma cobertura única em forma de onda que engloba os 15 mil metros quadrados do complexo do museu. São oito salas de exposições itinerantes que chegam a aproximadamente 2400 metros quadrados. Em comemoração aos 5 anos de inauguração do MAR, quem visitá-lo entre 20/04/2018 e 10/03/2019 verá como exposição principal 'O samba carioca - resistência e reinvenção', que conta a história do samba carioca a partir de obras de artistas como Cândido Portinari e Di Cavalcante, além de áudios, vídeos, fotos, fantasias e adereços, entre outras peças significativas ao resgate histórico do samba no Rio de Janeiro.

MAR - Museu de Arte do Rio

         A exposição começa na passarela que leva às salas principais de exposição, um longo corredor repleto de versos de sambas inesquecíveis e áudio das batidas inconfundíveis que fazem os pés quererem se mexer sozinhos. Entre os destaques de peças da exposição, estão as capas originais dos LPs dos maiores sambistas do Brasil, além de fotos inéditas que recordam os desfiles de carnaval mais significativos que já vimos na Marquês de Sapucaí, por exemplo, Joãosinho Trinta adiante de sua polêmica alegoria Cristo-Mendigo no desfile da Beija-Flor, em 1989, sem o plástico com o qual foi obrigada a ser coberta.
MAR - Museu de Arte do Rio

        Embora o complexo do MAR seja bem grande, não é uma visita demorada, em torno de uma hora é suficiente para ver a exposição principal e outras que estejam sendo exibidas. O primeiro trecho é a subida até o 6º andar, onde fica o restaurante e o terraço de onde se tem a melhor vista do Museu do Amanhã e de grande parte da área revitalizada e batizada como Porto Maravilha.
            O MAR fica bem em frente ao Museu do Amanhã, por isso, uma boa pedida é comprar o combo de bilhetes para os dois museus ou ainda para as três atrações do Boulevard Olímpico, que inclui também o AquaRio.
MAR - Museu de Arte do Rio

            No final da visita, uma atendente nos convidou a responder uma pesquisa em que era solicitado o endereço de e-mail. Dias depois chegou ao meu e-mail uma mensagem agradecendo a participação, se disponibilizando em responder dúvidas e ainda oferecendo dois ingressos gratuitos disponíveis por um mês na bilheteria do MAR. Pena que quem está apenas de passagem pelo Rio, não pode aproveitar a gentileza, fica para quem mora na capital. 
         A região portuária revitalizada não privilegia quem está de carro, pois estacionar é bem difícil; a melhor forma de chegar é utilizando o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e descer na estação Parada dos Museus. Dali ainda é possível seguir a pé (ou novamente de VLT) até o AquaRio, passando pelo painel Etnias, do grafiteiro Kobra, que entrou para o Guiness Book como o maior do mundo, quando foi pintado em 2016. 

MAR - Museu de Arte do Rio

Serviço
Site: http://museudeartedorio.org.br/pt-br
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Valor: R$20 (inteira); R$10 (meia)  - gratuito às terças-feiras. Veja opções de gratuidade e meia-entrada aqui.
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro - Rio de Janeiro/RJ.
Fone: (21) 3031 2741
Trio Boulevar: compre com desconto o ingresso único para as três atrações do Porto Maravilha: Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e AquaRio.


Nossa passagem pelo Rio de Janeiro foi de um único dia, a caminho de Petrópolis. Quem nos acompanhou foi o guia Márcio Pizzi (24 99314-7447) que também nos prestou os serviços de transfer até a serra fluminense. Fica a dica.
logo mala



Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.