New York City - the Big Apple

ESCRITO POR: sábado, fevereiro 02, 2013

        Dizem, mas não se afirma, que o termo Big Apple referindo-se à NYC surgiu na década de 70 em referência à exportação de maçãs em Nova Iorque. Seja lá qual for o motivo que originou o apelido, hoje ele está consolidado e geralmente é usado referindo-se à ilha de Manhattam.
Manhattan a partir da Queensboro Bridge - New York
Vista de Manhattan a partir da  Queensboro Bridge, ou simplesmente ponte da Rua 59.
       Fiquei apenas 3 dias em New York, por isso, não tenho a menor intensão, nem condição, de fazer um tratado sobre a cidade, mas sim de mostrar como é simples entender o básico para se localizar nela. New York State é um dos 50 estados americanos, o maior centro financeiro e comercial do país. Nele situa-se a cidade de Nova Iorque (New York City) que possui 8,5 milhões de habitantes, sendo a mais populosa dos Estados Unidos. Uma curiosidade macabra: dizem que os esgotos de NYC possuem 10 ratazanas por habitante da cidade. Faça as contas.
       A cidade de Nova York, ou simplesmente 'The City' para os habitantes, é dividida em 5 regiões administrativas: Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island. A grande maioria dos turistas passarão  apenas pelo Queens, onde ficam os aeroportos JFK e La Guardia, e por Manhattan onde estão os principais pontos de interesse turístico. Por tratar-se de uma ilha, Manhattan se liga ao continente por muitas pontes, a mais famosa delas é a Brooklyn Bridge que nos é familiar por causa dos filmes. No total Nova Iorque tem 2027 pontes.
Manhattan a partir da Queensboro Bridge - New York
Bondinho que leva à Roosevelt Island, acompanhando
a Queensboro Bridge ou simplesmente ponte da Rua 59.
Cena do filme Homem Aranha
O Homem Aranha já precisou salvar um dos bondinhos.
Você viu o filme?

               A ponte do Brooklyn foi cenário de vários filmes como Encantada (Enchanted) na cena em que a princesa leva seu príncipe para conhecer NY e Quarteto Fantástico (Fantastic Four) onde os quatro amigos são reconhecidos como heróis. 

Cena do filme "O quarteto fantástico"
Cena do filme "Encantada"








               A cidade toda parece familiar pela quantidade de filmes e seriados que já vimos sobre ela, então assistir a alguns é uma boa ideia para entrar no clima da Big Apple. Uma amiga que morou lá por 9 anos e deu suas dicas aqui, sugere King Kong em New York. Vou sugerir Os Vingadores que assisti na época de panejamento da viagem e adorei entender a localização das ruas e avenidas citadas nas cenas de ataque. Além dos locais já vistos no cinema, o que mais faz parecer que se está dentro de um filme é o som das sirenes atravessando a cidade, lembram principalmente os filmes do Homem Aranha que sem dúvida é o mais novaiorquino dos super heróis.
              Em Manhattan o melhor para se locomover é caminhar ou utilizar o metrô para grandes distâncias, pois apesar dos inúmeros táxis amarelos, o trânsito é tão 'amarrado' que a corrida além de cara vai ser mais demorada que ir a pé. A desvantagem do metrô é não poder ver a cidade que tem um encanto em cada canto, por isso coloque um calçado confortável e caminhe.
Escultura da rua de Manhattan - New York
Escultura do artista Robert Indiana que fica na 6th Ave com a 55th Street.
            É muito fácil se localizar pois as ruas (que cortam a cidade de leste a oeste) e avenidas (a atravessam de norte a sul) são numeradas. Há algumas poucas exceções como a Broadway Avenue que é diagonal atravessando todas as outras avenidas ou a inexistência da 4th Ave, entre a 3th e a 5th Ave fica a Lexington Ave. Quanto mais ao sul da ilha (onde está a Estátua da Liberdade e ficava o World Trade Center), mais baixa a numeração das ruas. A 5th Ave é a que marca a divisão da cidade em leste e oeste. Ninguém vai conseguir conhecer tudo em uma única estadia, minha dica é começar identificando os pontos de interesse que estão mais próximos de seu local de hospedagem e as distâncias até aquele local que você não quer deixar para a próxima visita de jeito nenhum. A partir daí analise a melhor opção para chegar: caminhando, de táxi, de metrô, etc

Para entender melhor e começar a se localizar navegue pelo Google Maps usando o mouse.



Compre seus ingressos com desconto aqui.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

2 comentários

  1. Fala Silmara!!!
    Muito boa postagem!!! É como eu digo,
    algumas coisas na vida temos que fazer pelo menos uma vez e com certeza uma delas e dar uma passadinha em Nova York pois não é uma cidade americana e sim do mundo!!!
    Abraços,
    Lelê Garofle
    http://musicandocomlele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia da existência dessa escultura, nem do artista Robert Indiana... e que linda foto! Amei!
    =D

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.