Castelo de Itaipava

ESCRITO POR: quinta-feira, outubro 25, 2018 , ,

Castelo de Itaipava - Petrópolis - RJ

          O que faz um castelo em estilo medieval, à beira da estrada na serra fluminense? Faz festas de casamento, de 15 anos, hospeda noivos e padrinhos e realiza eventos abertos ao público para que todos possam saciar a curiosidade de vê-lo por dentro. A construção do Castelo de Itaipava deu-se por encomenda do Barão Jayme Smith de Vasconcellos (avô da senadora Marta Suplicy), por isso, já foi conhecido como Castelo do Barão. A construção, que reproduz um castelo renascentista, data de 1920 e apresenta toda a sofisticação e requinte que lhe serviu de inspiração: janelas e portas com detalhes em ouro e feitas em jacarandá, ferragens inglesas, vitrais austríacos, piscina de mármore carrara... todo o material trazido da Europa para dar vida ao projeto do arquiteto Lúcio Costa, o mesmo que projetou Brasília algumas décadas depois, levando cerca de 5 anos para ficar pronto.
Castelo de Itaipava
          O encanto do castelo já foi cenário de eventos televisivos e cinematográficos como o filme 'Simão, o fantasma trapalhão' (1998), a minissérie global 'Lara com Z' (2011), a novela 'Guerra dos Sexos (2012) e clipes musicais dos funkeiros Naldo Benny (Mexá - 2013) e Valesca Popozuda (Beijinho no ombro - 2015), ou seja, você já deve ter visto algum(ns) do(s) 42 cômodos do castelo na programação da TV. O Castelo de Itaipava também já serviu de locação para casamentos estrelados como os de Deborah Secco e Roger Flores (2009-2013) e Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank (2010). Se seu sonho também é se casar em um castelo, saiba que é possível oferecer festas para até 400 pessoas e os preços da locação começam em R$40 mil reais, sendo possível contratar todos os serviços de buffet, DJ, iluminação, decoração, bolo e doces, e  ainda hospedar seus padrinhos e convidados nas 24 suítes disponibilizadas no hotel do castelo. Chique, não é?
Castelo de Itaipava
         As fotos das suítes podem ser vistas no site do Castelo  e, embora sejam lindíssimas, os serviços do hotel estão longe de ser unanimidade entre os hóspedes que deixam suas opiniões no TripAdvisor . Quem se hospedou apenas por uma noite para comemorar aniversário de casamento, noivado ou qualquer outra data especial, geralmente tece muitos elogios e são comuns comentários femininos de quem se sentiu 'como uma princesa'. A meu ver aqui entra a magia das datas ali comemoradas que tornam o momento tão especial que não sobra tempo (felizmente) para um olhar apurado sobre os serviços oferecidos. Eu também só teria olhos para a pessoa que me fizesse uma surpresa desse tipo, todo o resto ficaria em segundo plano.
      Já quem se hospeda por vários dias, tem mais tempo para descobrir que algumas suítes são bem pequenas, que o café-da-manhã tem diariamente o mesmo cardápio servido em um espaço apertado, que o foco não é o turismo (e sim as festas) e, por isso, não há serviços de transfers e nem informações sobre pontos turísticos da região. Além disso não há atividades de entretenimento para os hóspedes, apenas sauna e algumas banheiras de hidromassagem; a piscina de mármore carrara, por exemplo, não pode ser usada porque... é de mármore carrara (ah??). Como fica às margens da BR040, não há o que garanta o silêncio nas suítes, sossego também prejudicado em dias de evento no castelo. Aliás, quem se hospeda com o intuito de ter livre acesso aos ambientes do castelo pode se decepcionar com as limitações que ficam ainda maiores quando os espaços estão sendo utilizados em eventos. 

       É possível visitar algumas dependências do castelo, sem se hospedar nele, quando são realizados eventos com bilheteria (verifique se serão internos) ou fazendo uma refeição em um de seus dois restaurantes: o Bistrô fica dentro do castelo e o Solar nos jardins com playground livre para as crianças, painéis para fotos e estátuas de gosto um tanto duvidoso, daquele tipo 'desnecessário' (leões dourados  não me agradam!). Vá até a recepção para conhecer ao menos um pedacinho do castelo por dentro. Suba as escadas que levam ao restaurante Bistrô e conheça mais alguns detalhes. Esses espaços são de livre acesso.
     Nós almoçamos no Solar do Castelo e pedimos o prato executivo que surpreendeu tanto pelo sabor quanto pela variedade. Por R$19,90 escolhe-se uma proteína entre uma dezenas de opções com frango, peixe, carne vermelha ou ovos; e três acompanhamentos entre três variedades de arroz, duas de feijão, três farofas, cinco tipos de batata, mix de legumes e outras opções. A saladinha de alface e tomate é grátis. 
         Embora a comida tenha um bom custo-benefício, o tempo para o prato chegar à mesa foi bem além do esperado. Eu quis acreditar que era a 'minha pressa' que causava essa sensação, mas quando as mesas ao nosso redor, com clientes que chegaram depois, já estavam servidas e nossos pratos não chegavam, chamei a atendente e pedi para verificar o que estava havendo (... ... ... ...) outra atendente e fizemos a mesma pergunta (... ... ... ...). Após quase 1h os pratos chegaram com a explicação de que a demora ocorreu porque havíamos pedido grelhado (???). Como eu tinha fome e hora marcada para o Beer Tour da cervejaria Itaipava, não estiquei a conversa.      
Castelo de Itaipava
          De qualquer maneira, vale a pena dar uma passadinha para algumas fotos e também para almoçar. Principalmente porque o Castelo de Itaipava está próximo a outras atrações interessantes que podem ser visitadas no mesmo dia, todas com acesso pela BR040:

- Beer Tour Itaipava - 3ª a 5ª: 15h / 6ª: 10h e 15h / sábados: 9:30h, 13h e 15h (tour gratuito e com necessidade de agendamento).
- La Grande Vallée - 4ª a domingo, das 11h às 16h (com agendamento). Casa museu onde se hospedou Antoine de Saint-Exupéry, autor de 'O Pequeno Príncipe'.
- Feirinha de Itaipava - sábados e domingos, das 10h às 19h . Aproximadamente 400 box de vendas de moda, artesanato, plantas, artigos em couro, alimentos e muito mais.

Serviço
- Site: http://www.castelodeitaipava.com.br/
- Endereço: BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
- Fone: (24) 2222-0900- Funcionamento dos restaurantes: diariamente para almoço e jantar
logo mala
Leia também
- Casamento em cruzeiro marítimo


Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.