Bonde de Santa Teresa - RJ

ESCRITO POR: domingo, junho 26, 2011


Bonde de Santa Teresa

            A morte de um turista francês que caiu do Bonde de Santa Teresa não foi nada agradável, é claro. Não combina com o clima de diversão e descontração desse blog, mas era necessário falar sobre o assunto.
            Estão averiguando responsabilidades, causas e consequências, como realmente deve acontecer, mas a realidade é simples: o turista caiu porque não seguiu as regras de segurança.
            Da mesma forma e infelizmente já ocorreram, por exemplo, mortes de turistas por imprudência nas dunas de Natal e Fortaleza por acharem que são capazes de conduzir um buggy na areia; ou por afogamento em piscinas de hotéis por não respeitarem os avisos. Afinal, se turistas (de qualquer nacionalidade) fossem cuidadosos, as praias com mar mais agitado não precisariam de salva-vidas, bastariam as placas.
             Em 2009, uma turista caiu da Torre Eiffel e morreu. Os jornais franceses divulgaram que o acidente ocorreu porque a jovem burlou a segurança do local. Lamentavelmente um turista francês, dois anos depois, burlou a segurança num meio de transporte brasileiro e a tragédia aconteceu.
            O mesmo tenho a dizer a respeito de segurança x violência. Sobre qualquer destino que se pesquise sempre encontraremos a pergunta: É um lugar seguro? Existem sempre 2 respostas: Sim, se os cuidados básicos forem tomados. Não, se você se esquecer que quem está em férias é você e não os marginais que se encontram em qualquer lugar.
           Em sua cidade você caminha tranquilamente cheio de pertences vistosos? Deixa a bolsa no encosto de uma cadeira e vai ao banheiro do restaurante? Se não faz isso na cidade que conhece tão bem, por que faria em uma cidade estranha a você de qualquer lugar do mundo??
           Por fim, o turista se arriscou para tirar uma foto e isso lhe custou a vida. Eu adoro fotografias, mas não faço 'turismo fotográfico' jamais. Eu fotografo enquanto viajo e não viajo para fotografar. Há momentos que só podem ser registrados pela memória e eles valem muito mais que as poses produzidas para serem mostradas nos álbuns de redes sociais.
            Vou encerrar o post com uma notícia bem mais alegre para os franceses: estatuetas dos Smurfs em frente à Torre Eiffel para homenagear seu criador, Pierre Culliford, que completaria 83 anos em 25/06/2011.

Conheça mais sobre o Rio no blog: O Rio de Antigamente

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.