Cinzas em Bariloche

ESCRITO POR: sexta-feira, junho 10, 2011

Abrir mão ou não desse paraíso?
Eu relutei e adiei para escrever esse tópico, porque estou com viagem marcada para Bariloche e queria ignorar que meus planos estão ameaçados. A imagem acima foi capturada pela câmera do Cerro Catedral, no dia 08 de junho e, ao contrário de outros anos em que a neve demorou a chegar, em 2011 o cerro está ficando branquinho antes mesmo da temporada se iniciar oficialmente. Mas... o vulcão Puyehue resolveu participar da festa e como convidado indesejado que é, está incomodando e muito.

Há muita especulação a respeito e nenhuma certeza já que os fenômenos naturais não se submetem às leis de prestação de serviços do Código de Defesa do Consumidor. Não há nada a se fazer a não ser esperar. Decidir cancelar a viagem ou insistir nos planos é decisão exclusiva de cada um. Leia a respeito, ouça opiniões, mas a palavra definitiva é bem pessoal. Eu passei por situações parecidas 2 vezes:

- Em 2008, outro vulcão chileno, Chaitén, fez as mesmas gracinhas e provocou o fechamento do aeroporto de Bariloche por mais de 20 dias. Quem viajou nessa época, teve que desembarcar no aeroporto de outra província argentina e terminar a viagem de ônibus, tudo para chegar à Bariloche e encontrar mato e pedras pois a neve demorou muito para dar as caras naquela temporada. Eu controlei minha ansiedade, e em agosto peguei neve até os joelhos no Cerro Catedral além de uma nevasca na cidade.

- Em 2009 eu estava com tudo marcado e pago para Santiago do Chile e o vírus H1N1 me convenceu a desistir. É minha única viagem frustrada. Não me arrependi, mas aprendi que pior que a frustração do cancelamento é a dor de cabeça para reaver os valores pagos.

Quem tem viagem marcada para Bariloche em junho/2011 com certeza já pode pensar no plano B, mesmo que espere com paciência para ver se será preciso colocá-lo em prática. Para quem decidir cancelar, paciência em dobro, pois vai começar a novela para não ficar no prejuízo.

Qualquer que seja a negociação 'no Brasil' será baseada em:

CAPÍTULO III
Dos Direitos Básicos do Consumidor
        Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
        I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;

Isso significa que quem assinou contrato com uma operadora ou agência brasileiras pode se utilizar da lei acima para requerer seus direitos, já que as cinzas colocam em risco 'saúde e segurança'. Em 2009 (H1N1), o governo brasileiro ordenou que fossem feitos os cancelamentos sem prejuízos ou multas, mas os hotéis do Chile não queriam saber de conversa. Como eu havia reservado hotel em Santiago através da Cardinal, que é uma operadora do Brasil, eles tiveram que acatar e devolver meu dinheiro integralmente.

Outro dado importante para quem se decidir pela odisséia do cancelamento: o Procom não aceita e-mails como prova de negociação. É preciso enviar uma carta registrada e anexar o comprovante de recebimento ao processo, caso chegue a esse ponto. As empresas sabem disso, então enquanto você estiver tentando negociar por telefone ou e-mail eles vão tentar enrolar. A partir do momento que a carta registrada chega, eles sabem que o próximo passo é o Procom e o assunto muda. A Cardinal me deu uma resposta positiva no mesmo dia em que recebeu minha carta.

Hotéis da Argentina já estão oferecendo cartas de crédito para quem tem viagem marcada para esse mês. Serão válidas por 3 anos e pagas em 'pesos', ou seja, péssimo negócio. Qualquer negociação com outros países está sujeita às leis locais. Se fosse no Brasil, nada obriga o consumidor a aceitar uma carta de crédito. Eu me recusei a aceitar uma oferecida pela Passaredo e eles me pagaram em dinheiro.

Minha viagem está marcada para agosto, eu ainda tenho um tempinho para esperar.

Notícias animadoras: novo vídeo de 19/07/2011

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

5 comentários

  1. Olá Silmara!! Eu estou no mesmo barco que você. Com viagem à Bari marcada para a segunda quinzena de Agosto e dependendo do humor do vulcão para saber se conseguiremos realizar nosso desejo de conhecer a neve. Já liguei na agência tentando me antecipar caso o 'probleminha' inviabilize a viagem e embora a agente me pareceu super confiante e tranquila com relação a reembolso, eu sei que será um perrengue. Em todo caso, aguardarei até meados de Julho pra ver como ficam as coisas e só então decidir o que fazer. O fato é que pra mim é como se já estivesse lá. Desde que fechei a viagem, lá em Fevereiro, tenho 'viajado' quase todos os dias para Bariloche, pesquisando passeios, rotas, mapas, locais para alugarmos as roupas de neve, ou seja tudo que possa tornar nossa viagem mais prática, pois em meu caso viajar por conta própria foi melhor negócio do que com agência. Por conta disso não consigo pensar em nenhum outro lugar que possa substituir nossa viagem de férias tão esperada. Bem, vou acompanhando e vamos trocando todas as informações possíveis. Pra mim ainda faltam 70 dias! É torcer!

    ResponderExcluir
  2. Também vou na segunda quinzena e estou muito confiante que já vai estar tudo bem. Vamos continuar com as pesquisas.

    ResponderExcluir
  3. Lis, eu entendo a ansiedade e acho que cancelar ou não é muito pessoal. Mas não há com o que se preocupar quanto a questão de como estará a cidade. Se a temporada de neve for o que vem prometendo, a cidade estará linda. Eu estive lá em 2008, depois de outro vulcão, e não havia nenhum problema. Eu vou esperar mais um pouco, só mudo meus planos se na última semana de julho a situação estiver do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica em ralação a lei que você postou aqui. Será de grande ajuda para muitos em muitas situações. Parabéns. Abraços

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.