Quando visitar as Cataratas do Iguaçu

ESCRITO POR: sexta-feira, novembro 27, 2015

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu em todo seu esplendor (Foto de Helisul)

     Assim como quem vai para a praia quer sol e quem escolhe Bariloche para as férias de inverno quer neve, quem vai a Foz do Iguaçu para ver uma das 7 Maravilhas da Natureza espera encontrar as Cataratas em todo o seu esplendor. Porém qualquer um desses destinos depende de um fator imprevisível para fazer a alegria dos turistas: o clima.

        Geralmente a informação que se encontra sobre Foz do Iguaçu é que as estações da primavera e do verão são mais chuvosas (de outubro a março), por isso a vazão de água das Cataratas aumenta; já no outono e inverno (entre maio e agosto), estações mais secas, há menos água jorrando.

Cataratas do Iguaçu em período de cheia
Estações chuvosas

Cataratas do Iguaçu em período de seca
Estações secas
      Resumidamente se a ideia é ver as quedas d'água em seu potencial máximo e com muito volume, a estação melhor é o verão; se você prefere ver a beleza de quedas d'água mais definidas, o inverno é mais indicado. No entanto, esqueceram de combinar isso com a mãe natureza e as variações na quantidade de água não são assim tão regulares, podendo ocorrer tanto períodos de seca extrema, quanto de volume excessivo de água, o que pode interditar as passarelas por medidas de segurança.

Cataratas do Iguaçu em período de cheia
Estações chuvosas

Estações secas
         Embora historicamente, a chance de pegar chuva no inverno seja menor, estive por lá em julho/2015 e estava chovendo já há 15 dias ininterruptamente. O volume estava em um ponto muito bom, mas a água jorrava barrenta. Para quem quer visitar Itaipu e encontrar as comportas abertas, o que se indica é o verão, no entanto eu vi essa maravilha em pleno mês de julho. Ou seja, essas previsões não são tão simples e certeiras assim.
Cataratas do Iguaçu em período de cheia
Estações chuvosas

Cataratas do Iguaçu em período de seca
Estações secas
           Então o que fazer? Se a intenção é encontrar as Cataratas no ponto certo, fique de olho no noticiário e quanto mais próximo marcar a viagem melhor, pois assim é possível saber como estão as quedas d'água. Mas se a viagem for marcada com antecedência (o que garante melhores preços) verifique apenas se o volume de água não está anormal (para mais ou para menos), as variações extremas são raras e na maior parte do ano as Cataratas são lindas. Vá sem receio.

          Todas as fotos desta postagem são da Helisul, empresa que faz os voos de helicóptero sobre as Cataratas. 

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

2 comentários

  1. Lugar lindo, muito verde, o mais emocionante é o passeio de barco.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo! Preciso voltar e conhecer pessoalmente as novidades do destino.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.