São Paulo de A a Z

ESCRITO POR: sexta-feira, janeiro 25, 2013


Avenida Paulista – são apenas 2 km ligando os bairros Vila Mariana e Pacaembu, mas esta é a mais paulista das avenidas, palco de festas e reivindicações, é a identidade da grande metrópole. 

MASP na Avenida Paulista - São Paulo - SP

Banespao prédio símbolo da cidade possui no alto de seus 36 andares, além da bandeira do Estado, um mirante de onde é possível ver todo o centro da cidade: Catedral da Sé, Mercado Municipal, Rua 25 de Março... É preciso pegar 2 elevadores e mais alguns lances de escada, mas a vista é deslumbrante.
Vista desde o mirante do prédio do Banespa - São Paulo -SP


Cultura - são 160 teatros, 260 salas de cinema, 90 museus, além das bienais, mostras, exposições que levam milhares de turistas a São Paulo todos os anos.

Dinheiro – com quase 2000 agências bancárias e 34 mil indústrias, não há como questionar o título de Centro Econômico do País.

Estação da Luz - Obra dos ingleses, restaurada e hoje abrigando o Museu da Língua Portuguesa, onde as origens de nossa língua materna são mostradas a partir de recursos tecnológicos surpreendentes. Aproveite e visite a Pinacoteca do Estado que fica ali bem pertinho.  

Feiras – 900 feiras livres semanais. Frutas, legumes, verduras, o tradicional pastel, além das feiras típicas, de antiguidades e aquelas na madrugada, como a Feirinha do Brás, onde as sacoleiras do Estado todo fazem a festa. 

Gastronomia - é a 2ª maior cidade em número de restaurantes do mundo: são 12,5 mil restaurantes, 52 tipos de cozinhas, 500 churrascarias, 250 restaurantes japoneses, 15 mil bares. 

Hotéis - As principais redes hoteleiras nacionais e internacionais encontram-se na cidade. São Paulo tem 410 hotéis e 42 mil apartamentos disponíveis.

Ibirapuera- onde a cidade respira ar puro. Passeie de bicicleta, caminhe, veja exposições nos museus abrigados em seus limites, visite o Pavilhão Japonês... é diferentemente de tudo o mais na cidade, não tenha pressa.

Janeiroo aniversário da cidade (25/01) é comemorado com atividades especiais e shows. Também acontece em janeiro a primeira edição anual da São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do país. 

Km de trânsito que o paulistano enfrenta com total naturalidade e o turista não entende como alguém consegue conviver com tal transtorno diariamente.

Largo São Francisco – ali encontram-se 2 igrejas cheias de estilo: São Francisco de Assis (barroca) e Seraphino Pai São Francisco (Rococó); além da Faculdade de Direito da USP. 

Mercado Municipal– o famoso pão com mortadela e o pastel de bacalhau tentam ser imitados em vários cantinhos do Estado, mas nenhum terá o mesmo sabor tradicional. As frutas mais exóticas e raras você encontra por ali. A mistura de aromas cria um clima único nesse espaço.
Mercado Municipal de São Paulo - SP Mercadão


Noite a cidade que não para, são 24 horas de intensa atividade. Em SP a noite não é reservada apenas às baladas, até as faculdades possuem turnos especiais em seus cursos: das 23h até 1h45, das 2h30 às 5h25 e das 5h45 até 8h30.

Orgulho Gay - a maior Parada do Orgulho GLBT do mundo é a de São Paulo, com 3 milhões de participantes, recebendo mais de 400 mil turistas. 

Pacaembu e o Museu do Futebol – aqui o visitante é recebido por Pelé e pode assistir às embaixadinhas de Ronaldinho Gaúcho. Toda a história do futebol brasileiro está ali apresentada com a mais alta tecnologia.


Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol - São Paulo - SP

Quatrocentos e cinquenta e oito anos em quase meio século, a partir de um colégio se formou uma das maiores metrópoles do mundo. São Paulo une o que há de mais tradicional e mais moderno num único espaço que de tanto ultrapassar limites, estende suas fronteiras dia a dia.

Rua 25 de Março - recebe 400 mil pessoas por dia, número que salta para 1 milhão nos dias que antecedem o Natal. Existem outras 59 ruas de comércio especializadas em São Paulo. 

Souvenirs – ‘absolutamente tudo’ pode ser encontrado em São Paulo. São tantas opções que não há nada específico para levar como recordação. Quem sabe uma fruta exótica do Mercado Municipal ou a camisa oficial do time do coração comprada no próprio estádio?

TurisMetrô – aos sábados e domingos (9h e 14h) há passeios guiados que percorrem passeios definidos utilizando apenas um bilhete de metrô. Para participar vá até a Estação Sé com 30min de antecedência. 

Um milhão de pizzas por dia, feitas nas 5000 pizzarias da cidade. E a pizza de São Paulo é diferente de qualquer outra, só experimentando para entender.

Virada Culturalsão 24 horas de programação cultural gratuita e ininterrupta, numa festa de rua no centro velho da cidade. Acontece desde 2005, sempre nos meses de abril ou maio.

Www.fiquemaisumdia.com.br – o projeto turístico visa mostrar que São Paulo não é apenas um ótimo lugar para fechar negócios. O guia, que se encontra nas versões on-line e impressa, tem várias sugestões tanto de roteiros temáticos como de atrações bairro a bairro.

Xingar faz parte do vocabulário corriqueiro do paulistano. Nem sempre tais ‘palavrões’ são necessariamente para ofender, mas podem causar estranhamento.

Yakissoba e outras delícias orientais, além de arte, artesanato e cultura se encontram no Bairro da Liberdade, na tradicional Feirinha da Liberdade. Na maior comunidade japonesa fora do Japão, é muito comum ouvir pelas ruas o idioma do país do sol nascente. Dá para se sentir estrangeiro estando em seu próprio país.
Lanternas japonesas nas ruas do bairro jardim Liberdade - São Paulo - SP

Zoológicoé o maior do Brasil e agrada a crianças de 8 a 80 anos. São aproximadamente 200 espécies de aves, 100 de mamíferos, 98 de répteis, além dos anfíbios e invertebrados. São encontrados exemplares de espécies bastante raras, como: rinoceronte - branco, arara-spix, arara-de-lear, micos-leão e outros. 


Animais do zoológico de São Paulo - SP

Tudo que há no blog sobre São Paulo, clique aqui.




Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.