Arena Castelão - Fortaleza

ESCRITO POR: domingo, novembro 08, 2015 ,

Entrevista coletiva em família na sala de imprensa da Arena Castelão.
        Adoro conhecer estádios de futebol dos locais que visito, sempre vazios, pois me atrai mais a arquitetura e as lembranças de jogos já vistos pela TV que propriamente o tumulto de um dia de jogo. Em minha sexta visita à capital cearense, o que faltava conhecer era a Arena Castelão, um dos estádios sede da Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014. E lá fomos nós.
Arena Castelão - Fortaleza - CE

           No caminho já começam as histórias que permitem reviver um pouquinho dos dias de jogos em Fortaleza, o taxista foi nos contando as melhorias realizadas no trajeto, os tamanhos do congestionamento e a distância de no mínimo 1 km que os torcedores percorriam a pé, pois era impossível aos veículos se aproximarem mais que isso.
Pés da fama, na Arena Castelão, em Fortaleza

         A Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 e o que teve custo mais baixo. Durante a visita guiada perguntei se havia passado por reformas após o final da Copa e a resposta foi negativa, sinal de que o grande evento foi bem pacífico entre as torcidas, pois o estádio encontra-se em excelente estado de conservação.
Fuleco - mascote da Copa do Mundo no Brasil exposto na Arena Castelão, em Fortaleza
          O tour ao estádio começa pelos vestiários e salas da equipe técnica, juízes, imprensa, entre outros ambientes internos onde é possível refazer o trajeto dos atletas desde a descida do ônibus até a entrada em campo. Nesse local você pode subir às arquibancadas, sentar nos bancos destinados aos técnicos e jogadores reservas, mas pisar na grama do campo em si, nem pensar, como em qualquer outro estádio. A visita termina na sala dos troféus, que expõe fotos, linha do tempo, uniforme e outras curiosidades do futebol cearense. 
           Há também as lembranças da própria copa como o mascote Fuleco e maquetes que mostram a transformação pela qual o estádio passou. Na galeria de honra estão impressos os pés de grandes jogadores como Pelé, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, além de algumas mãos de goleiros famosos.
Maquete da Arena Castelão

           Para quem já visitou estádios com cores intensas, que lhes dão vida mesmo estando vazios, a neutralidade do Castelão em dia sem jogo pode parecer desinteressante, mas é só puxar um pouquinho pela lembrança para recordar que ali a Seleção Brasileira enfrentou o México em um 0 x 0 angustiante na primeira fase da Copa 2014. Depois vieram os gols da vitória contra a Colômbia nas quartas de final (2x1), mas o drama se renovou com a joelhada sofrida por Neymar que o tirou da Copa do Mundo. 
           Histórias não faltam, se recordar é viver, não deixe de visitar a Arena Castelão. Eu gostei!
logo mala

Outros estádios que visitamos:
- Pacaembu - SP
- Morumbi - SP
- Vila Belmiro - Santos
- La Bombonera - Buenos Aires
- Estádio Monumental de Nuñez - Buenos Aires
- Maracanã
- Allianz Parque

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

1 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.