Tarsila para crianças
Depois de levar mais de 400 mil pessoas ao MASP com 'Tarsila Popular', e se tornar a exposição mais visitada da história do museu em pouco mais de três meses (abril a julho/2019), a temática das obras de Tarsila do Amaral chega ao Farol Santander, desta vez em uma exposição imersiva e interativa totalmente voltada para as crianças que vão aprender muito sobre arte simplesmente 'brincando' com as obras.
O título da exposição é 'Tarsila para crianças', mas é impossível encontrar um adulto que não tenha saído de lá encantado com as cores vivas, as formas arredondadas e a imersão possível em cada uma das obras representadas que vão muito além do Abaporu, a pintura mais famosa da artista.
Entre os esquisitos bichos tarsilianos e cores fortes batizadas por Tarsila como verde cantante, azul puríssimo, rosa violáceo e amarelo vivo, os dois andares da exposição (19º e 20º) oferecem um passeio pelas obras permitindo que se adentre na fauna e na flora fantásticas do universo de Tarsila do Amaral, seja perseguindo bichinhos da floresta de "A Cuca", treinando a pose de "O Abaporu" diante de um enorme espelho, inserindo seus próprios desenhos nos cenários ou ainda testando tudo que foi aprendido em quizzes espalhados pelos ambientes.
Para cada uma das obras ali representadas em sete estações temáticas há uma descrição do quadro, a imagem correspondente e a ampliação tridimensional que permite a 'entrada' na obra. Em "Urutu", por exemplo, um enorme ovo tem janelinhas circulares para se espiar dentro dele e descobrir que animal irá nascer dali. Em "Floresta", os ovos rosa-choque foram transformados em uma piscina fofinha onde as crianças adoram mergulhar. Até mesmo os possíveis sons das matas ilustradas por Tarsila estão por lá, ajudando a construir os cenários imersivos.
Uma das curadoras da exposição é a sobrinha-neta da artista que carrega o mesmo nome da tia famosa: Tarsila do Amaral. Tarsilinha conviveu alguns anos com a tia-avó já idosa e seu olhar de criança sobre os quadros que decoravam as paredes das casas da família foi descrito no livro 'Tarsila por Tarsila', lançado em 2004 pela editora Celebris. O livro também traz curiosidades sobre a vida da artista e (quase) segredos de família que foram garimpados em entrevistas, baús e gavetas mexidos e remexidos por cerca de cinco anos até que se encontrassem todos os detalhes para completar o quebra-cabeças da vida da artista Tarsila do Amaral. Ótima sugestão de leitura pós-visita à exposição.
Serviço
Local: Farol Santander
Endereço: Rua João Brícola, n.24 - Centro - São Paulo
Período: de 26/11/2019 a 23/02/2020
Horários: terça a domingo, das 9h às 20h
Valores: R$25 (inteira) / R$12,50 (meia)
Ingressos antecipados aqui.
Leia também
Da mesma forma que a representação das obras de Tarsila do Amaral foram adaptadas para o público infantil, o Museu da Imaginação pegou uma carona bem vinda na exposição do MIS Experience "Leonardo Da Vinci: 500 anos de um gênio" e criou salas interativas com as obras e invenções do artista italiano. Mais uma boa pedida para despertar nas crianças o gosto pelas artes. Leia mais.
Poderá gostar também de:
0 comentários
E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.