CVC - Leia a bula

ESCRITO POR: domingo, agosto 29, 2010 , ,

Modo de usar Logo CVCOperadora de turismo é como remédio: é bom ler a bula (contrato) com atenção para se preparar para os efeitos colaterais (problemas). As receitas (operadoras) são muitas, vou falar daquela que 'para mim' deu certo. Já experimentei outras drogas, mas não funcionaram.

Piada com a empresa aérea BRA
Viajei duas vezes pela extinta SOLETUR que mantinha com a CVC uma concorrência acirrada... até falir. Tentei um tratamento alternativo viajando pela BRA que não indico nem para meu pior inimigo. Num voo que se faz em 3h (Ribeirão Preto/Fortaleza) fiquei 11 horas em trânsito, com uma conexão em São Paulo e 5 escalas que fizeram com que o voo de São Paulo a Fortaleza durasse 7h e meia. Nessa época a BRA não tinha voos exclusivos para os pacotes de turismo, não sei hoje que voltou a operar como bra. Se em 
Logo maiúsculas não foi pra frente, não pretendo ver com ficou agora que é uma empresa minúscula.
Enfim, experimentei a CVC e tem dado certo. Para que continue assim algumas precauções são necessárias:

Leia o contrato e saiba exatamente o que você está comprando. Geralmente os pacotes incluem a parte aérea, o hotel, o transfer in/out e um city tour. Foi isso que você pagou, é isso que você vai receber.

Voos noturnos tornam o pacote mais barato, mas está previsto no contrato que o passageiro poderá ter que deixar o apartamento até 12 horas antes de seu voo, pois as diárias dos hotéis se encerram ao meio dia.

Para evitar problemas, quando estiver escolhendo o hotel, peça para o agente de viagem solicitar um late check out e feche o pacote com o hotel que confirmou isso 'por e-mail'. Imprima e leve com você. Sempre fiz isso, nunca tive que deixar meu apartamento antes da hora de ir para o aeroporto.

Outro item controverso do contrato é a possibilidade de ter que trocar de hotel em igual categoria ou superior, caso não haja vagas na data da viagem. Já aconteceu comigo e realmente acabei indo para um hotel melhor que o escolhido no pacote. Mas acho que são situações raras.

A empresa aérea que você escolher também altera o preço do pacote. Atualmente a CVC freta voos da TAM, da GOL e da WEBJET.

Se estiver viajando com crianças menores de 12 anos, procure pelos hotéis que oferecem hospedagem grátis para 1 ou 2 crianças no mesmo quarto com os pais. Confira que muitas vezes um hotel mais caro que oferece essa vantagem, sai mais barato para a família que um hotel de categoria inferior.

Quando chegar ao seu destino turístico será recebido por guias de empresas 'tercerizadas' que representam a CVC em cada um desses lugares. Aí depende de sorte: alguns são bons, outros fazem com que os passageiros voltem para casa jurando que nunca mais viajarão pela CVC. Em Porto Seguro o serviço de receptivo é péssimo, absurdamente caro. Já em Bariloche tive um guia maravilhoso. Obs: em 2008. Já em 2011 não tive  a mesma sorte.

Essas empresas de receptivo vão lhe oferecer passeios para a semana toda sempre com preços muito mais caros que as demais agências da cidade. Você não comprou esse serviço no pacote, aceite se quiser. Eu só uso os serviços que comprei antes da viagem, nunca faço os passeios com o receptivo da CVC e economizo muito com isso. Preste atenção contra quem é sua queixa: contra a CVC ou contra o receptivo?

Aí vem a pergunta: 'Por que esses passeios locais são mais caros com o receptivo da CVC?' Porque eles não precisam ir atrás do cliente, centenas chegam às suas mãos toda semana. Li no Orkut uma outra explicação curiosa: 'Porque os guias falam direito e têm dentes.

10ª Não quer viajar por pacote porque vai ficar mais de uma semana, porque tem milhas, vai com seu próprio carro ou qualquer outro motivo... antes de reservar hotel confira os preços no site da CVC, pode sair mais barato que a reserva direto no hotel.

Boa viagem!
logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

4 comentários

  1. ESSES 10 MANDAMENTOS VALEM OURO!!! RSRS, ADOREI TD QUE LI AQUI E VOU TENTAR FICAR DE OLHO BEM ABERTO...
    XEIRO

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, Silmara!
    Adoro viajar e gostei muito de seu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Já viajei com a CVC para Porto Seguro. Como próxima viagem tô pensando em Porto de Galinhas ou quem sabe João Pessoa. O que me sugere? Tenho medo de tudo ser muito caro em Porto de Galinhas... mas parece ser lindo.

    ResponderExcluir
  4. Kelly, eu conheci os dois roteiros só de passagem: apenas um dia em cada um. Fiquei com muita vontade de voltar a João Pessoa, mas as preferências são muito pessoais, não é? Abraços

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.