City Tour em New York

ESCRITO POR: segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Estátua da Liberdade - New York
           
             A cidade é tão repleta de atrações que fica difícil definir o que não é turístico nela, mas acredito que 2 pontos são imperdíveis para fotografar e se lembrar que você esteve em New York: a Estátua da Liberdade e o Central Park.

Construção do novo World Trade Center - New York
One World Trade Center
            A Estátua da Liberdade vimos apenas de longe, pois  foi fechada para visitações depois dos estragos provocados na ilha pelo furacão Sandy em outubro/2012 (leia mais). Na mesma região, ao sul da ilha de Manhattan, ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, onde hoje está em construção o  9/11 Memorial que já pode ser visitado, embora o espaço ainda seja um grande canteiro de obras. A visita é gratuita, mas é preciso entrar no site, agendá-la e imprimir o comprovante com dia e horário marcados. O  ataque ao World Trade Center em 2001 comoveu o mundo todo porém só estando lá para entender como afetou a vida dos novaiorquinos. O site do Memorial tem planos de aulas para os professores americanos abordarem o assunto e dicas para os pais sobre como conversar sobre o 11 de setembro com as crianças. O guia que nos acompanhava chegou a baixar o tom de voz para contar sobre os inúmeros cartazes que começaram a ser espalhados a partir do dia seguinte ao atentado buscando pelos desaparecidos na esperança de que estivessem em choque andando pela cidade. As fotos mostravam momentos felizes da vida dessas pessoas: aniversários, casamentos, formaturas... e todos estavam mortos. Eu me lembrei das notícias sobre os estoques que cresciam nos bancos de sangue, pois imediatamente surgiram centenas de doadores, mas não havia feridos então os hospitais precisaram pedir que a população parasse de doar. Em frente ao local onde havia as torres está  a principal unidade da loja de departamentos Century 21, quem visitar o 9/11 Memorial pode conciliar o tempo com  as compras.
           O One World Trade Center, prédio que está sendo construído para substituir as torres derrubadas, mesmo inacabado já é o prédio mais alto de Nova Iorque. Quando estiver pronto terá 541,3 metros de altura e 104 andares, sendo mais alto que as Torres Gêmeas e o prédio mais alto do hemisfério acidental. Em Dubai fica o  maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, com 828,1 metros. 
           
O Central Park

Central Park no inverno - New York

             O ideal seria ter algumas horas para caminhar, fazer piquenique, passear de carruagem, etc Se não houver tempo para isso, dê ao menos uma passadinha, mas não deixe de visitá-lo, navegar pelo site já encanta. Além da paradinha do City Tour, nós fomos para o Museu de História Natural de metrô e voltamos caminhando pelo Central Park. É muito grande, uma volta completa ao seu redor tem mais de 10 km, para vê-lo inteiro numa única visita só mesmo nos passeios de carruagem que custam 50 dólares por 20min e + 20 dólares por cada 10 min adicionais. As carruagens ficam estacionadas na 5th Ave e, assim como os cavalos, há algumas lindas e outras bem judiadas. Se for para gastar esse valor escolha bem para valer a pena.

Rua em Nova Iorque próxima ao Central Park

           Aqui vimos o primeiro de muitos esquilos. Há tantos deles nos Estados Unidos, por todos os lados, que fiquei pensando se não vem daí a lenda criada pelos gringos de que no Brasil se vê macacos em todo lugar. Eles devem imaginar que assim como os esquilos correm pelas árvores das cidades americanas, os macacos  pulam pelas árvores das cidades brasileiras.

Central Park no inverno - New York

              O site oficial traz uma lista de sugestões sobre o que ver e o que fazer no parque. Alguns pontos são mais visitados e fotografados que outros. Um deles é o Strawberry Fields, uma homenagem a Jonh Lennon inaugurada em 9 de outubro de 1985, data em que o cantor completaria 45 anos de idade.

Straberry Fields - Homenagem a Jonh Lenon no Central Park, em New York

       O gostinho de quero-mais não é apenas pelo pouco tempo que pude ficar ali, mas por querer visitá-lo em todas as estações do ano, pois imagino que em cada uma haja um encanto diferente. Eu o conheci no inverno, com as árvores sem folhas, e a partir disso decidi que cada vez que voltar a New York quero que seja em uma estação diferente.

Central Park no inverno - New York

       Usamos o serviço que já estava incluso em nosso pacote de viagem e passamos por vários outros pontos interessantes no City Tour 'panorâmico' que nem de longe é o ideal para mim, mas deu pra ver a cidade e pensar nas próximas viagens. Nosso guia foi o cubano Juan Pedro Fariñas, que mora em New York há mais de 50 anos, e deu as informações em Português. Muito bom. Uma outra opção é utilizar os ônibus abertos que circulam pela cidade permitindo que se desembarque no local de interesse e depois pegue o próximo ônibus que passar. Algumas empresas: Big Táxi Tours, Gray Line, City Sights NY, On Location Tours (empresa especializada em tours em locações de filmes e séries americanas).
       O importante é aproveitar a cidade mais turística do mundo, vestir a camiseta escrito I love NY, comprar chaveiros com a frase, fotografar tudo, enfim... ser turista sem medo de ser feliz. Minha filha fez questão de usar a coroa da Estátua da Liberdade como fez o príncipe do filme Encantada. Eu dei o maior apoio.
Cena do filme "Encantada", gravado em New York



Guia em PDF, para ir treinando seu inglês e escolhendo os lugares mais interessantes para visitar:

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

4 comentários

  1. New York,New York..ai ai,Juro que ainda passo um natal lá..rsr..bjs e otima semana!! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Silmara,
    Tenho que confessar que viajar para os Estados Unidos nunca foi assim, o top da lista de desejos, mas sabe que depois da nossa viagem, ja´fico imaginando quando poderemos voltar? Ainda não acabei de escrever (bom, nem comecei quase), mas uma das minhas conclusões, foi que adorei o país, a organização, o senso de patriotismo e não é clichê, é verdade!
    E como temos a "desculpa" de ter que aproveitar o visto, já pensamos em outros lugares. E New York já está encabeçando a lista...
    Vou ler tudinho para ir "saboreando" as próximas viagens!
    Beijos!
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Pensamos a mesma coisa: temos 10 anos para aproveitar o visto que dá muito trabalho para tirar. Nova Iorque é maravilhosa, impossível não gostar.

    ResponderExcluir
  4. Que linda! Eu tb iria querer uma foto com a coroa da estátua ;)
    E concordo com vc sobre o Central Park: nunca lá estive, mas acho que seria o máximo visitá-lo em cada estação :D

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.