Marinheiros de primeira viagem

ESCRITO POR: quarta-feira, julho 14, 2010 ,

            Em janeiro/2010 fiz meu primeiro cruzeiro. O navio escolhido foi o Zenith e os destinos Punta del Este e Buenos Aires. Meu único medo eram os enjoos e como mãe prevenida reuni "todas" as dicas que encontrei sobre o assunto e levei comigo.

Navio Zentith ancorado em Punta del Este, no Uruguai.
Zenith ancorado em Punta del Este
             Hoje estou me achando exagerada e rindo da minha "listinha", porque na verdade só tomamos remédio (receitado pelo médico) nos 2 primeiros dias e nem sei se teríamos ou não enjoado sem os medicamentos.
      Em todo caso, a lista pode ser útil para quem tem receio de enjoar no navio:


Remédios (Consulte seu médico!!!)
- Existem remédios que não deixam "dopados", Dramin não é a melhor solução;
- O Dramin B6 não dá sono, o simples Dramin, este sim causa sono;
- Dramin é o único que resolve em casos de labirintite, mas se o problema for só estômago, serve Bromoprida;
- Meclin é indicado para a profilaxia e tratamento de náusea, vômito, e tontura associados à doença do movimento. É um remédio de geração mais nova e que não causa sonolência;
- Motilium é bom é não dá sono;
- Vonau : Esse é o nome de um comprimido que não deixa enjoar e também não dá sono, consulte seu médico a respeito.

Frutas
- Disponibilizam muita banana nas refeições, pois é rica em potássio que auxilia a reduzir o enjoo.
- Outra boa dica é o suco de laranja, cuja acidez ajuda bastante.
- Coma muita maçã verde!
- Se sentir que o enjoo é iminente, corte uma lasca da casca de uma frutas cítrica, esprema entre os dedos e cheire. O cheiro cítrico é comprovadamente um fator inibidor de enjoo para muitas pessoas.

Gengibre
- Estudos comprovam que o gengibre é um excelente remédio para enjoo ou náuseas, e diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso.
- Existe para comprar em farmácias Cristais de Gengibre Ardrak, salgados e doces, nos sabores limão, acerola, maracujá, menta etc...
- Cheirar gengibre a qualquer sinal de enjoo. É só cortar um pedacinho e ficar cheirando, até o enjoo passar, é milagroso.

Além de gotas e comprimidos
- Há também as pulseiras anti-enjoos. Muito úteis e eficazes. Na loja do navio costuma vender.
- Adesivo de escopolamina no pescoço funciona melhor ainda.

Outras:
- O melhor local do navio para quem sofre de enjoo é no centro dele, ou seja, na metade da altura, largura e comprimento.
- Ao primeiro sinal de enjoo, procure ir para a extremidade da proa. Faça o vento bater forte em seu rosto, respire fundo e olhe para o horizonte.
- Entre na piscina que melhora.
- Evite ir para a cabine deitar, porque parece que piora. Nada de líquidos, coma só coisas sólidas!
- Não fique de estômago vazio.
- Começou a enjoar é só comer pão seco, tipo torrada.

Se nada disso funcionar, mantenha-se bêbado!
Navio Empress saindo do Porto de Santos - SPImperatriz saindo do porto de Santos. Nosso próximo cruzeiro, em janeiro/2011.





Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

17 comentários

  1. hauhauahua.. adoooreii a dica do manter-se bebado.. =)

    ResponderExcluir
  2. Adesivo de escopolamina... onde posso comprar? ainda não achei... sou muito encanada com essa estório de enjoo e como vou fazer meu 1º cruzeiro quero estar preparada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Re, infelizmente não sei. Tente pesquisar no site de alguma rede grande de farmácias.

    ResponderExcluir
  4. Olha, fiz o mesmo roteiro agora em janeiro de 2013 e não tomamos o remédio previamente, o resultado foi um baita enjôo em todos no primeiro dia, depois tomamos o Meclin, uma maravilha, acabou com o enjôo e ai foi só no Vinho...recomendo sempre tomar antes. não arrisquem!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das informações.Obrigado por postar.Ajudam muito!!

    ResponderExcluir
  6. Sofro do mesmo mal. Comprei meus adesivos de escopolamina na clínica online 121doc. A marca que comercializa chama Scopoderm e está disponível nesse site. Serviço bom e acessível, me salvou do enjoo :)

    ResponderExcluir
  7. Eu tomo avomine 25mg! Infalível... Obrigado pelas dicas..

    ResponderExcluir
  8. Não faço nem ideia do que vcs estão falando. Eu e minha esposa já fizemos 5 cruzeiros, no último ela estava grávida de 3 meses e nem assim enjoou. Mas cada um cada um...

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das suas dicas! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu enjôo muito msm ao andar de carro, ônibus e trem. Vômito até as tripas. E ae quando comecei a procurar emprego, fico até de cama pq alem de vomitar, meus doem muito. Vou pegar essa listinha e comprar.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Tenho cinetose e o único remédio que não me dá enjôo é o Vonal. Mas o Dramin B6 dá sono sim! Acho que varia muito de organismo. Quando colocar na sua matéria, sempre se refira à remédios que deram certo pra você. Porque isso pode variar. Eu caí nessa de achar que não dava nada porque não deu nada em alguém e não foi bem assim, perdi 10 reais em um remédio que não vou usar tão cedo. É só ler na bula que fala que a cada 10% dos casos de quem toma o B6 dá sono sim e inclusive ele me serviu até como sedativo. Eu tomei e simplesmente apaguei. Fora que ele diminui a atividade cerebral,voce fica sem ânimo pra nada. Enfim... É isso.

    ResponderExcluir
  12. Olá..parabéns pelo artigo!
    Aproveitando o assunto e para análise de outros colegas, eu tenho cinetose também, sou instrutor de mergulho e sofro muito em embarcações e carros. Vou fazer alguns testes com Meclin e Vonau, pois não conhecia!
    Estou acostumado a tomar o Dramin B6 que não me dá sono quando estou ativo, porém se estou parado ele dá sono da mesma forma que o dramin branco (ao se comparar as bulas , são iguais, apenas a diferença da vitamina B6). Vai muito de cada organismo mesmo!!
    Abs..

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Tomei um comprimido de Meclin pois estava com muito enjoo e pouco depois tive o que chamam de reação extrapiramidal. Parece ser uma reação que atinge um percentual bem baixo de pessoas, mas fiquei extremamente dopado. Sono incontrolável, reflexos lentos, fala enrolada.
    Fica o alerta, pois o Meclin é indicado para enjoo sendo considerado um dos medicamentos para este fim que não causam sonolência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência. Realmente deve atingir um percentual bem baixo de pessoas. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.