O Agente de Viagem

ESCRITO POR: quarta-feira, janeiro 26, 2011

               Agente de viagem é o profissional que comercializa serviços de turismo.

Charge sobre turismo no Rio de Janeiro              É necessário estar muito bem informado sobre hotéis, clima do lugar de destino, hábitos da população, orientações sobre moeda, câmbio e visto. Além de encontrar o hotel BBB (bom, bonito e barato) que o cliente quer, fazer 10 cotações de roteiros diferentes sem conseguir agradar, ouvir as reclamações porque choveu, porque não nevou, porque os golfinhos não deram as caras no passeio de barco...
              Não, eu não sou 'o agente de viagem', eu sou 'a cliente', mas dou muitas risadas numa comunidade do Orkut chamada "Eu odeio passageiro estressado" onde eles contam as histórias e saias- justas que enfentam na profissão.


Charge sobre falência da empresa aérea BRA
                  E tem até dia dedicado a eles, sabia? Dia 22 de abril - Dia do Agente de Viagem. Muito justo e merecido. Esses profissionais estão ali para facilitar nossa vida. Eu não deixo de usufruir dessas facilidades, quando não custam nada a mais no meu bolso, só para dizer que "fiz tudo sozinha". O ideal é o meio-a-meio: eles fazem a parte burocrática das reservas e eu pesquiso os roteiros e passeios.
         Eu sempre tenho um Personal Travel Agent. Olha que chic!!! Já foi a Fabiana, que se mudou de cidade. Depois a Dani, que mudou de agência... Cada vez que isso acontece eu me sinto meio orfã. É tão bom falar direto com a pessoa que já sabe suas preferências! Quem tem agora essa árdua tarefa é o Mateus, da agência da CVC em Sertãozinho.
              O que eu vejo acontecer pela internet a fora é que reclamar da CVC virou lugar-comum e o argumento negativo contra a operadora é que ela trabalha com "turismo de massa". E daí? Nem tento entender a expressão usada de forma prejorativa. Como disse em outros tópicos, não tenho nada contra a CVC e nem contra ser turista. Como qualquer outro prestador de serviços, operadoras de turismo são passíveis de erros e de críticas, inclusive minhas, mas nunca me senti lesada e nem prejudicada.
                    Cheguei domingo de viagem e na segunda-feira cedo entrei em contato com Mateus relatando alguns detalhes que não me agradaram no cruzeiro que fiz no Empress. Tentei descrever o ocorrido de uma forma construtiva e não com a conhecida reclamação nunca-mais-viajo-pela-CVC.
           Hoje pela manhã, 2 dias depois, recebi um telefonema da operadora se desculpando, prometendo providências a respeito do que relatei e oferecendo 10% de desconto em minha próxima viagem para que eu dê um voto de confiança e comprove que eles estão sempre empenhados em melhorar a qualidade de seus seviços. Sem Procom, sem Reclame Aqui, sem posts em comunidades dedicados a ressaltar defeitos e não em sugerir melhorias.
              Coerência sempre funciona! E lidar com profissionais que levam a sério sua clientela faz muita diferença.
  

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

6 comentários

  1. Interessantissimo esse blog.Já estou seguindo suas histórias e viagens,a-d-o-r-e-i :)
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. ameeeiiii esse texto. Sou agente de viagens há dez anos, e abri minha agência há um ano e meio. relamente eu e a maioria dos meus colegas de trabalho fazemos das tripas coração para agradar os clientes, montamos roteiros, damos dicas de passeios e restaurentes, mas muita gente não reconhece o nosso trabalho, e acham o máximo fechar um hotel vagundo, muitas vezes mal localizado e ainda ficam se gabando.Também não tenho nada contra a CVC, trabalho com eles qdo acho que o produto desta operadora é o mais indicado para meus clientes. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram do blog e do post. Eu não quero ser agente de viagem nunca!!!rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Também não consigo entender qual o problema de o turismo ser para "massas". Por acaso isso não seria reflexo do crescimento do país e, portanto, positivo?
    A intenção de viagem dos brasileiros cresce, as opções de lazer são melhores e isso só ajuda a movimentar um mercado. Uma pesquisa do Ministério do Turismo constatou que o avião já é o meio de transporte favorito do país, inclusive :)

    Gostei muito do blog, parabéns!
    Fonte: http://www.pacoteturismo.com/2011/02/28/intencao-de-viagem-dos-brasileiros-apresentou-crescimento-em-2011/

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto..muito bom...mas 10% não paga a insatisfação de um cliente.... é preciso rever alguns conceitos.....

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paula, eu não me senti lesada, não estava sendo ressarcida por nenhum dano, estava insatisfeia pela diferença de atendimento de um ano para o outro e me surpreendeu muito receber a ligação se desculpando e oferecendo os desconto. Esses 10% foram usados numa viagem à Bariloche para 4 pessoas e resultaram num bom desconto. Visitei seu blog e gostei muito, vou voltar outras vezes.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.